1.2.10

Arte indígena Tembé em exposição no IAP

Na última quarta-feira, 28, os corredores do IAP – Instituto de Arte do Pará - ganharam cores e grafismos indígenas com a abertura da exposição “Formas e Cores da Cultura dos Tembés”.

A inauguração contou ainda, com a visita ilustre de índios da comunidade Tembé, que estavam presentes e apresentaram um ritual para o público presente.

A mostra reúne telas, objetos e artesanato produzidos pelos índios, na aldeia Teko Haw, localizada à margem esquerda do rio Gurupi, na divisa do Pará com o Maranhão.

A exposição é resultado de um projeto idealizado pelo artista plástico Edvaldo Ferreira e realizado pelo Instituto Goethe, através da Casa de Estudos Germânicos.

Em setembro do ano passado, Edvaldo ministrou na aldeia uma oficina de grafismo, reunindo cerca de 20 indígenas.

“Essa é a primeira vez que esses índios estão produzindo telas”, destaca o coordenador cultural da Casa de Estudos Germânicos, Sigard Jennerjahn, acrescentando que, na verdade, o projeto possibilitou o encontro de práticas e a troca de experiências entre o artista e os indígenas.

Sigard Jennerjahn explica que, ao redor de todo o mundo, o Instituto Goethe trabalha com cultura e desenvolvimento, por isso não se restringe apenas à divulgação da cultura alemã. Um exemplo disso foi a montagem de “A Ópera Amazônica”, de Joachim Bernauer, produzida em conjunto com o povo Yanomami.

Além da exposição, já são visíveis outros resultados do projeto realizado com os Tembé.

As imagens da oficina e da exposição irão compor um livro didático, produzido pela Secretaria de Estado de Educação (Secult).

A obra será usada no programa de educação indígena. Existe ainda o interesse de levar a exposição ao Museu Antropológico de Berlim, embora ainda sem data confirmada.

A exposição, que tem apoio da Funai, poderá ser visitada de segunda a sexta, de 8h às 14h, na sede do IAP, até o dia 5 de março, com entrada franca.

Fonte: Holofote Virtual com informações da Assessoria de Comunicação do IAP

Nenhum comentário: