4.2.10

Mestres paraenses da cultura popular e carimbó de Santarém Novo são premiados pelo Minc

O Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural - Ministério da Cultura (SID/MinC) divulgou, ontem, o resultado do Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Dona Izabel.

Na região norte, dos seis mestres selecionados, dois são do Amapá, Josefa Pereira Lau, a dona Zezinha e Joaquina da Silva Jacarandá, dona Joça, um de Rondônia, Orlando Gomes Marques e três são do Pará, Raimundo Farias de Souza, o Compadre Socó, Bento de Trindade Alves, o Mestre Bento e Damasceno Gregório dos Santos, o Mestre Damasceno, do Marajó.

Além deles, a Irmandade de Carimbó de São Benedito, do município de Santarém Novo, também recebeu prêmio no concurso pelo trabalho cultural desenvolvido junto à comunidade local. O grupo participa todos os anos das Festividades de Carimbó de São Benedito, realizadas de 21 a 31 de dezembro, em Santarém Novo, e no mês de dezembro, do Fest Rimbó, do Encontro de Mestres de Carimbó e da Oficina de Saberes e Fazeres Carimbó.

As iniciativas vieram de todo o país, sendo assim distribuídas: 51% da região Nordeste, 30% do Sudeste, 8% do Sul, 7% do Norte e 4% do Centro-Oeste. Em relação à categoria, 1.159 projetos foram de mestres; 872 de integrantes de grupos/comunidades informais e 277 de integrantes de grupos/comunidades formais.

A premiação é uma ação de reconhecimento nacional que fortalece a luta pelo registro do carimbó como patrimônio imaterial do Brasil, uma luta que teve início em Santarém Novo em 2005 e que vem conquistando cada vez mais visibilidade e respeito em todo o país.

De acordo com Isaac Loureiro, um dos coordenadores da campanha, o prêmio vem em um momento importante para a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, que aguarda a conclusão do inventário sobre o carimbó paraense, realizado pelo IPHAN Regional e pela SECULT, para ter uma decisão final do MINC sobre o pedido de registro como patrimônio imaterial.

“Queremos agradecer a todos nossos parceiros e aliados nesse processo, nossos mestres e mestras, nossa comunidade e todos que tem nos apoiado ao longo dessa caminhada. Esse é um prêmio que pertence a todos nós”, festeja Isaac.

Nenhum comentário: