13.5.12

Cobra Coral mostra o som que vem da cerâmica

O som que vem do barro, com os fragmentos da iconografia Marajoara, tapajônica e rupestre, os ritmos regionais e os experimentos sonoros são os elementos que montam estética e sonora o carimbó cobra coral, que vai se apresentar neste domingo, 13, Dia das Mães, no Centro Cultural Sesc Boulevard, a partir das 19h. 

Está aí uma ótima programação pra quem quiser curtir este dia de homenagem, em família, mas fora de casa.  A entrada é franca e será uma experiência sonora diferente, pois o Cobra Coral é o primeiro grupo de música regional a tocar em instrumentos de cerâmica no estado. Através da utilização de peças cerâmico-percussivas, o grupo interage as olarias do Paracuri e as raízes do carimbó de Icoaraci, com o processo de construção em um novo conceito de artesanato e música. 

Além dos percussivos, o Cobra Coral também traz em sua formação, o banjo amazônico, flautas artesanais, contra baixo, pau elétrico e bateria, dosando as medidas sonoras da cultura popular de raiz e a multiplicidade de influências contemporâneas globais em composições autorais e letras que retratam os sentimentos e as relações do mundo com visões particulares da nossa terra. 

O Cobra Coral é formado por músicos autodidatas que tem ao longo de suas carreiras já participaram de mesmos grupos e se dedicam a estudos e pesquisa da música popular. Luizinho Lins (banjo/bandolim/voz), pesquisa ritmos e percussão, mas especificamente o banjo regional. Toca em grupos para-folclóricos, já foi diretor musical do hoje conhecido como Balé Folclórico da Amazônia – BFAM. Bolsista do IAP – Instituto de Artes do Pará -, no ano de 2004, com o projeto de pesquisa/estudo inédita sobre “ritmos tocados, na Marujada de Bragança, transportados para o banjo amazônico”.

Em 2005, a partir de sua pesquisa ministrou oficinas no IAP e atualmente ele se apresenta também no Espaço Cultural “Coisas de Negro”, que há doze anos, juntamente com outros amantes da musica popular, fazem a roda de carimbó mais tradicional de Belém, aos domingos. 

Faz também parte do grupo, o músico Silvio Barbosa (flautas/sax-soprano/voz), que vem estudando a flauta regional e tocando em grupos para-folclóricos, participando como arranjador também do BFAM. Silvio já participou de festivais Internacionais na Europa e no México, entre 2001 e 2006 e como bolsista do IAP, investigou as Flautas regionais, em 2007. É mais um integrante do grupo que se apresenta no “Coisas de Negro” em Icoaraci. 

Já Laerte (percussão) começou suas atividades musicais no grupo Guará-Pará e hoje é diretor musical do grupo. Participou da oficina de percussão de ritmos paraenses pela Bienal de música de Belém em 2003 e também trabalha com produção musical em Pro-tools. Michel Silva (percussão) integrou o Guara-Pará e o BFAM. 

Já participou de Festivais como: Encontro das Nações SC-2000; Festival de Folguedo de Teresina e Parnaíba PI-2001; Festival de Folclore de Tocantins TO – 2003. João Brito (contrabaixo) cursou apenas uma oficina de contrabaixo na escola do Sesc Belém e atualmente toca com o Guará-Pará e como músico contratado dos artistas locais. 

Serviço 
Grupo Cobra Coral. Show neste domingo, Dia das Mães. No Centro Cultural Sesc Boulevard – Castilhos França, em frente à Estação das Docas, a partir das 19h. A entrada é franca. Mais informações: 91 82987429.

Nenhum comentário: