8.1.10

IAP abre exposição sobre patrimônio histórico

Texto: Assessoria de imprensa do IAP

O Instituto de Artes do Pará (IAP) abre no próximo dia 12 de janeiro a exposição “Belém, Trajetória e Patrimônios”, em comemoração aos 394 anos da capital paraense.

A exposição reúne quatro maquetes de prédios históricos da cidade, representando dois períodos fundamentais: o colonial e o período da borracha, época de consolidação do traçado urbano de Belém, ainda presente nos bairros do centro.

As maquetes conduzem o público em uma linha cronológica que vai da sua fundação em 1616, representada pela maquete do Forte; passa pelo período Pombalino, com a arquitetura Barroca de características neoclássicas de Antonio Landi, o MHEP e a Igreja de Santana; e, por fim, a arquitetura do ferro, identificada por uma maquete do chalé da Imprensa Oficial, que foi desmontado na Universidade Federal do Pará (UFPA) e corre o risco de perda irremediável.

Painéis didáticos acompanham os protótipos sobre a história da cidade, dos prédios e suas características formais. Também será exibido um vídeo sobre o universo da cultura popular do miriti e o trabalho de confecção das maquetes.

“O público conhecerá um pouco da nossa história através do nosso patrimônio arquitetônico, que aqui assimila os valores imateriais da cultura popular dos brinquedos de miriti, cuja técnica foi empregada para produzir as maquetes”, explica o gerente de Artes Visuais do IAP, Armando Sobral, coordenador do projeto “Maquetes em Miriti: A Arte Popular como Instrumento de Educação Patrimonial", do qual resultou a exposição.

Selecionado pelo programa Monumenta, do Ministério da Cultura, e aprovado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2008, o projeto realizou em escolas públicas de Belém a Semana Memória Viva, ciclo de exposições das maquetes de prédios históricos.

Concorrendo com propostas de todo o Brasil, o projeto do IAP ficou em quarto lugar nacional.

Durante a Semana Memória Viva nas Escolas, os estudantes receberam um guia de educação patrimonial, com informações sobre a história da cidade, a localização dos sítios e o papel da sociedade na preservação do patrimônio histórico de Belém.

Cerca de quatro mil alunos participaram deste projeto, que culminou com o seminário "Belém Contemporânea", no qual foi discutida a importância da preservação dos sítios históricos da cidade.

A exposição “Belém, Trajetória e Patrimônios” poderá ser visitada até dia 22 de janeiro, na Varanda do IAP, de 8h às 14h, com entrada franca.

Serviço
Exposição “Belém, Trajetória e Patrimônios”, com maquetes de prédios históricos da cidade. Abertura dia 12 de janeiro, com visitação gratuita até dia 22, na Varanda do IAP (Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré). Informações: 4006-2911/ 2945.

Nenhum comentário: