16.2.10

Desaba forro de gesso da entrada do Theatro da Paz

Era para ser uma semana comemorativa de seus 132 anos, completados ontem, dia 15 de fevereiro.

Mas ao invés de um concerto musical, que aconteceria nesta quinta-feira, nosso Theatro da Paz vai precisar antes consertar o estrago ocorrido na manhã desta terça-feira, 16.

Caiu uma parte do forro de gesso que ficava localizado na entrada do Theatro da Paz (Foto: Keilon Feio).

A notícia foi divulgada pela Secult, no início da tarde desta terça-feira e deixou todos tristes e preocupados em Belém.

Uma das principais causas, pode ter sido a forte chuva que caíu sobre a cidade no ultimo final de semana e que até ontem ainda riscou a paisagem carnavalesca de Belém.

Mas não só a chuva, nossa velha e habitual conhecida. Com o acidente seria bom voltar à velha discussão sobre o trânsito intenso de veículos pesados ao redor e ainda ao barulho exagerado de trios e outros carros de sons no seu entorno. Tudo isso acaba abalando a estrutura de um de nossos maiores patrimônios históricos e culturais.

No Twitter não se fala em outra coisa. Há declarações de indignação e protestos. Não é para menos. O secular Theatro da Paz é um ícone da arquitetura e da cultura paraense.

A Secretaria de Estado de Cultura informou, por meio de sua Assessoria de Comunicação, que a parte que caiu é referente ao forro de gesso colocado na reforma feita em 2002 e que não compõe a parte histórica do Theatro da Paz.

De acordo com a Secult, o Departamento de Patrimônio do Governo foi acionado e enviou uma equipe técnica para avaliar a situação. O laudo, porém, ainda não foi divulgado.

Sem saber ainda como explicar, a Secult diz que a manutenção da estrutura do local é feita, mensalmente, incluindo a descupinização, realizada por uma empresa especializada.

“Informamos que assim que a Secult tiver acesso ao laudo do Departamento de Patrimônio, este deverá ser divulgado oportunamente. Após a avaliação técnica do patrimônio, a administração do Theatro deverá fazer a recomposição do material danificado o mais breve possível”, diz o informe enviado à imprensa.

Fonte: Holofote Virtual com informações da Secult – Assessoria de Imprensa

Um comentário:

te ribeiro disse...

isso que dá trio eletrico e outras aglomerações sonoras juramentadas nas imediações do teatro, a cidade está entregue aos ignorantes,
valeu a matéria, lu,
aquele abraço