28.1.11

Projeto da Unama recebe fotos e poemas contra a violência urbana

O maior objetivo do projeto Amor Por Belém é combater a violência urbana através da arte e da refexão.  E todos que quiserem poderão participar da programação. Basta enviar para a Unama fotografias e poemas que retratem o tema. Os trabalhos selecionados serão expostos no Varal de Poesia e Fotografia Denúncia que ira acontecer entre os dias 07 e 28 de fevereiro.

Organizada pela Casa da Memória da UNAMA, com o apoio de estudantes de Letras, Comunicação e Artes Visuais, a programação faz parte de um conjunto de ações que serão desenvolvidas pelo projeto “Amor Por Belém”, criado pelo Núcleo Cultural da universidade.

A idéia é realizar debates abertos à comunidade, a fim de promover reflexões e ações educativas que possam contribuir para conscientização e preservação do patrimônio cultural, dos bens culturais móveis e imóveis de Belém. 

De acordo com o regulamento, as fotografias não precisam ser necessariamente de fotógrafos profissionais, mas sim, principalmente, de qualquer amador que tenha um olhar atento e comprometido com a cidade. Ao denunciar, em foto, a agressão que a cidade sofre, todos podem manifesta seu amor por Belém e ajudar a combater a violência.

Os poemas também podem ser enviados por qualquer pessoa, a fim de utilizar a palavra poética para denunciar a agressão que se dá em relação às diversas manifestações e bens culturais da cidade. 

“Quem sabe você não tem um poema assim, guardado na gaveta ? Vamos manifestar o nosso AMOR por BELÉM, participando desta ação para debater o tema proposto numa abordagem crítica, educativa e de interlocução com diversos segmentos da sociedade, intervindo, de forma positiva por meio da linguagem da fotografia e da poética”, diz a professora Célia Jacob, do Núcleo Cultural.

Além do varal também está previsto a realização de palestras, debates e visitas monitoradas por museus e igrejas de Belém. A abertura do projeto será no dia 07, às 19h, no Auditório David Mufarrej, conta com a apresentação do Coro Cênico e palestra de João de Jesus Paes Loureiro, que abordará “O conceito de amor por Belém e pelo seu patrimônio cultural e arquitetônico, diante da escalada da violência urbana. O compromisso da Universidade”. 

Mais informações de como participar, podem ser obtidas pelo telefone (91) 4009-3024 ou pelo e-mail casadamemoria@unama.br.

(com informações do Núcleo Cultural da Unama)

Nenhum comentário: