28.3.11

Produção teatral utiliza internet para aguçar a curiosidade do público antes da estreia

Em 1908, o Jornal do Brasil estampava a triste notícia. “Morreu em casa, no bairro carioca do Cosme Velho, o escritor Joaquim Maria Machado de Assis, vítima de arteriosclerose. Sofrendo de epilepsia, aliada a problemas nervosos, estava em depressão profunda desde a morte da sua esposa, Carolina, três anos antes”. 

Em Belém, o espetáculo do Coletivo Parla Palco estreia, no dia 08 de abril, com um mote bastante abusado. E diz que, ao contrário do que todos sempre souberam, Machado de Assis, o mestre das Letras Nacionais, teria sido, na verdade, assassinado. E tudo indica que o algoz foi um de seus personagens.

Mas por quê? O Assassinato de Machado de Assis, texto de Carlos Correia Santos, traz no elenco Gustavo Saraiva, Márcio Mourão e Tiago de Pinho e conta com a direção de Luiz Fernando Vaz.

Enquanto se aguarda a estreia, nas mídias sociais alimenta-se o suspense em torno de peça. É por onde os personagens machadianos trocam farpas e acusações em um blog. Helena, Capitu, Bacamarte e Brás Cubas já deixaram lá suas opiniões.

Já o assassino usa twitter e, valendo-se do anonimato da internet, faz chacotas e dá pistas (falsas ou verdadeiras) sobre o chocante delito. Para acompanhar, acesse o blog e no twitter, adicione @assassinmachado 

Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, Macahdo de Assis foi o fundador da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, instituição que presidiu de 28 de janeiro de 1879 até o fim da vida.

No cinquentenário de sua morte, o presidente da República Juscelino Kubitschek declarou do domínio público a totalidade das obras de Machado de Assis. E encomendou ao Ministério da Educação a publicação de uma edição comemorativa e popular em sua homenagem.

Em 2008, pelas comemorações do centenário de sua morte, o Ministério da Educação criou um site para tornar acessível a todos a obra completa do escritor. Para saber mais, clique aqui.

Serviço
"O Assassinato de Machado de Assis". Estreia no dia 08 de abril, no Teatro Cláudio Barradas, às 20h - Rua Jerônimo Pimentel, próx. Dom Romualdo de Seixas.

Nenhum comentário: