18.5.12

Ato cultural lembra e homenageia Valmir Santos

Um amplo espectro de lideranças religiosas, grupos culturais e artistas da terra se reúnem no dia 18 de maio na Cidade Velha para saudar o historiador professor e gestor público, Valmir Carlos Bispo Santos, falecido no último dia 19 de abril.

Em sua trajetória como ativista no movimento estudantil e cultural, o historiador exercitou uma liderança singular que empolgou e mobilizou pessoas de diferentes etnias, movimentos culturais, expressões religiosas e partidos políticos. 

De baixa estatura, mas com grande capacidade de expressão, alegre, vivaz, empolgado, tenaz e estimulante, a realidade plural e dinâmica do Brasil e da Amazônia cabia perfeitamente em sua forma de agir no mundo. Tinha a capacidade de montar um quebra-cabeça que reunia pessoas, projetos e desejos para transformar a realidade.

Ele agiu com esse objetivo na UFPa, onde se formou, na UNE (onde presidiu uma histórica gestão) e em todos órgãos e instituições por onde passou como dirigente. E é esta vida singular, inclusiva e democrática - interrompida no dia 19 de abril, dois meses após completar 50 anos, que os movimentos culturais e religiosos vão saudar no dia 18 de maio com um Ato Inter Religioso e Cultural na Cidade Velha, tantas vezes palco de intervenções e sonhos de mudança de Valmir Bispo. 

A cantora Adriana Cavalcante se une ao ato
Toda a programação está sendo organizada por familiares e amigos de Valmir, com apoio da Universidade Estadual do Pará, onde dirigia o Núcleo de Artes e Cultura. 

As atividades começam às 18h com o Ato Inter Religioso no Pier das Onze Janelas, que vai contar com celebrantes ligados aos cultos Afros Religiosos, aos movimentos Espírita, Wicca, Esotérico, Hare Krishna, às igrejas Católica do Brasil, Carismática Brasileira, Anglicana, Luterana e Santo Daime. 

As rodas de danças circulares Ocara, Mana-Mani e Roda Hera também participarão deste momento, que contará ainda com as mestres erveiras do Ver-o-Peso. Após o ato religioso e dançante, um Cortejo Cultural puxado pelos grupos afro religiosos, Boi garantido, Boi Caprichoso, Crupo Paranativo, Pássaro Colibri, Boi Flor do Campo e movimento Hip Hop vão conduzir os participantes em volta da Praça Frei Brandão, seguindo pela rua Dr. Assis até a Praça do Carmo.

Trio Lobita
Shows - Na Praça do Carmo, o palco será dos artistas Calibre, Renato Lu, Marcos Campelo, Milton Monte e Leandra Vital, Jirat, Olivar Barreto, Rosa Correa, Adilson Alcântara, Pedrinho Callado, Elói Iglessias, Andréa Pinheiro e Trio Lobita (Marcelo Ramos, Paulo Moura e Cardoso), Grupo Paranativo, Grupo Sancari, Quaderna, Adriana Cavalcante, Alba Maria, Lúcio Mouzinho, Tony Lisboa (gaita e blues), Coletivo Rádio Cipó (hip-hop, com 4 integrantes), Filhos do Luar, Bob Freitas, Nego Nelson e Maria Lidia.

A programação desta sexta-feira, 18 de maio, terá também a exibição de vídeos editados pela TV Cultura do Pará e que vão reunir um pouco da trajetória profissional e alegria de viver de Valmir Santos.

Projetos - No período que antecedeu sua partida, Valmir estava engajado em diversos projetos, como o projeto Novos Aruans, a ser desenvolvido no município de Barcarena, através do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico, da Fundação Vale e a Uepa. Sua principal característica é o suo da cultura local como instrumento catalisador para a realização de ações educativas-artísticos-culturais como forma de fortalecimento da cidadania e da identidade.

A ideia é identificar as comunidades, suas instituições e suas manifestações culturais, artistas e grupos locais, bem como as festas e eventos do calendário cultural – os elementos mais significativos do patrimônio material e imaterial da região de Barcarena. Desta forma, o trabalho resultará numa espécie de mapeamento cultural da região. 

Além disso, Valmir Santos, através do Núcleo de Artes e Cultura da UEPA, viabilizou para o ano de 2012, recursos para os Projetos de Extensão da Universidade via Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação. 

O Programa Preservação do Patrimônio Histórico e Musical Paraense envolve quatro projetos e está com processo em curso no Ministério para o ano de 2013, ampliando o arco de ação com a inclusão do projeto para institucionalização da Uepa Jazz Band, coordenado pelo professor Ricardo Aquino. 

Entre outros projetos, destaca-se ainda o do Madrigal da Uepa, coordenado pelo professor Milton Monte. Com dez anos de criação, a ação nasceu de um projeto de Extensão da instituição. Nessa primeira década de existência, o grupo já se apresentou nas mais importantes salas de concerto e igrejas históricas da cidade de Belém.

Outro em que estava envolvido é o “Saúde Alegria”, sob a coordenação da professora Eliana Cutrim, que tem como proposta, humanizar os hospitais, por meio da música. O Quarteto de Corda da Uepa, também está na lista. O grupo nasceu durante os estudos de música da Universidade e segue realizando apresentações sob a orientação do professor Urubatan Castro. 

A trajetória de Valmir Carlos Bispo Santos - Nascido em Belém do Pará no dia 20 de fevereiro de 1962, 3º filho do engenheiro civil Valdir Sergio dos Santos e da professora Antônia Bispo Santos, irmão da psicóloga e empreendedora Vânia Santos, do engenheiro e empreendedor Valdir Santos Jr, do professor de economia Valcir Santos (UFPa) e da jornalista Joice Santos (MPEG).

1979 – Começa sua carreira de militante estudantil após ser aprovado entre os 20 primeiros colocados na área de Ciências Biológicas, aos 16 anos, no Curso de Medicina da UFPa.

1980 – 1982 – Participa do Diretório Acadêmico de Medicina da UFPa, lutando por melhores condições de ensino 1982 - participa da gestão do DCE/UFPa, com a chapa "Pé no Chão".

1983 – Troca a Medicina pelo curso de História da UFPa, articula o Centro Acadêmico de História, criando cargos novos, como as diretorias de Cultura e Esporte.

1984/85 - eleito presidente do DCE/UFPa, na chapa "Arueira", cuja gestão se destaca pela Campanha pela 1/2 passagem estudantil. No período, ocorre o primeiro enfrentamento do governador eleito Jader Barbalho com os estudantes. A mobilização envolvia a formação de comitês por cursos para pular a roleta dos ônibus - ação "EU PULO”-, marchas diárias até a residência do Governador, passeatas e comícios em frente a sede do Governo do Estado. Valmir Santos esteve à frente desta luta!

1987/88 - Eleito presidente da União Nacional dos Estudantes - UNE, em uma chapa composta por estudantes de correntes políticas identificadas com o PT - Partido dos Trabalhadores e dissidentes do PC do B, quebrando uma hegemonia de 10 anos de gestões ligadas ao PC do B. 

A gestão organizou a participação dos estudantes na Constituinte de 1987/88, no Movimento Pró-Participação Popular na Constituinte em oposição ao Centrão, na luta contra o aumento das mensalidades escolares, na luta pela Assistência Estudantil, mobilizou pela valorização da Cultura Popular, revivendo os CPCs, e realizando o festival QUARUP. 

A liderança de Valmir garantiu a unidade do movimento e inseriu na pauta da UNE questões caras a juventude como: comportamento, direitos individuais e liberdades individuais. 

1989/92 – Após se formar como bacharel em História, participa da equipe da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, cujo titular foi Paulo Freire, na gestão Luiza Erundina (então PT) na Prefeitura de São Paulo. 

1992/97 – Faz concurso e ingressa na Secretaria Municipal de Educação de Santos (SP), nas gestões de Telma de Souza e David Capistrano Filho (ambos do PT). Selecionado para o Programa de Mestrado em História da PUC-SP com projeto que analisa os movimentos abolicionistas e as marcas na paisagem urbana.

1998/2000 – Retorna a Belém e ocupa a Diretoria de Eventos Culturais e depois a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural da FUMBEL, na gestão de Edmilson Rodrigues (então PT). 

2001/2004 - Vai para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e assume a Direção do Bosque Rodrigues Alves, propõe, articula e consegue transformá-lo em Jardim Botânico de Belém, ampliando as possibilidades de captação de recursos da instituição. 

2004/2006- Participa da ong IMAZON como consultor e coordenador do projeto Belém Sustentável. Selecionado para o Programa de Mestrado em História Social da Amazônia (UFPa) com projeto que estudava a bacia aqüífera e a zona verde em torno de Belém, buscando analisar conflitos cotidianos entre a natureza (e sua preservação) com o desenvolvimento humano, problemas de habitação e a existência de notórias práticas culturais e saberes populares. 

2007/2010 – Assume a Superintendência da Fundação Curro Velho, na gestão de Ana Jùlia Carepa (PT) no Governo do Estado do Pará, ampliando as atividades da entidade para municípios do interior do Estado e incluindo quilombolas e etnias indígenas na linha de ação da Fundação. 

2011/2012 – Assume a Direção do Núcleo de Artes e Cultura da UEPA - Universidade Estadual do Pará, na gestão da Reitora Marilia Brasil. 

19/05/2012 – Valmir Carlos Bispo Santos é encontrado morto em sua casa em circunstância ainda não esclarecida. Ele já recebeu homenagens post mortem recebidas na ALEPA, Câmara Municipal de Vereadores de Belém, Associação Sul-Sul (Itália), UNE, Regional Norte do Ministério da Cultura, no Plenário II da Câmara dos Deputados, no Encontro Nacional do PT (Setorial de Cultura), Faculdade de História (UFPa) 

Serviço
18h - Ato Ecumênico – Viva Valmir – no Píer da Casa das Onze Janelas. 19h, show com participação de vários artistas,na Praça do Carmo. 20h - exibição de vídeos produzidos pela TV Cultura do Pará sobre a trajetória profissional do historiador. Entrada franca.

Nenhum comentário: