16.5.12

"Certeza" tem sessão especial no Cine Olympia

Persistir numa escolha que não precisava ser eterna. “Nenhuma escolha precisa”, acredita o jovem Pedro Tobias, diretor e roteirista de “Certeza”, projeto vencedor do Edital Ideal de Curta-Metragem que terá uma sessão especial de pré-estreia para convidados nesta quinta-feira, 17 de maio, no Cinema Olympia, às 19h. 

Paulo nunca teve dúvidas. Construiu os próprios planos com a certeza do amanhã. A namorada, Isabele, preferiu esperar a chegada do futuro e transformá-lo num tempo presente. Quando veio o momento de decidir caminhos, ela se encontrou no destino escolhido. Ele se decepcionou e mesmo assim, resolveu continuar. 

Ao retratar um tema comum – os conflitos que povoam a mente de centenas de jovens na fase do vestibular - “Certeza” descortina a vida. “Não acho que seja um roteiro ruim, mas não acho um roteiro excelente. É uma estória que pode acontecer com qualquer pessoa, e é pouco explorada no cinema”, avalia. O curta–metragem retrata os anseios que nos acompanham dia após dia. “Todo mundo faz escolhas, o tempo todo. 

No filme, eu quis passar a mensagem de que nem toda a escolha é eterna”, diz o jovem, que, aos 17 anos, resolveu escrever sobre as experiências que ele vivenciou com os amigos. O roteiro nasceu do olhar sobre vivências dele e dos outros no período em que as decisões confirmam ou modificam todo o sentido de uma vida.

Pioneirismo - É o primeiro trabalho profissional de Pedro Tobias, que venceu o edital de patrocínio do Grupo Ideal em 2011, numa iniciativa pioneira de fomento ao audiovisual por parte de uma instituição privada no Pará, em parceria com a Caianna Produções e a ABDeC-PA. 

Aos 18 anos, e com participações em dois curtas experimentais, resultado de oficinas de cinema em Belém, Tobias está apenas começando. “Eu sei que tô muito no início. Tenho muita coisa pra aprender. Aprender sobre as técnicas, sobre o ritmo do set de filmagem, sobre coisas que só a vivência vai me trazer”, reflete.

 Filmado entre os meses de fevereiro e março, “Certeza” é protagonizado pelos atores Enoque Paulino (Paulo) e Isadora Lourenço (Isabele) que vivem o casal de namorados cheio de conflitos desde o princípio do filme. O trailer está em exibição antes das sessões de “Os Vingadores”, na sala 2 do Moviecom Pátio Belém, e agora com a pré-estreia no centenário Olympia, Pedro tenta conter a empolgação .

“Eu tive muita sorte, porque eu sei que eu tenho muito pela frente. Fiquei muito feliz e honrado de poder exibir meu filme no Olympia, quero que o ‘Certeza’ seja o meu cartão de visita. Lembro que imaginava uma coisa muito pequena e ficou melhor do que eu imaginava”, comenta. 

Para o futuro, Tobias planeja inscrever o trabalho no maior número possível de mostras e festivais. Tem novos projetos, como a realização de um documentário, e sonhos.  “Espero que Certeza seja o primeiro filme de muitos”, deseja. 

 
Trailer - Ficou curioso de ver "Certeza". Por enquanto, assista o trailer, aqui, pois a previsão de estreia para o público é só no segundo semestre, pois o curta está sendo inscrito em festivais que exigem ineditismo. A pré-estreia de Certeza é especial e para convidados.

Mas o fato é que chegando à tela do Olympia, o filme marca a concretização de uma ideia iniciada com o lançamento do edital de patrocínio de curta-metragem em 2011. Ao lançar um edital de patrocínio de curta-metragem o grupo Ideal tornou-se a primeira instituição privada do Pará a investir e financiar diretamente a produção audiovisual paraense.

“Como instituição de educação nós nos identificamos com isso. Existe uma tradição muito pouco explorada no Brasil que é a tradição do mecenato. Há uma certa resistência do empresariado nacional em praticar isso. Mas o empresariado tem que sair da zona de conforto e exercer sua função social. E a vontade do Grupo é que, financiar a arte por acreditar nela, não seja uma atitude rara, que seja frequente”, destaca Manoel Leite Júnior, diretor de marketing do Grupo Educacional Ideal.

2 comentários:

Unknown disse...

Como faço para adquirir uma cópia deste filme?

Unknown disse...

Como faço para adquirir uma cópia deste filme?