6.5.14

O carimbó original de Santarém Novo em questão

Os Quentes da Madrugada
Não se sabe ao certo quando surgiu o carimbó, mas é inquestionável o fato de que o ritmo é dominante no estado paraense, onde cada comunidade tem a sua forma particular de tocar e dançá-lo. “Os Quentes da Madrugada” que se apresenta no Sesc Boulevard  nesta quarta, 7, faz parte dessa história.

Formado por pescadores, lavradores e tiradores de caranguejo de Santarém Novo, “Os Quentes da Madrugada” fazem desse ritmo tradicional uma verdadeira construção sociocultural, relacionando tradições orais e religiosas. O grupo conduz o carimbó da Irmandade de São Benedito, instituição fundada há quase duzentos anos no município e que organiza uma das festividades mais tradicionais do Pará.

O conjunto já participou de vários festivais e ganhou diversos prêmios. Em 2004, foi aprovado pelo Petrobrás Cultural, sendo um dos quatro projetos patrocinados pelo programa. Agora, o grupo se prepara para uma temporada em São Paulo, mas antes disso traz ao Sesc Boulevard os sons produzidos pelos seus instrumentos de percussão, todos feitos artesanalmente por mestres locais.

Antes do show, a partir das 18h, haverá a roda de conversa "Saberes de Mestres: Devoção e diversão no carimbó de São Benedito de Santarém Novo", com os Mestres Dico Boi, Ticó e Sabá, além de Isaac Loureiro, Coordenador da Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro. A mediação ficará por conta de Felipe Cortez, produtor no documentário Pau e Corda: Histórias de Carimbó. 

A apresentação dos “Quentes da Madrugada” inicia às 19h30. Toda a programação tem entrada franca, com distribuição de ingressos a partir das 17h30, sendo uma iniciativa do Sesc Boulevard para incentivar o reconhecimento e valorização dos saberes e fazeres de quem vive as culturas tradicionais paraenses. 

Serviço
Roda de conversa "Saberes de Mestres: Devoção e diversão no carimbó de São Benedito de Santarém Novo" e show com Os Quentes da Madrugada. Nesta quarta-feira, 7, a partir das 18h. No Centro Cultural Sesc Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas). Entrada Franca, com distribuição de ingressos a partir das 17h30 na recepção do Sesc Boulevardhttps://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEhYr6s4tZy6IUuPq1LrNyqXtDhh-sK2rEd4_G-UMVE5q9Pv7_fVZeMRJFscEE6ukdT3DUgfLqKSox97fT7zw5EFCDpeO-jWVEogcGQGPEbeWf9ItkQtlALRI6lD4J4S49gCuaypQvBlG1Bv4fZXzU2OoNHpaQ=s0-d-e1-ft.

Nenhum comentário: