23.5.12

Lançamentos e comemorações nos shows do Sesc

Em Belém, a semana musical do Centro Cultural Sesc Boulevard, a partir desta quarta-feira, 23, e indo até o domingo, 27, traz diversidade em uma sequência de shows que reúne artistas como Paulo Martins, em pré-lançamento de CD; da cantora Sônia Nascimento, complentando 25 anos de carreira; Lapidação Poética, lançando o primeiro trabalho e ainda com Felipe Ribeiro e Convidados, no sábado, e finalizando com o samba de Marisa Black, no domingo.

As apresentações acontecem às 19h, com entrada franca. Já nesta quarta, o cantor, poeta e compositor Paulo Martins faz o show de pré-lançamento do CD “Bafafá do Pará", que reúne composições de sua autoria e em parceria com outros compositores, além de projeto gráfico assinado pela também cantora, Andréa Pinheiro.

Paulo Martins pretende iniciar a noite com show, mas convida também o público, incluindo aí produtores culturais e jornalistas, para um bate papo informal sobre arte, cultura, produção. Também autor do livro “Luamim, um anjo urbano” (CEJUP, 1991) - história de um menino de rua - Paulo Martins vem há alguns anos trabalhando neste projeto que se concretiza.

Feliz com o resultado, ele diz que o CD Bafafá do Pará é uma gravação independente que traduz um certo universo de Belém. “O Bafafá do Pará conta a história dos buxixos nas ruas, das Marias Alices encantadas pelas mangueiras de Belém. Conta a história da fina-flor do bafafá, que é a classe de intelectuais e artistas engajados em causas sociais, que constroem obras grandiosas e que resistem às ordens econômicas de seu tempo e nos presenteiam com arte”, conta.

Com arranjos e direção musical de Tynnoco Costa, banda formada pelos músicos Delcley Machado (guitarras), Charles Matos (bateria), MG Calibre (contrabaixo), Dadadá (percussão), Toninho Abenatar (saxofone), Gil Cavalcante (programação eletrônica), além de Suzane e Simone no back vocal, de acordo com a audição do jornalista Nicolau Amador, descrita em sua resenha publicada no site Pará Música, o CD promete surpreender.

“Entre blues, baladas, música de cabaré, ritmos afros, funk e soul, destaco ainda as faixas ‘Maria Alice’, em parceria com Plínio Dourado; ‘Ritmo In Blue’; ‘Amor Malcriado’ e ‘Tatame Pós-Moderno’”, escreve o também músico.

25 anos de carreira - Na quinta-feira, 24, será a vez de Sônia Nascimento, intérprete paraense, que vai apresentar show “Algo Mais”, comemorando seus 25 anos de carreira. No repertório dela, canções inéditas e releituras de músicas que surgiram no cenário musical paraense na década de 80. 

"Vou cantar o amor", declara. “Estou resgatando algumas canções que ouvia com muita freqüência na minha adolescência, que apesar de não cantá-las faziam parte do meu repertório diário”, diz Sônia que estará no palco com banda formada por Renato Torres (violão, guitarra, voz), Maurício Panzera (baixo), Rodrigo Ferreira (piano) e Sagica (bateria). 

A maior parte do programa trará músicas inéditas de compositores o próprio Renato Torres, além de Ronaldo Silva, Allan Carvalho, Edir Gaya, Nilson Chaves, Vital Lima, Arthur Espíndola, Cláudio Figueiredo, Luizan Pinheiro, Eduardo Dias, Paulo Uchoa, Eudes Fraga e Paulo Campos entre outros. 

Ao longo da trajetória, a cantora tem como momentos marcante a formação das bandas Jardim Elétrico e Florbela Spanka, nos anos 1990, em parceria com Renato Torres, em que uniam a MPB e Rock, dentro de um repertório que percorria a obra de bandas como a Sescos & Molhados e Mutantes.

Lançamento - Na sexta, 25, entra na cena a banda Lapídação Poética, que faz o lançamento de seu primeiro CD autoral “Rio de Sonhos”.

Vencedora do 4º CCAA Fest, em 2009, a banda Lapidação Poética recebeu como prêmio a gravação, que sai agora pelo selo Na Music. 

No mês passado, no Bar do Lobo, a LP lançou também o vídeo clipe do blues "Que Saudade", estrelado pelo cartunista J. Bosco e com direção do ator Adriano Barroso. Na oportunidade os músicos André Ponce de Leão (vocal e Violão); Júnior Cabrali (Guitarra); Fábio Quaresma (Contra Baixo); José Yarl – (Bateria); Marcelo Parente (percussão e voz) ; Fábio Jholl (percussão e voz); Leka Liares (backing vocal) e Ágnes Roberta (backing vocal) já deram uma palhinha que virá nesta sexta.

Como no CD, que segue a Linha Poética da banda, com 10 músicas de ritmos diversos, o show também promete misturar música e recitação de poesia, de entonações teatrais e diversidade rítmica. “Sempre com o olhar de caleidoscópio, tentando enxergar as várias vertentes que a poesia reflete às nossas visões”, diz o músico e vocal André Ponce de Leão.

O Álbum original traz fotos de Brends Nunes, cifras, agradecimentos e ficha técnica no encarte. Para ouvir a Lapidação Poética, além de informações sobre a banda acesse as rede as redes sociais: myspace, facebook ou o blog da banda. 

Sábado e domingo - No sábado, 26, ainda tem show dos compositores Felipe Ribeiro. “Com vós, sem voz, eu vou!’’ traz composições autorais e com participação de vários convidados, em ritmos como valsas, modinhas, boleros, jazz e um grande poema de cordel. Já no domingo, 27, a semana encerra com a apresentação de da intérprete Marisa Black, que completa oito anos de carreira. O Centro Cultural Sesc Boulevard fica Sobrado Azulejado do Casario da Av. Castilhos França, próximo ao prédio da Alfândega - em frente portão de entrada dos carros na Estação das Docas.

Nenhum comentário: