4.5.12

Morgue Insano and Cool de volta ao Reator

Prepare-se para viajar ciberneticamente por um teatro que se utiliza da internet, de câmera, de personagens virtuais do Secod Life, projeção de imagens, música, msn. A ciberperformance “Morgue Insano and Cool”, de Nando Lima, está de volta em cartaz, neste sábado, 05 de maio, às 21h, no Reator, com participação do ator e bailarino Ícaro Gaya. 

A investigação cênica de Nando Lima converge para um teatro “Trans-tecnológico”, que se utiliza das novas tecnologias como extensão do homem. Em Morgue (Prêmio Cláudio Barradas de Artes Cênicas – Secult – 2010), nanod Lima propõe relações de presença com o público, de modo virtual, repletas de simulações. Na cena,  ele contracenando com personagens virtuais/reais que estão fora do ambiente físico daquela platéia e do próprio ator. 

Atuando há mais de 20 anos, nas mais variadas funções, como artista visual, performer, cenógrafo, dramaturgo, diretor e produtor artístico, Nando se lança, em Morgue, na construção de cenas que alteram noções de presença, corpo, espaço, tempo, textualidade e que se inserem na simultaneidade, na velocidade virtual e que, ao mesmo tempo, trazem sua carga de dramaticidade. 

O espetáculo provoca surpresa, discute um tanto da experiência também solitária deste homem tecnológico, que na aldeia global, traduz-se em novas metáforas da sociedade contemporânea. Há algum tempo que o teatro vem se apropriando de novos recursos eletrônicos, novas mídias, experimentando os meios audiovisuais, resultando em interessantes experiências na cena. 

A contaminação do teatro com as artes visuais, cinéticas e eletrônicas dá um novo salto, com a emergência das redes telemáticas, que permeiam uma comunicação em tempo real, e uma extensão do corpo e da presença (o corpo extenso) —que é eminentemente performatizada. 

Serviço
“Morgue Insano and Cool” - Em cartaz neste sábado, às 21h, ingresso R$ 20,00. O Reator fica na Rua 14 de Abril, 1053, próximo a Gov. José Malcher. Mais informações: 91 8112.8497.

Nenhum comentário: