4.5.12

Oficinas de curtas de animação via web TV

O número de inscrições superou as expectativas. Foram quase 70 pessoas que procuraram as oficinas. Para não deixar ninguém de fora, o IAP transmitirá tudo on line através de seu canal na web: http://www.ustream.tv/channel/iap-tv. As oficinas fazem parte do I Edital de Interprogramas de Animação, fruto da parceria entre FUNTELPA e IAP (Instituto de Artes do Pará).

Nesta sexta-feira, das 15h às 18h, as oficinas iniciam com os coordenadores do edital, que vão tiar dúvidas dos particpantes. No sábado, das 8h30 às 12h, o facilitador Marcio Morais vai explicar o processo de animação nas suas principais técnicas, a pré-produção; a produção e a pós-produção e também falará sobre os princípios e as principais técnicas de animação, das 14h às 18h. No domingo, a programação das oficinas inicia às 8h30 e encerra somente no final da tarde com a facilitadora Luciana Druzila, que vai abordar o “Mercado da Animação no Brasil e no Mundo”. 

“Resolvemos democratizar ainda mais, abrindo para todos os conteúdos ds ofincas pela internet. Divulgamos inclusive nacionalmente, apenasr do edital só atender projetos de pessoas que residam no estado do Pará”, diz Afondo Gallindo, coordenador do Núcleo de Produção Digital do Pará, no IAP. 

Márcio Moraes é formado em Comunicação na França, com especialização em Animação em Portugal, nos últimos anos tem focado o seu trabalho na animação infantil principalmente para televisão. Dirigiu o curta “A árvore dos sonhos” que participou de diversos festivais no Brasil no exterior. Atualmente desenvolve um projeto de série de animação infantil premiado pelo Ministério da Cultura e pelo NFB do Canadá e que se encontra em fase de pré-produção. Leciona nos cursos de Cinema do Centro Universitário IESB e da faculdade ICESP em Brasília. 

Luciana  vai falar sobre o mercado da animação
Luciana Druzina trabalha há 10 anos no do mercado de animação com a produção de filmes, videoclipes, séries televisivas e coordenação de mostras e festivais.

Foi homenageada no Festival Internazionale del Cinema d'Arte de Bergamo na Itália e diretora da Associação Brasileira de Cinema de Animação gestão 2007/2008 e 2009/2010. 

Entre suas produções destacam-se Brazilian Animation DreamWorks (EUA), Dia Internacional da Animação (intercambio com 30 países e 400 cidades brasileiras, 8 anos na coordenação), serie televisiva Eureca 52X11’, “Que Tipo de Criança Você É?” 42x3’ e 42x1’ TV Brasil, Amigas e Vinhos 13X26” Discovery Travel Living Channel, entre outras. 

O edital pretende estimular a realização de curtas de animação, além de fomentar o debate, a produção e a teledifusão de obras de audiovisual de animação inéditas de realizadores independentes do Pará. É melhor ficar atento e correr, pois as inscrições já encerram no próximo dia 24 de maio.

É que os cinco projetos selecionados já serão lançados em setembro, durante a Feira Pan Amazônica do Livro. Os projeto, inéditos, deverão ter um minuto de duração e trazer como temas: Meio ambiente (água, lixo, preservação da natureza), Cultura de Paz, Tolerância (racial, religiosa, sexual), Memória (patrimônio público ou personalidades da cultura paraense), Amazônia e Infância/Adolescência. 

Cada curta receberá R$ 18 mil (dezoito mil reais) para sua produção. As propostas serão selecionadas por uma Comissão de Seleção constituída por 03 (três) especialistas na atividade audiovisual de cinema designados pela Funtelpa, pelo IAP e pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, seção PA – ABDeC/PA. 

O resultado sairá no dia 05 de junho. Podem participar autores/realizadores residentes e domiciliados no Pará com no mínimo dois anos de permanência. As inscrições podem ser realizadas até dia 24 de maio, enviadas pelos Correios ou pessoalmente, na sede da TV Cultura (Av. Almirante Barroso, 735, Bairro do Marco – CEP: 66093-020), no horário de 9h ao meio-dia e de 14h às 17h. 

Nenhum comentário: