23.3.11

Espetáculos, debate político e cortejo para marcar o Dia do Teatro e do Circo em Belém

Catolé e Caraminguás, do In Bust
 Nos dias que antecedem a comemoração pelo Dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo, festejados no próximo domingo, 27, a capital paraense entra em sintonia com o resto do país, onde artistas de todas as regiões estão mobilizados para uma grande manifestação política e artística em prol destas duas linguagens. 

Em Belém tem sessão solene na Câmara dos Vereadores, com debate em torno das políticas públicas, e também cortejo cênico, além de vários espetáculos em cartaz. 

Para o esquenta artístico, nesta quinta-feira, 24, tem projeto Quinta Cultural do Banco da Amazônia, que retorna a programação deste ano, com a apresentação dos Palhaços Trovadores e do In Bust – Teatro com Bonecos. Ambos, respectivamente, mostrarão ao público “O Menor espetáculo da Terra” e “Catolé e Caraminguás”, este último com novidades no elenco.

Os espetáculos correspondem às produções mais recentes dos dois grupos, ambos com mais de 10 anos de atuação. Em O Menor Espetáculo da Terra, Os Palhaços Trovadores mesclam a linguagem do clown e do teatro de formas animadas e ainda ganham direção do bonequeiro e cenógrafo do In Bust, Aníbal Pacha, que aliás também estará em cena no espetáuclo Catolé e Caraminguás. Tudo a partir das 18h30, na sede da instituição (Av. Presidente Vargas), com ingresso 2 kg de alimento não perecível.

Ronalda, Andreia e Maíra, as Vampis
Estreia - Na sexta-feira, 25, tem estreia de espetáculo.

“Prelúdio das Vampis” é uma comédia pra matar a gente de rir, com a impagável Ronalda Salgado em cena, ao lado das também excelentes Andreia Rezende e Maíra Monteiro. 

Juntas elas formam, respectivamente, o trio de vampis Kaliope Rivas, Mary Reggae Apple e Calcúrnia Absalém, três vampiras que apesar da vida eterna não conseguem se manter jovens e buscam a todo custo descobrir a fórmula da juventude.

O espetáculo é da Cia. Tragiocômica, tem texto de Edna Cabral, direção de Cláudio Melo e produção de Zezé Caxiado. No elenco temos ainda André Reis que faz duas personagens, um pastor e um Tuareg, além do menino Luan PInheiro, que é um entregador de bebidas que cai nas garras das vampis. Fica em cartaz de sexta a domingo, no Teatro Cláudio Barradas. Informações pelo 8134.7719.

"Red Bag", últimas apresentações
Sexta e sábado - Outra boa dica é chegar no Estúdio Reator (Trav. 14 de Abril, 1053), na sexta, 25, ou no sábado, 26, para conferir as últimas apresentações (21h30) da temporada de “Red Bag".

Aliás neste final de semana o espaço traz, ainda, um bazar de discos raros que pertencem a ninguém nada menos que Léo Bitar, um dos maiores colecionadores da cidade e autor de diversas trilhas de espetáculos teatrais paraenses.

Mais recentemente ele assinou a trilha de “À Sombra de dom Quixote”, do Coletivo Miasombra, do próprio Red Bag e foi consultor para “Morgue Insano and Cool”, que voltará em breve em cartaz, além do show Invento, da cantora Sônia Nascimento. Informações pelo telefone 8112.8497.

No sábado, 26, o Clube do Livro da Saraiva rende suas homenagens também, trazendo ao público um bate papo sobre teatro e circo em Belém, com participação de Paulo Ricardo Nascimento, da In Bust e Virginia Abasto, do Coletivo Vida de Circo.

A programação conta, ainda, com a performance teatral da Cia. de Teatro Madalenas: Um Anjo em Minha Sala, com o ator Flavio Furtado; Leituras dramáticas das obras de Shakespeare e intervenções com o pessoal do GETEM- Grupo Experimental de Teatro em Miniatura. Mas tem muito mais. Melhores informações: 3241-5878.

Nos tempos da Escola Circo
Domingo – Já no domingo, dia 27, começa com um cortejo sairá da Praça da Trindade, às 9h, em direção à Praça da República, com objetivo de chamar atenção do público para um dos setores artísticos mais produtivos do estado, o teatro, além de apresentar a nova mobilização em torno da arte circense, com o movimento "Vida de Circo”, ao qual desejo vida longa.

Falando nisso, entre 1997 e 2004, subsidiada pela prefeitura de Edmilson Rodrigues, a Escola Circo deu uma gás à arte circense na cidade, além de ser um projeto social relevante para crianças e adolescentes, mas a iniciativa não teve continuidade na gestão que veio depois e ainda permanece no poder, uma pena. Será que o ex-prefeito, eleito agora deputado estadual não se interessaria em rever o projeto?

"Como se fosse... " na Casa da Atriz.
A outra pedida do domingo é à noite, a partir das 20h, na Casa da Atriz, que apresenta “Como se fosse...”, uma celebração ao teatro e ao primeiro ano de intensas atividades do espaço e suas parcerias de amor à arte. 

Inaugurada em abril do ano passado, com o espetáculo A Troca e a Tarefa, que comemorava os 25 anos de carreira da atriz Yeyé Porto, em um ano de atividades a Casa já produziu três espetáculos, sete edições do Curta a Cena – mostra performática, além das Leituras Dramáticas, que acontecem mensalmente.

A encenação deste domingo foi criada pela diretora e professora de teatro Wlad Lima, da ETDUFPA parte do texto de Hudson Andrade, que também está em cena. A idéia é mostrar ao público, o teatro que ele normalmente não vê.

Então dos bastidores à cena, será revelada a intimidade do camarim com suas manias e pequenas mesquinharias, a luz e o cenário, maquiagem, figurinos e as emoções dos atores, algumas contraditórias, outras sufocadas. Todas intensas. O espetáculo conta também com assistência de direção de Yeyé Porto e Leoci Medeiros, que também está no elenco.Informações: 8199.1322.

Encontro municipal de teatro, no IAP
Políticas públicas - Já o esquenta político também começa na quinta-feira, 24, a partir das 15h, quando acontecerá na Câmara dos Vereadores sessão solene em homenagem ao Dia Mundial do Teatro. 

A mesa será formada por representante do Fórum Livre Permanente de Teatro do Pará; da FESAT – Federação de Teatro do Pará e da FACES – Federação de Artes Cênicas Estadual; da Escola de Teatro e Dança da UFPA, UNIPOP, da SEMMA – Secretaria de Meio Ambiente do Município e da FUMBEL –Fundação Cultural de Belém.

A ação é fruto da participação do vereador Marquinho, representante da câmara, no Encontro Municipal de Teatro, que aconteceu logo depois do carnaval, no Instituto de Artes do Pará. O movimento Vida de Circo também estará representado na sessão solene.

Além das devidas homenagens, este será igualmente um momento para se apresentar aos vereadores e demais participantes da sessão, a Carta de Belém redigida no Encontro Municipal, assim como do Projeto de Lei para a criação da Secretaria Municipal de Cultura, uma proposta do próprio vereador.

Fórum Livre reunido em busca de uma política para o teatro
Conselho – Enquanto o novelo municipal começa a se desenrolar, no âmbito estadual a notícia é outra. O Conselho Estadual de Cultura, instrumento democrático empossado em 2010, acaba de ter seu processo anulado pela Secretaria Estadual de Cultura. 

A ação já era esperada, de acordo com alguns articuladores do Fórum Livre Permanente de Teatro do Pará, levando em consideração a forma com que os membros anteriores foram nomeados, bem no final do último governo.

Os novos representantes do poder público, ligados a cultura, inclusive já foram renomeados como se pode conferir aqui . Mas os representantes da sociedade civil deverão passar por um novo e longo processo de inscrição e indicações.

O Fórum de Teatro deve, no entanto, se manifestar, solicitando maiores esclarecimentos, pois como sociedade civil indicou nomes escolhidos em processo democrático, enviando todos os documentos exigidos pelo Edital Público de Convocação vigente, o que exigiu de todos os envolvidos tempo e dedicação, num processo longo, com assembléias e muita discussão.

Um comentário:

Cia Madalenas disse...

Oi Lu,ainda bem que existem profissionais como você, srta. A categorial teatral de abraça neste momento tão importante pra nós.

Beijos.