25.2.10

Maca Maneschy em noite cheia de bossa no Baiacool Jazz Club

Tom Jobim passou boa parte da vida dele defendendo que a bossa é brasileira e ninguém tasca, mas é o compositor mais tocado pelos músicos de jazz de todo o mundo.

Isso quer dizer que se a bossa nova não era jazz, ela virou jazz. Os próprios jazzistas a adotaram.

Seja lá como for, é numa casa jazzística que o músico e compositor Maca Maneschy inicia hoje uma temporada de show de bossa nova. E Maca é sem dúvida entre os paraenses, o músico que mais assume o estilo em sua carreira.

A temporada seguirá por todo o mês de março, sempre às quintas-feiras, no Baiacool Jazz Club, a partir das 21h.

Maneschy diz que se identifica com o gênero há bastante tempo, na verdade, desde que o início de sua carreira. De tom intimista, o compositor diz que gosta desse estilo justamente porque para interpretá-lo não é preciso gritar.

Para ele, Bossa Nova é um estado de espírito. Canta-se a beleza, o amor e as paisagens. Com um jeito descontraído, Maca também coloca no repertório canções próprias que vão no mesmo tom de banquinho e violão que consagrou a bossa .

No repertório, não vão faltar canções de João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, consagrados pelo movimento que surgiu no final da década de 50, na capital carioca, mas que contagiou o país inteiro, tornando-se em seguida um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo.

Serviço
Show de Bossa Nova, com o compositor, interprete e violonista Maca Maneschy. No Baiacool Jazz Club, toda quinta-feira, sempre a partir das 21h. Na Mundurucus, 1985, próximo à Dr. Moraes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Maca, não deixe de mencionar em suas entrevistas que uma dia você tocou nos Tremendões na época da Jovem Guarda.
Dodi.

Unknown disse...

Que interessante...
Fui procurar algo meu no google
e seu blog, por causa do sobrenome
me chamou a atenção.
Sou Cecília Fidelli - Sobrenome de
casada - www.ceciliafidelli.blogspot.com mas meu nome de solteira: Cecília
Maneski - cimaneski-poeta.blogspot.com
Gostei do seu Blog. Estou seguindo.
Quando tiver oportunidade,
visite os meus também.
Muita paz e poesia em sua vida.

Ci.