10.3.11

Espetáculo coloca a monarquia decadente em cena

“NoTrono”retrata o cotidiano de Babaneiralle, um reino não muito distante da nossa realidade, chefiado por um monarca um tanto excêntrico, e onde vive uma população pobre, analfabeta e prestes a causar uma tardia revolução. A corte, decadente, perdera seus bens e até seu palácio real, transferindo-se para a segunda residência mais ”luxuosa” do país: o bordel. 

Este é o panorama de Babaneiralle, o fictício país que os alunos do Curso Técnico de Formação em Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA vem retratar em “NoTrono”, que volta ao palco do Teatro Cláudio Barradas de 18 a 20 de março, sempre às 20h.

A montagem dos alunos da ETDUFPA é pontuada com humor e sarcasmo. Livre adaptação de “O Palácio dos Urubus”, do dramaturgo Ricardo Meirelles Vieira, retrata o cotidiano do Rei Navarro e a corte que freqüenta o palácio, e mostra a cômica realidade do país decadente e de uma monarquia que se preocupa com seus próprios interesses enquanto a população padece, já que o monarca costuma se orgulhar de oferecer circo semanalmente e pão anualmente à analfabeta população de Babaneiralle.

O bom humor foi de fundamental importância para a comicidade da peça: “durante os meses de ensaio a turma ria das próprias dificuldades, e no fim, ríamos nas coxias das nossas próprias cenas – e palhaçadas – e isto foi muito importante para este resultado final. Nos divertimos muito com o NoTrono, e isto faz com que o público se sinta parte de Babaneiralle e se empolgue e divirta junto com a gente”, analisa Fábio Lima, ator que interpreta o hilário Pemenna, capacho do rei.

Sob a direção de Marluce Oliveira e Patrícia Pinheiro, a montagem ganhou uma dinâmica própria, fazendo com que o público não desmonte o sorriso nem nas cenas mais dramáticas. “É com muito humor que o conteúdo político do enredo se revela e desenvolve o surpreendente final”, revela Marluce.

Com a primeira temporada realizada em dezembro, “NoTrono” conseguiu conquistar público, crítica e professores com uma peça leve, divertida e crítica; e agora, com o elenco de atores-alunos mais afiado que nunca, o que se espera é muito mais diversão. A peça é um trabalho que ultrapassa as pesquisas dentro do curso e leva até o público da cidade um trabalho de qualidade desenvolvido dentro da UFPA por alunos dos cursos de ator, cenografia e figurino.

Serviço
Espetáculo “NoTrono”, de 18 à 20 de março (sexta à domingo), sempre às 20h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (R. Jerônimo Pimentel, esquina com a R. Dom Romualdo de Seixas – Umarizal). Ingressos a R$ 10,00. Informações: 8292.8567 – 8250.5966.

Nenhum comentário: