12.1.10

Belém comemora seus 394 anos

E não vai faltar o que fazer nesta terça-feira, dia 12 de janeiro. Logo cedo, uma caravana de fotógrafos iniciou uma jornada pelo centro histórico da cidade.

A Fotoativa dá seguimento a sua programação de homenagem a Belém, com palestras itinerantes, da arquiteta e urbanista Elna Trindade e do prof. de história e presidente da entidade, Michel Pinho, e jornada fotográfica pelo Centro Histórico de Belém. A saída já foi, às 8h, da sede da Fotoativa (Largo das Mercês).

No Forte do Presépio, marco da Fundação de Belém, logo às 10h, o público passante vai presenciar uma salva de tiros com os canhões do forte, datados de 1864 e de fabricação francesa, presentes na parte interna do Museu. A programação conta ainda, com a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros da capital.

O Instituto Extremo Norte vai realizar um Sarau de Poesias em homenagem ao aniversário de Belém (Cidade Morena das Mangueiras - 394 Anos). No Sesc da Doca, a partir das 20h, com núsica ao vivo na apresentação do Grupo Mandinga.

Já o Instituto de Artes do Pará (IAP) está abrindo, nesta terça-feira, a exposição “Belém, Trajetória e Patrimônios”, reunindo quatro maquetes de prédios históricos da cidade, representando dois períodos fundamentais: o colonial e o período da borracha, época de consolidação do traçado urbano de Belém, ainda presente nos bairros do centro.

Também nesta terça-feira será dia de discutir teatro. A Escola de Teatro e Dança da UFPA, realiza, a partir das 19h, o Encontro Presencial da Rede Teatro da Floresta.

Na quinta-feira, 14, às 15h, vai realizar a Vídeo-conferência Regional com Marcelo Bones, Diretor do Centro de Artes Cênicas da FUNARTE e no dia 15, a partir das 8h, realiza a Assembléia Setorial de Teatro e Dança do Estado do Pará.

No Estirão Cultural do bairro do Guamá tem programação das 19h às 22h, começando com um Cortejo Cultural em homenagem ao Nazareno Silva e Mestre 70. Em seguida apresentação dos sambas enredo das Escolas de Samba do Guamá; Grupo Uirapuru (homenagem Verequete) e Gaby Amarantos – Tudo na Rua Paes de Carvalho, entre José Bonifácio e Castelo Branco, ao lado do Pão de Santo Antônio.

A reinauguração do Museu do Círio, porém, foi adiada. Por razões técnicas e operacionais, a Secult informa que a programação foi transferida para sexta-feira, 15. Na ocasião, às 17h, além da abertura de uma exposição, o Museu vai exibir sua nova iluminação, além de horários de visitação, e mostrar seu sistema de pesquisa, agora informatizado.

Até domingo várias outras programações acontecem para homenagear a querida Belém, Cidade das Mangueiras.




Nenhum comentário: