10.5.12

Frida, uma história dilacerante de amor e coragem

De volta a Casa da Atriz, nesta sexta, 11, e sábado, 12, o espetáculo “Frida Kahlo”, peça, que estreou no dia primeiro e que faz parte do projeto “Curta a Cena” - uma mostra itinerante entre os cômodos da casa com cerca de seis cenas de cinco minutos. Ingresso custa quanto você puder pagar. Começa 20h. 

A pintora mexicana Frida Kahlo teve uma vida conturbada. Além de ter sofrido um acidente ainda jovem, o qual a deixou estéril e com sérios problemas físicos, Frida sentiu na pele as dificuldades das relações amorosas. No entanto, encontrou nas artes uma motivação e se tornou uma das maiores pintoras do século passado. 

O espetáculo mostra o período de amuderecimento amoroso da artista. No início, Frida é retratada ingênua, apaixonada e esperançosa com seu grande amor, o famoso pintor Diego Rivera. Em seguida, os percalços da vida não dão trégua. Seu primeiro namorado, Alejandro Gómez, que havia a abandonado para viver na Europa, faz um discurso dramático arrependido para tentar uma reconciliação. 

No entanto, tudo em vão. Foi nessa época que Frida viu nas artes um alento e desenvolveu sua vocação artística. Todo inconformismo, desespero e desesperança da artista é revelado na cena seguinte, onde ela descobre que o seu marido Diego Rivera a trai com a própria irmã. Desiludida, Frida corta os cabelos para demonstrar essa revolta.

A peça possibilita uma relação intimista do público com os atores, já que cabem no máximo trinta pessoas e para encerrar, é feita uma relação entre a vida da artista e das pessoas atualmente, constatando, através de inúmeras representações inusitadas, que os entraves amorosos continuam mais atuais do que nunca. Participam do espetáculo, os atores Leoci Medeiros, Nilson Cezar, Juliana Porto, Iraci e Rosi Cordeiro. A direção fica por conta de Luciana Porto.

A projeto A Casa da Atriz é um espaço experimental de apresentações teatrais dentro da casa da atriz Yeyá Porto. O projeto, idealizado por Yeyé em 2010, conta também com a participação de seu marido, Paulo Porto (produtor), e as filhas Juliana e Luciana (atrizes). O principal objetivo é mostrar que é possível promover espetáculos de qualidade em espaços alternativos. Para isso, o lugar se tornou um constante espaço de debates, experimentações e estudos na área.

Serviço
Curta a Cena "Frida Kalo" – 11 e 12 de maio, às 20h, na Casa da Atriz - Rua Oliveira Belo, 95, entre Generalíssimo e Dom Romualdo de Seixas. Ingresso: O público paga quanto julgar que vale o espetáculo. Informações: 8266-4397 (Yeyé Porto); 8127-6366 (Paulo Porto).

Nenhum comentário: