31.5.12

Trovas e palhaçadas de Quinta e pela Amazônia

Os Palhaços Trovadores estão levando charme e encanto clown aos quatro cantos da Amazônia. O grupo participa do Amazônia das Artes, projeto do Sesc, que circula por capitais amazônicas. Mas nesta quinta, 31, em Belém eles realizam o Palhaçadas de Quinta. Você não pode perder, a partir das 20h, na Casa dos Palhaços.

No Amazônia das Artes eles já cumpriram a itinerância em Palmas (TO), Manaus (AM) e já fizeram também Belém pelo primeiro módulo que foi maio. Na estrada o grupo leva a criação mais recente, “O menor espetáculo da terra". A segunda etapa acontecerá em julho com apresentações em Campo Grande (MTS), Cuiabá (MT), além de Porto Velho (RO). Em agosto tem também São Luis (MA), Macapá (AP) e Teresina (PI), a única cidade fora do eixo amazônico. A última etapa será em setembro, em Rio Branco (Acre) Boa Vista (RR). 

"É o nosso trabalho com menor elenco, cinco atores e um técnico. E está sendo superinteressante participar, pois é o nosso primeiro projeto de circulação nestes moldes”, diz Marton Maués, criador do grupo. “E estamos nos preparativos para mais uma turnê. Vamos para Carolina, Imperatriz, Palmas, Goiânia e Brasília pelo prêmio Myrim Muniz. Saímos daqui dia 15 de julho”, comemora.

Além disso tudo, Marton ainda tem na agenda a defesa de sua tese de doutorado em artes cênicas que fala dos Palhaços Trovadores e contará com a apresentação do excelente "O Mão de Vaca", espetáculo inspirado na obra “O avarento”, de Molière, resultado do experimento de sua pesquisa. 

Palhaçada de Quinta - Mas hoje tem Palhaçadas de Quinta, projeto que já faz parte do calendário mensal da cidade. 

A ideia é reunir artistas-palhaços sempre na última quinta-feira de cada mês para apresentar cenas curtas de clown, com entrada franca, deixando o público à vontade para pagar quanto quiser ao final. 

Para os Trovadores é também uma forma de reunir cada vez mais artistas pesquisadores da arte do palhaço, promovendo uma troca de fazeres e discussões sobre o trabalho de cada um, visando a melhoria deste. Além de promover um encontro a mais com o público, abre o espaço da Casa dos Palhaços para a comunidade. Segundo os coordenadores, o que tem se visto nas edições dos projetos, é um apuro técnico cada vez maior e a criação de novos números. Outra coisa boa é o surgimento de novas trupes.

“Percebemos que mais pessoas estão se sentindo estimuladas pela arte do palhaço e cada vez mais estão formando coletivos para pesquisar e difundir esta arte”, comenta Alessandra Nogueira, da coordenação do evento. 

"O Mão de Vaca", clic aqui do blog em sua estreia
O projeto já contou com a participação de palhaços de fora do estado. Nos dois primeiros eventos esteve presente Márcio Libar, o palhaço Cuti-Cuti, do Rio de Janeiro, um dos fundadores do grupo Teatro de Anônimo e do Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro, o mais importante do país. 

No mês de fevereiro, esteve presente o palhaço Luciano Bortoluzzi, do Trio Pirathiny, de São Paulo, que atua com a família, viajando o Brasil de carro. Neste Palhaçadas de Quinta, os integrantes dos Palhaços Trovadores dividem a cena com Ronald Lima (Chokolito), Alex Lima (Gurijuba), Karina Lima (Magenta), Leandro Costa (palhaço Looc) e Wanderson Carvalho. 

Serviço 
A Casa dos Palhaços fica na Tv. Piedade, 533, esquina da Rua Tiradentes, no bairro do Reduto. A entrada para o Palhaçadas de Quinta custa quanto o público quiser pagar. E atenção que o Projeto está aberto para qualquer palhaço interessado em mostrar seu trabalho, para isso basta entrar em contato com Alessandra Nogueira, na Casa dos Palhaços, fone 30866424 ou pelo e-mail palhacostrovadores@hotmail.com .

Nenhum comentário: