26.1.10

Ribalta inicia registro audiovisual da memória do teatro paraense

Utilizando a linguagem audiovisual para registro da memória do teatro paraense, estréia, nesta quarta-feira, 27, o projeto “Ribalta: Memória e Trajetória do Teatro no Pará”, que terá como primeiro convidado, o ator e diretor Cláudio Barradas.

A iniciativa é da Escola de Teatro e Dança em parceria com a Faculdade de Comunicação da Universidade, financiada pela Pró-Reitoria de extensão (PROEX/ UFPa).

A gravação do projeto piloto será a primeira de uma série de entrevistas e debates, ao vivo, no Teatro Universitário Cláudio Barradas. Serão convidadas personalidades importantes da história do teatro em Belém do Pará.

Cláudio Barradas é uma das maiores personalidades em se tratando da trajetória do teatro no Pará. Ator, professor e responsável por criar e dirigir diversos grupos, trouxe contribuições teóricas, estéticas e práticas na forma do fazer teatral paraense.

O diálogo contará com a contribuição de nomes ilustres que estiveram presente ao longo de sua trajetória como Maria Sylvia Nunes, João de Jesus Paes Loureiro; Cleodon Gondin; Zélia Amador e Wlad Lima e com a mediação do jornalista Sérgio Palmquist

A Escola de Teatro e Dança da UFPa (ETDUFPa), fundada na década de 1960 formou muitos atores, dançarinos, encenadores e cenógrafos; realizou inúmeras montagens de espetáculos de artes cênicas, muitas delas premiadas em festivais nacionais e internacionais. Nesses 40 anos tornou-se referência para o fazer e o pensar sobre a área.

Da história da produção dessas primeiras décadas da escola restaram poucos registros, uma realidade comum no Brasil pela falta de preservação das produções culturais. Na década de 70, por exemplo, o pouco material que documentava a produção de teatro em belém, se perdeu durante o incêndio que destruiu o imóvel onde funcionava a escola à época.

Perdeu-se o registro material, mas o registro vivo dessa produção existe e precisa ser registrado através dos depoimentos dos professores e estudantes que participaram ativamente da produção artística da escola durante esse período. O Ribalta se propõe a isso. O proejto é aberto a todos que quiserem acompanhar a gravação. Apareçam!

Serviço
Gravação: “RIBALTA: Memória e Trajetória do Teatro no Pará”. Nesta quarta, 27, a partir das 19h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a Tv. Dom Romualdo Seixas, na Escola de Teatro e Dança da UFPA – ETDUFPA).

Nenhum comentário: