17.5.14

Obra circense em cartaz no Casarão do Boneco

O espetáculo mARESia é resultado da Bolsa de Criação e Experimentação do Instituto de Artes do Pará-2013, do grupo Projeto Vertigem. Neste sábado tem mais uma apresentação, às 19h, no Casarão do Boneco.

O Vertigem foi fundado em 2012, quando realizou seu primeiro espetáculo “ Te Vira! Tu não és de circo?”, contemplado com Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha-2011, desde então propõem experimentações com as artes circenses.

Na atual pesquisa, proposta pelas artistas Marina Trindade, Inaê Nascimento e Victoria Rapsodia, está presente a mistura de linguagens artísticas da dança, teatro, circo e percussão. O fio temático é a relação simbólica entre o arquétipo feminino e a água, a partir do estudo das mães d’água dos mitos afrobrasileiros, que carregam as características que compõe o estuário amazônico.

Assim, temos Oxum conduzindo nossos caudalosos rios rumo ao mar; Iemanjá que faz de nossos rios mares de água doce e; Nanã, reunindo essa mistura nos nossos extensos e lamacentos manguezais e várzeas, todas tornando o estuário amazônico um dos ambientes naturais mais férteis do mundo. As artistas mergulharam nas memórias, ancestralidade e identidade do feminino amazônico, trazendo de vivências nos ambientes de praia, mangue e canais da Ilha do Marajó, imagens que representam os ciclos de fecundidade, geração, fertilidade, morte, em um tom ritualístico que proporcionam ao público sensações que remetem aos a nosso dia-a-dia inundado pelas águas que nos cercam.



Para mais informações, acesse o teaser, os sites e o fb:


Serviço
Espetáculo mARESia. Neste sábado, 17, às 19h, no Casarão do Boneco - Av. 16 de Novembro, 815- Jurunas, entre Veiga Cabral e Pça Amazonas. Ingresso: R$ 10,00 (com meia entrada para estudantes).


Nenhum comentário: