16.5.12

Sendas, espaço para pontos e fugas da linguagem

Dedicado à produção contemporânea em artes, o projeto é uma iniciativa de um grupo de poetas, artistas e intelectuais com objetivo de criar um espaço de leitura literária, exposição de obras, projeção de vídeos, debates e bate papo acerca das várias linguagens e suas produções. 

O projeto estreia nesta quinta-feira, 17, a partir das 19h, no Espaço cultural Pimenta de Cheiro. A ideia do grupo, formado por formado por Marcílio Costa, Antonio Moura, Nilson Oliveira e Aldrin Figueiredo, é ocupar este espaço e torná-lo uma referência para o debate, a apreciação e o pensamento acerca das manifestações contemporâneas, buscando uma fuga do discurso autorizado e demasiadamente acadêmico, por isso a proposta do projeto é acontecer em um local fora dos circuitos institucionais referendados.

Nos encontros cada autor convidado terá uma exposição (quando artes visuais) ou lançamento de sua obra (quando literatura). No caso da literatura, o autor fará uma seção de leitura que se estenderá para uma série de perguntas da pláteia em seguida irá autografar a obra lançada. Segue a mesma dinâmica para as demais linguagens, dentro de suas particularidades. Ou seja, um ambiente de leitura e "bate papo" sobre criação e linguagens. 

O projeto Sendas inicia suas atividades em parceria com a editora Edições do Escriba e com a doceria Pimenta de Cheiro. No ano de 2012, o projeto está lançando, juntamente com a editora, uma série de "plaquetes" (publicação que lembra o formato de folders) de 15 poetas da literatura paraense. Nomes como Paulo Plinio Abreu, Cauby Cruz, Max Martins, Maria Lucia Medeiros, Paulo Nunes, Antonio Moura e outros nomes da recente poesia feita em nosso Estado. 

O que é plaquete? Bem, nesta programação de abertura, o historiador Aldrin Figueiredo vai explicar, focando a sua importância na história da literatura.  Esta primeira edição conta com a participação do poeta e tradutor Antônio Moura, um dos maiores nomes da poesia brasileira contemporânea.

É ele quem abre o projeto com duas plaquetes dedicadas à sua poesia: A origem do mundo e Permanência, dois poemas que, nas plaquetes, dialogam cada um com uma pintura. O poema Permanência é dedicado ao filósofo Benedito Nunes, amigo e prefaciador dos livros de Moura. 

Serviço
Projeto Sendas. Nesta quinta-feira, 17, a partir das 19h, no Espaço Cultural Pimenta de Cheiro (Av.Governador José Malcher, 2125).

Nenhum comentário: