25.7.12

Geração "Rock Brasília" na tela do Cine Estação

O Cine Estação das Docas exibe o documentário “Rock Brasília - Era de Ouro”, com imagens de arquivo filmadas por Vladimir Carvalho desde o fim da década de 70 até os anos 2000. O filme estreia nesta quinta, 26 de julho, às 18h e 20h30. No sábado (28), a sessão acontece excepcionalmente às 19h. Isso porque após a sessão, haverá apresentação da banda Tomarock com músicas do Legião Urbana e outros hits do Rock Brasil 80. 

Como a geração dos jovens de Brasília dos anos 80, filhos de profissionais liberais cheios de utopia que se mudaram para a capital federal nos anos 60, mudou os rumos da música brasileira? 

Nesta terceira parte de uma trilogia sobre a formação histórica, política e cultural de Brasília – as outras são “Conterrâneos Velhos de Guerra” (1991) e “Barra 68” (2000) –, o cineasta Vladimir Carvalho investiga as origens das grandes bandas de rock que tomaram de assalto o cenário musical brasileiro a partir de 1980, como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Paralamas do Sucesso e outras.

Uma história feita de depoimentos reveladores dos grandes protagonistas do período: Renato Russo (em imagens raras e inéditas), Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, os irmãos Fê e Flávio Lemos e Philippe Seabra, além dos artistas que se aproximaram dessa turma, como Caetano Veloso. 

Uma história pontuada por momentos inesquecíveis, como o quebra-quebra no show do Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha em junho de 1988; e o show do Capital Inicial na Esplanada dos Ministérios em 2008, com Dinho cantando a música do colega Renato Russo: "Que País É Esse?". A história de um sonho que segue de perto a grande utopia que foi a própria construção de Brasília e da transferência da capital para o planalto central. 

O diretor - Um dos maiores documentaristas do Brasil, Vladimir Carvalho nasceu em Itabaiana, Paraíba. Em Salvador, é colega de turma de Caetano Veloso na faculdade de Filosofia nos anos 60, e torna-se um dos mais ativos membros da UNE (União Nacional dos Estudantes). 

Toma parte na vertente documentarista do Cinema Novo, ao lado de seus amigos Glauber Rocha e Orlando Senna. Em 1964, é diretor-assistente de Eduardo Coutinho em “Cabra Marcado para Morrer”, considerado por muitos críticos o melhor documentário brasileiro de todos os tempos. Em 1971, seu filme “O País de São Saruê” é retirado do Festival de Brasília pela censura federal. 

Após inúmeros filmes na década de 80, ele lança em 1990 “Conterrâneos Velhos de Guerra”, com depoimentos dos trabalhadores nordestinos que construíram a nova capital federal, consagrado como Melhor Filme no Festival de Brasília. Em 2000, é a vez de “Barra 68”, sobre a resistência da UnB durante o período militar. 

“O Engenho de Zé Lins” sobre a vida e obra do escritor José Lins do Rego, foi lançado em 2006. Depois de “Conterrâneos Velhos de Guerra” e “Barra 68”, “Rock Brasília” encerra a trilogia sobre a história da capital federal.

Rock Brasília - Era de Ouro Documentário. Duração: 111 min. Com Renato Russo, Herbert Vianna, Bi Ribeiro, Dinho Ouro Preto, Caetano Veloso, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá. Direção: Vladimir Carvalho. Censura: 12 anos. Veja mais no yutube 

Sessões
Julho: 26 (quinta), às 18h e 20h30 27 (sexta), às 18h e 20h30 28 (sábado), excepcionalmente, às 19h. Após a sessão, apresentação de banda de rock com músicas do Legião Urbana. 29 (domingo), 10h, 18h e 20h30. Agosto: 5 (domingo): às 18h 16 (quinta-feira): às 20h30 17 (sexta-feira): às 18h Ingressos: R$ 8,00 (com meia-entrada para estudantes). Realização: OS Pará 2000, Secretaria de Estado de Cultura – Secult e Governo do Estado.

Nenhum comentário: