3.2.10

Odivelas treina e se prepara pra quando o carnaval chegar

Em São Caetano de Odivelas, os finais de semana já estão sendo animados pelo arrastão de vários blocos carnavalescos.

Durante a semana momesca, porém, o ponto alto está sendo agendado para Terça-Feira Gorda, quando a Associação Mestre Bené colocará nas ruas o Arrastão do Boi Faceiro.

Misturando elementos do carnaval aos personagens e os ritmos dos bois de máscaras, a festa torna São Caetano de Odivelas um lugar singular para se passar este período do ano.

No Arrastão do Boi Faceiro, os mascarados e cabeçudos típicos do folclore de São Caetano de Odivelas circulam entre os foliões dos blocos, cantam e dançam arrastando toda a população e os turistaspara a orla da cidade.

As comemorações carnavalescas abriram espaço, há cinco, para os tradicionais bois de máscaras e seus cabeçudos, buchudos e pirrôs. “Quem visitar São Caetano de Odivelas, terá a oportunidade viver o melhor do carnaval de rua”, diz Rondi Palha, um dos idealizadores da participação dos “bois” no carnaval.

Depois disso, os blocos Bloculhão, Caranguejo Elétrico, Bloco das Gatinhas, Bloco das Lacraias, Bloco do Beija Flor e o Bloco Cantinão nunca mais foram os mesmos. Com tanta festa, o carnaval do município já ganhou destaque na lista dos carnavais mais bonitos e tradicionais do interior do Estado.

O objetivo da iniciativa, segundo ele, é valorizar e priorizar o tradicional carnaval de rua, ao mesmo tempo em que são mantidos e difundidos elementos da cultura popular em miscelânea de cores, ritmos e, principalmente alegria.

Em São Caetano, ninguém se guarda, mas treina e muito para quando o carnaval chegar. Por isso, desde o último final de semana que os arrastões já estão indo às ruas. E neste final de semana, 06 e 07, tem mais.

Além dos blocos e do boi de máscara, o CARNAODIVELAS conta ainda com as bandas centenárias Rodrigues dos Santos e Milícia Odivelense, que se revezam na missão de animar os foliões ao som de marchinhas, de frevo e das músicas de boi (marcha de boi e samba de boi).

“Haverá, ainda, a escolha da Musa do Carnaval, Musa Mirim, Musa Gay e na terça tem o encontro dos blocos. Em todos os dias tem arrastão de blocos pelas ruas ao som das bandas carnavalescas”, diz Rondi.

Mais para dentro do município, nas comunidades, destacam-se as folias que acontecem nas vilas Ponta Bom Jesus, com o Bloco da Cobra; Vila de São João dos Ramos, com o arrastão do Caranguejo Louco e Santa Maria da Barreta. Todas elas, fazem aquecimento para o Arrastão do Boi Faceiro, nos arrastões que rolam na cidade em plena segunda-feira gorda.

Nenhum comentário: