22.5.12

Cartas para a Paz ganha vida em livro e espetáculo

Ester Sá e Sandra Perlin
Projeto lançado em dezembro do ano passado, pela Fundação Arte de Educar – Gogente, chega agora em livro e peça. Cada mensagem foi reunida num livro, intitulado “Cartas para Paz”, e que será lançado nos próximos dias 25, 26 e 27 de maio, no Teatro Cláudio Barradas, onde também haverá um espetáculo com o mesmo nome, baseado em cada uma das 33 cartas. Adaptado pela atriz paraense Ester Sá, a peça tem 40 minutos de duração, e será encenado por ela em dueto com Sandra Perlin.

Antônio Juraci Siqueira, Monja Coen, Domingos Cunha, Elpídio Alves Pinheiro. Poetas, psicólogos, terapeutas, sociólogos, buscadores... 

Estes são alguns dos mensageiros que concordaram em doar um pouco mais de si, escrevendo mensagens sobre e para a paz, num projeto destinado a auxiliar na clareza da consciência de cada um nós, sobre a missão de cultivar a paz. Para Ester, a adaptação foi um momento de alegria e desafio. 

“Primeiramente percebi que em uma manhã inteira de trabalho, quatro horas, sem interrupções, eu não consegui ler todas as cartas. Era um material muito grande para que eu 'resumisse' em 40 minutos, e transformasse em imagens e jogo com a plateia. Percebi então tinha em minhas mãos uma metáfora sobre o trabalho: muito a dizer e uma limitação real do tempo”, explica a atriz.

Espetáculo busca reflexão
A solução encontrada foi tratar cada carta com um “corpo só”, e separá-las por blocos e assuntos. 

“Desse material cheguei a assuntos em comum que as multiplicidades das falas traziam como mais latentes. E destes assuntos nascem as cenas (...). O roteiro do espetáculo nasce deste coletivo uno, buscando um caminho possível, mas sem indicar conclusões, que por si só seriam soberbas, e sim convidar a plateia a refletir e retomar a caminhada, conscientemente”, analisa Ester Sá sobre o seu próprio trabalho e a disseminação da cultura de paz.

O Projeto - Criado com o propósito de disseminar ideias e informações com base na cultura de paz no planeta, o projeto Cartas Para a Paz é uma iniciativa da Fundação Arte de Educar- Cogente, pela ocasião da comemoração do 2° aniversário da Creche Casulo, em dezembro de 2011.

O objetivo principal é sensibilizar os leitores para seu potencial e sua responsabilidade pessoal e social para a construção da Cultura de Paz, e com isso motivar a criação de uma rede em que as pessoas possam expressar sua adesão à construção da Cultura de Paz no planeta. 

A partir da consolidação dessa rede, o projeto também pretende ser um instrumento divulgador de ações, pensamentos e sentimentos de pessoas, instituições e organizações que atuam na construção da Cultura de Paz. 

No projeto, cada carta foi redigida por um mensageiro da paz, que são pessoas ligadas à promoção da cultura de paz, dentro da sua área de atuação. Em Belém, dois desses mensageiros são grandes artistas de talento e carisma reconhecidos: o músico Paulinho Assunção e o poeta Juraci Siqueira. Além deles, no lançamento do projeto outras pessoas atuantes também serão convidadas a redigir as mensagens de paz que serão direcionadas para todo o mundo.

Sandra Perlin: o jogo da encenação
Fundação Arte de Educar Cogente - Premiada em 2010, com o selo “Certificado de Mérito Comunitário”, do Programa Mesa Brasil do Sesc/Pará, a Fundação Arte de Educar Cogente, atende crianças de 02 a 08 anos de idade em situação de risco social, na região norte do País, com apoio da Pedagogia Waldorf. 

Atuando na cidade de Ananindeua desde 2009, a Fundação Arte de Educar Cogente é a mantenedora da Creche Casulo atende 160 crianças e suas famílias, gratuitamente. A Creche Casulo, surgiu a partir das pesquisas realizadas pela Fundação, que perceberam o alto risco social das crianças desta comunidade. Fundamentada na Pedagogia Waldorf, ela é o principal projeto da Fundação Arte de Educar Cogente, e considera que a criança, nos primeiros anos de vida, absorve inconscientemente, todos os aspectos, caráter e os sentimentos do ambiente ao seu redor. 

Com esta premissa, na Creche Casulo todas as atividades são um cultivo da vida real, buscando a interação do sentir, pensar e agir. Os profissionais da Creche Casulo são capacitados por meio do curso “Arte de Educar”, adquirindo base teórico-metodológica, que propicia as crianças e seus familiares, a educação, o acolhimento, e o desenvolvimento integral através dos princípios da Pedagogia Waldorf. 

Ficha técnica do espetáculo
  • Organização Dramatúrgica – Ester Sá
  • Elenco e encenação – Ester Sá e Sandra Perlin 
  • Concepção visual – Maurício Franco 
  • Iluminação – Malu Rabelo 
  • Fotos – André Mardock 
  • Produção – Desabusados Cia 

Serviço
Lançamento do livro e espetáculo “Cartas Para a Paz” . No Teatro Cláudio Barradas – anexo à Escola de Teatro e Dança da UFPa – Rua Jerônimo Pimental, 546 – Umarizal. Nos dias 25, 26 e 27 de maio (sexta, sábado e domingo), às 20h. Ingresso: 01 quilo de alimento não perecível – a ser doado para a Creche Casulo.

(com informações de Dani Franco, da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: