11.5.12

Aquivo Público (PA) ensina gestão de documentos

Funcionários do Arquivo Público do Pará e de outros órgãos estão juntos, desde o dia 09 de maio, se atualizando sobre o Programa de Gestão de Documentos, coordenado pela Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará e a FACCIO - Consultoria e Serviços Educacionais. 

Integrando o projeto “Preservação, Conservação e Acesso”, patrocínio da Petrobras, o curso Gestão e Eliminação de Documentos teve duração de três dias, no prédio do Arquivo Público, e encerra nesta sexta, 11. 

Ministrado pela Professora Doutora Ana Célia Rodrigues, coordenadora do curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense, quem participou, descobriu modos mais seguros de descarte de material documental, além de métodos mais efetivos de se guardar essa documentação. O peocesso merece cuidados desde a sua produção e tramitação, para que na chegada aos arquivos, alguns deles sejam preservados e guardados e outros, que não tem valor documental, sejam eliminados. 

Para a Professora Ana Célia Rodrigues, infelizmente, o conceito de Gestão de documentos não abarca os Arquivos Permanentes, pois, de acordo com convenções arquivísticas, quando esta documentação se torna permanente já está provada o seu valor de guarda. Mas são os Arquivos Públicos que têm a responsabilidade de coordenar procedimentos de gerência de documentação que serão continuados por outros órgãos do Estado.

“Cabe aos Arquivos Públicos acompanhar a produção da memória do Estado, afinal são esses documentos que sustentam direitos e deveres do cidadão”, afirma. Para a professora, a eliminação de documentos, sem critérios, é um problema comum em todo o país, tendo como principal desculpa a obstrução do espaço físico. 

Um exemplo desta falta de percepção do que deve ou não ser guardado foi a eliminação de um volume substancial de cartas que a prefeitura de Santos, em São Paulo, recebeu quando elegeu seu primeiro representante diretamente depois de décadas de intervenção federal, uma mulher do Partido dos Trabalhadores. 

“Isso mexeu com o imaginário da população, que teve pela primeira vez uma mulher de um partido de esquerda como governante. Quando todo este volume foi descartado, muito dos anseios, reivindicações e vontades daquela sociedade da época que estava registrado foi perdida”, finaliza Rodrigues. 

Mais informações: (91) 3219 1110 / 8039 0058.

Nenhum comentário: