11.2.10

Cine na Memória apresenta clássicos do cinema mudo brasileiro

O Cine Na Memória, do Museu da Imagem do Som (MIS), apresenta nesta quinta a mostra “Aspectos do Brasil”.

Parte do projeto “Resgate do Cinema Brasileiro”, realizado pelo Governo Brasileiro através da Caixa Econômica Federal, Sociedade Amigos da Cinemateca e Cinemateca Brasileira, o projeto reune em uma caixa com quatro DVDs, com “pérolas” do cinema mudo brasileiro, restaurados e reunidos em temas distintos.

Entre os filmes que serão exibidos está “Veneza Americana (1925)”, da Pernambuco-Film (foto). Deste original em nitrato, proveniente do acervo da Fundação Joaquim Nabuco (PE) e enviada para a Cinemateca para trabalhos de preservação, vemos um Pernambuco que cresce.

Chama atenção neste longa-metragem, que nasceu de outros dois originariamente feitos sobre encomenda pelo Governador da época Sr. Sérgio Loreto (1922-1926), o apuro na realização, com impecável qualidade técnica na fotografia e nos firmes movimentos de câmera, belos efeitos de cor obtidos por meio de tingimentos e viragens.

Serviço: A sessão acontece no mini-auditório do Museu de Arte Sacra, ás 19h, com entrada. O projeto, nesta edição, tem o apoio da Cinemateca Brasileira e Fumbel. Museu da Imagem e do Som Pará. Rua Padre Champagnat, s/n - Cidade Velha. CEP 66020-310 - Belém - Pará - Fone/Fax: 91-4009-8817/mis.para@gmail.com.


Nenhum comentário: