27.5.14

Uma noite de Swing com a Amazônia Jazz Band

“Na Era do Swing” está de volta ao palco do Theatro da Paz, desta vez, com a participação especial dos bailarinos Fernando Alves e Luana Rodrigues. Nesta terça-feira, dia 27 de maio, às 20 horas. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro.

Esse mesmo concerto estreou no Theatro da Paz em março deste ano. O sucesso foi tão grande que ele está de volta, agora com a participação especial dos bailarinos Fernando Alves e Luana Rodrigues.

O repertório do concerto é composto por uma seleção extraídas das décadas de 30, 40 e 50 do século passado, conhecido como a Era do Swing, período em que o jazz se tornou o mais popular gênero musical dos Estados Unidos e se propagou em escala planetária.

Essa fase é tão importante e emblemática que sempre é revisitada. “Em seus 20 anos de existência, a AJB dedica todo um programa a esse repertório”, declara o maestro Nelson Neves, titular da AJB. “Foi necessário um trabalho especial nos ensaios para atingirmos o tipo de sonoridade que essas músicas exigem”, acrescenta.

Clássicos - Entre os autores e arranjadores, estrelas como Benny Goodman, Glenn Miller, Duke Ellington, Nelson Riddle e Johny Mercer. Entre as músicas, uma lista de clássicos absolutos, como “Moonlight Serenade”, “Take a Train”, “Blue Moon”, “The Shadow of Your Smile” e “Satin Doll”.

“Moonlight Serenade” é uma composição de Glenn Miller do ano de 1939 que devido ao seu imenso sucesso mundial, em 1991 foi introduzida no Hall da Fama do prêmio Grammy. É uma canção muito popular e comumente é usada em trilhas sonoras do cinema e da televisão, como o desenho Os Simpson, passando por “Star Trek - A Nova Geração”, de 1989. 

“Blue Moon” segue a mesma linha. Composta em 1934 por Richards Rodgers e Lorenz Hart, é do segmento canção balada e já foi gravada tanto no formato instrumental, quanto com voz e banda, por vários artistas como Elvis Presley e pela roqueira brasileira Rita Lee.

“É um programa de gala, uma rara oportunidade de ouvir esses temas que se tornaram eternos, por um grupo instrumental capaz de lhes fazer justiça. 

Em uma palavra: é imperdível”, ressalta João Augusto Ó de Almeida, gerente de música da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realizadora do evento juntamente com a Academia Paraense de Música. A promoção é do Governo do Estado.

Serviço
Amazônia Jazz Band apresenta o concerto “Na Era do Swing”, hoje, terça-feira, 27 de maio, às 20 horas, no Theatro da Paz. Entrada gratuita, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h, no dia do espetáculo. Informações: (91) 4009-8759.

(Texto e Fotos / Agência Pará)

Nenhum comentário: