11.5.12

Coisas de Negro mostra que Icoaraci é rock’n roll!

O final de semana traz uma boa surpresa e coloca na rota do bom e velho rock, o Coisas de Negro, espaço tradicional do autêntico carimbó, mas que não abre mão da diversidade e se rende, nesta sexta-feira, 11, ao Coisas de Rock, projeto que inicia com os grupos “Tabita Veloso e os Forjadores", "Bonsalvage" e a “Novos Camaleões”, banda lendária de Icoaraci. A programação inicia às 21h. Ingresso R$3,00.

Na virada da década de 1980 para os anos 1990, a chamada Vila Sorriso era um dos lugares mais efervescente da cena independente do rock em Belém.

Daquele movimento surgiram bandas que chegaram a gerar um festival de rock e depois uma ativa participação destas no não menos lendário Rock 24 Horas. Estavam entre elas a Falsos Adeptos, que teve como vocalista era o jornalista Ismael Machado (coluna Parabólica – Caderno Por Aí - Diário do Pará), a Anjos do Abismo, na qual estava o guitarrista Pio Lobato, e a Novos Camaleões, a única entre estas que permanece na ativa, embora sejam raras suas apresentações. 

Fundada pelos irmãos Hilton Santos (voz) e Humberto Costa (baixo), juntamente com os amigos Jorge Furtado (guitarra) e Alexandre Farias (o Xande - baterista), a banda começou com um som agressivo, mais sempre com forte influência do bom e velho rock'n'roll. Trilhando na cena rock paraense dos anos 90, passando por diversas formações. 

Os Novos Camaleões
Da atual estão os remanescentes fundadores Hilton Santos, Humberto Costa e Jorge Furtado, aos quais se une o baterista Zeca Teixeira.

 “A banda mantém o rock como base do seu trabalho, indo ao implemento de sons mais experimentais. 

Hoje com quase 200 belas composições ao longo de seus 22 anos de carreira, essa permanência na mudança é o que caracteriza os Novos Camaleões. Não temos disco gravado oficialmente, mas está em nossos planos um todo autoral”, diz o guitarrista Jorge Furtado. 

No show desta sexta eles prometem um repertório variado, composto por 19 músicas “cheias de energia, que com certeza não vai deixar ninguém parado, é sem dúvida um show muito especial”, continua o guitarrista, que também defende o espaço Coisas de Negro como um lugar aberto a novas experiências musicais. 

“Tivemos uma cena rock muito forte nos anos noventa, mas as pessoas em Icoaraci, possuem a cultura do ecleticismo”, diz. Quantos às participações, a Novos Camaleões, segundo Furtado, sentem-se bem à vontade. “Já tocamos juntos antes com a Tabita Veloso e os forjadores e com a Bonsalvage e temos uma grande amizade por todos”. 


Bonsalvage
Bonsalvage – Com a promessa de um CD em 2012, a Bonsalvage está sempre desbravando os caminhos, trazendo um som diversificado, trazendo sonoridades tradicionais, mas sempre, claro, voltadas ao rock. 

É formada por João Cirilo (vocal), Guto Ribeiro (baixista), Teko Martins (guitarra e voz), por Alexandre Brandão (guitarra) e Allan Jorge (bateria), autor da música "O mundo não é azul" interpretada pela cantora Tábita Veloso. 

Em março deste ano Teko Martins, João Cirilo e Guto Ribeiro foram entrevistados pelo Holofote Virtual. Naquele momento eles estavam se preparando para tocar em Santa Izabel e discutiram um pouco sobre esta descentralização da cultura do rock e da cena independente no Pará. 

“O movimento está organizado em Belém, mas isso está se difundindo pelo Estado. Apesar de existirem problemas muitas vezes, no geral é um bom cenário o que nos faz acreditar no circuito independente”, disse Guto. 

“Acreditamos neste circuito sim, porém achamos que a cidade necessita, além de mais espaços, incentivos para este tipo de produção, assim como a própria cena musical precisa se unir mais em torno de uma consciência coletiva de cooperação mútua onde a classe deva prevalecer”, opinou Teko Martins.

“A cena independente é importante, mas propiciar formas mais amplas de dar acesso às pessoas das coisas que são produzidas aqui é um fator determinante para a criação de uma cena musical efetiva”, finalizou Cirilo. Você pode acessar este bate papo na íntegra aqui: Entrevista Bonsalvage


Tábita – Cantora e compositora, Tábita Veloso é de Belém. Nos anos 2000 aos 13 anos atuava em espetáculos de dança e teatro, mas logo se entregou à música integrando o grupo Quarto de Canto. Não tardou a moça já estava vencendo festivais. 

Em agosto de 2011, acompanhada da banda Suíte Imaginária, defendeu a música compositor barato de André Moska, no III Festival de música popular paraense (promovido pela Rede Brasil Amazônia de Comunicação – RBA), e em outubro do mesmo ano, ao lado das bandas Crisantempo e Suíte Imaginária, venceu o III Festival Cultura de Música, realizado pela Rádio Cultura, onde 12 músicas escolhidas por um grupo de cinco jurados disputavam o voto popular. 

Este ano, com a mesma música vencedora do festival estadual (“O Mundo Não é Azul” de Allan Jorge), Tábita Veloso vence na categoria voto popular, o III Festival de Música da Associação das Rádios Públicas do Brasil (III Festival ARPUB), seu primeiro festival a nível nacional. A música vai render um videoclipe que já está em fase de produção e deve ser lançado em agosto. E mais. Tábita pretende lançar, junto com Os Forjadores, um CD para ser lançado entre o final deste ano e o início de 2013.

Os Forjadores são, na verdade os Bonsalvage Guto Ribeiro, Allan Jorge e Alexandre Brandão, tendo ainda André Moska  (guitarra e voz). "É muito engraçado quando as duas bandas tocam no mesmo evento. Já até sugeri da gente juntar tudo numa só banda. É divertido, a gente se entende", brinca Cirilo, vocal da Bonsalvage.

Serviço 
Projeto “Coisas de Rock”. No Espaço Coisas de Negro - Rua Lopo de Castro, entre a 5ª e a 6ª ruas. Nesta sexta-feira, 11, em Icoaraci – que fica a uns 30 minutos de Belém, 21h, com ingresso a R$ 3,00. Mais informações: 91 81611404 (Novos Camaleões).

Nenhum comentário: