Contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança – Circulação/2011, o projeto “Cênica Corporal Uma” chega a Belém com a dança instalação móvel “Figuras Transitórias/Figuras Caminhantes”, resultado do trabalho desenvolvido por Francisco Rider, artista independente, nascido em Manaus, Amazonas. Com produção local da Produtores Criativos, o projeto vai realizar também debate e ação de convivência com artistas locais sobre a pesquisa corporal do ator e seu processo de criação.
Construído a partir do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança, em 2007, o projeto agora mais uma vez premiado, está em circulação pelo país, provocando o encontro entre o intérprete, o público e o espaço urbano. As intervenções vão acontecer de 3 a 7, entre a Praça da República em um roteiro que vai da Praça da República ao Ver o Peso, sempre a partir das 9h30. Tendo como espaço a Casa da Linguagem, o debate só acontecerá no dia 6 de julho, aberto ao público, mas a convivência já inicia nesta segunda-feira e os interessados ainda podem se inscrever. No final desta matéria, você confere os detalhes da programação.
As ações do Cênica Corporal Uma são baseadas nos fundamentos teórico-práticos desenvolvidos por Francisco Rider, durante dez anos em que ele viveu e trabalhou na cidade de Nova York, entre 1996 e 2006-EUA, destacando-se dentro da organização Movement Research e na Trisha Brown School. Trata-se de uma síntese de pesquisas e experimentações baseadas em práticas corporais, como a contact improvisation, o teatro físico, a improvisação, o movimento autêntico, a dança moderna e pós-moderna norte-americana, e de algumas abordagens somáticas, a partir da yoga, body-Mind Centering, Técnica de Alexander e Klein technique.
Através da obra Figuras Transitórias/Figuras Caminhantes, Rider e sua equipe proporcionam ao espectador mais do que um espetáculo, abrindo-lhe possibilidades inúmeras para se vivenciar o fenômeno artístico que pode estar em qualquer esquina da cidade e em meio às atividades cotidianas da rua. Ao mesmo tempo em que tudo é visível aos que caminham e transitam nesse
ambiente, a performance traz vendedores ambulantes e ações comuns que
muitas vezes passam despercebidas, em meio ao público circulante. É por tanto, uma performance, dança, teatro, arte visual, música, que juntos evidenciam a polifonia humana visual sonora, unindo o ambiente urbano à partitura coreográfica e à instalação artistica, com seus dispositivos sonoros imagéticos.
O Uma tem na trajetória inúmeros outros trabalhos premiados que também são resultado da pesquisa do ator, como o “Verde Banguelo/Alteração” (Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2009) e “BloCorpo” (Rumos Dança 2009/10 do Instituto Cultural Itaú de São Paulo). Francisco também já levou suas obras para fora do país, como o Love collection, a apresentado no Danspace-Saint Mark’ s Church - NYC – 2006; Reservoir, mostrado na histórica Judson Memorial Church – NYC – 2004 e The Amazon Invention, em Judson Church e no Performance Space 122 – NYC – 1997.
PROGRAMAÇÃO
Ação Convivência - inicia nesta segunda-feira, 02, será realizada até dia 06, sempre das 14h30 às 17h30, na Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31).
Francisco Rider fará um trabalho cênico corporal para artistas, amadores ou profissionais, que tenham tem pelo menos um ano de experiência na área artística, em dança, teatro, circo, performance, música, street dance, capoeira, artes visuais ou plásticas. Para participar tem que ter idade mínima de 16 anos.
Inscrições pelo email produtorescriativos@gmail.com (Nome, Profissão/Função artística e carta de intenção) ou na Casa da Linguagem, com a equipe da Produtores Criativos (Av. Nazaré, 31).
Diálogo – nesta ação o projeto traz para um debate com artistas locais o seu processo de construção e a relação entre arte/social/política/visibilidade/ invisibilidade social. Em Belém, a conversa será mediada pelo Prof. Dr. Paulo Paixão, em colaboração com a equipe do Projeto Uma, no dia 06 de julho às 18h, na Casa da Linguagem (Av. Nazaré, 31). Entrada franca (não é necessário inscrição).
Intervenções urbanas - "Figuras Transitórias / Figuras Caminhantes -Projeto Circular", vai estar de 03 a 07 de julho, às 09h30, se deslocando da Praça da República ao Ver-o-Peso.
Veja o roteiro – julho
- Terça-feira, 03 – Praça da República, calçada de confluência da Presidente Vargas, Assis de Vasconcelos e Serzedelo Correa.
- Quarta-feira, 04 – Praça da República, calçada Presidente Vargas com a Riachuelo.
- Quinta-feira, 05 – Calçada em frente ao Banco do Brasil (Av. Presidente Vargas, 230, Entre 28 de setembro e Santo Antônio.
- Sexta-feira, 06 – Espaço da Palmeira, Senador Manoel Barata, entre Frutuoso Guimarães e Padre Prudêncio.
- Sábado, 07– Feira do Ver-o-Peso, em frente ao Solar da Beira.
Serviço
Projeto Cênica Corporal Uma(Manaus/AM). Direção artística: Francisco Rider. Criação e Performers: DamaresD`Arc ou Francisco Rider. Videomaker: Ednaldo Passos. Diretor técnico: Diego Batista em colaboração com Jorge. Produção Local: Produtores Criativos. Informações: (91) 8198.9394 (tim) / 8805.0595 (oi) / 9111.2076 (vivo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário