31.5.12

Funcionários do Centur estão de volta ao trabalho

Fim da greve!!!
O Governo do Estado voltou atrás e atendeu a principal reivindicação dos funcionários da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves quanto a redução da jornada de trabalho de 8h para 6h por dia. O artigo 7º da Lei 6.576, de 03 de setembro de 2003, já está sendo revisto e modificado para que as seis horas sejam direito garantido dos trabalhadores. O abraço no Centur programado para esta sexta-feira, 01 de junho, às 10h, agora terá outro horário, às 18h, e outro motivo, este sem dúvida mais feliz e festivo como o período junino exige. 

Depois de três dias de uma greve corajosa, pacífica e criativa, os funcionários já estão de volta ao trabalho.

Eles, que já estavam em estado de greve desde o mês de abril quando iniciaram conversas com o presidente da Fundação, o cantor e compositor Nilson Chaves, agora comemoram aliviados, pois não estavam felizes com esta situação às vésperas de um evento sempre tão esperado pelo público que é o Arraial Junino do Centur, entre outras ações das quais deixariam de dar suas contribuições, como a caravana do ProPaz em execução atualmente pelos municípios do Baixo Amazonas.

Mas é que entre abril deste ano até a semana passada, nada havia sido resolvido quanto a principal reivindicação dos funcionários que é esta agora conquistada redução da carga horária de trabalho, a fim de equivaler o atual valor dos salários recebidos pela maioria dos servidores das outras secretarias que já trabalham seis horas. 

A greve, por isso, foi inevitável. Mas com bom senso, o governo soube findar a greve. Agora, uma comissão dos servidores será formada para poder negociar as demais reivindicações junto ao governo com mais tranquilidade. São elas: Reposição de perda salarial de 40% sobre o vencimento base, rejuste do auxílio alimentação, dos atuais R$ 241,00 para R$ 500,00; o pagamento de 9,13% da diferença do salário, nível fundamental; celeridade no processo nº 2012/184999 e o pagamento de adicional de insalubridade e periculosidade, em casos específicos.

Reivindicação acatada!!
Parabéns aos servidores do Centur que souberam com inteligência e consciência ir em busca de seus direitos e ao governo pelo reconhecimento a eles. Que sirva de exemplo. 

A greve dos funcionários obteve adesão popular, da classe artística, da OAB e de alguns políticos. 

O público, por sua vez, se manifestou via e-mails e facebook, pedindo que os funcionários colocassem entre suas reivindicações outras melhorias para o Centur, em equipamentos na biblioteca e a reabertura do Margarida Schivasappa.

Teatros - Quanto ao teatro, a boa notícia é que está sendo realizada uma tomada licitatória pela SEOP – Secretaria de Obras públicas – e logo em seguida comece a reforma, não só estrutural, mas com aquisição de novos equipamentos de luz e som, além de material cênicos para a realização de shows e espetáculo. 

Falta agora saber o que vai acontecer com o Teatro Waldemar Henrique, que fica localizado na Praça da República, mas sob a admnistração da fundação. Uma comissão de artistas do Fórum Permanente de Teatro do Pará tenta marcar uma agenda com Nilson Chaves para ter um posicionamento. Talvez com o fim da greve haja tempo de recebê-los. 

Mas temos motivos para comemorar e por tudo isso, o abraço no Centur programado para esta sexta-feira, 01 de junho, às 10h, agora terá outro horário, às 18h, e outro motivo, para alegria de todos: artistas, público, servidores! E que venha o Arraial. Vamos soltar foguetes porque a fogueira, já pulamos!! Parabéns Fundação Cultural do Pará - Tancredo Neves.

Nenhum comentário: