1.12.15

"Cronistas" busca recursos pra chegar a São Paulo

O grupo iniciou campanha de financiamento coletivo para participar do programa Show Livre, exibido pela Tv Cultura de São Paulo. Para isso, precisa de R$ 4.750,00, que irão cobrir custos da viagem. A arrecadação, que traz recompensas pra quem colabora, está no site Kickante. Mas o grupo segue agora sem um de seus integrantes, o beat box Alonso Nugoli, que acaba de anunciar sua saída do projeto, pela redes sociais.

Um dos diferenciais do Cronistas da Rua sempre foi o trabalho híbrido, sério e de muito esforço, traduzindo seus beats em uma identidade musical de rimas com o sotaque paraense. Do rap ao jazz; do funk ao brega, da música eletrônica ao reggae.

Idealizado em 2011 por Dime Cronista, que logo fechou parceria com Alonso Nugoli, o grupo nasceu com vontade de propor novas ideias na cena rap do Estado, traduzindo vivências em arte e poesia. Tudo isso, porém, não foi mais forte e um dos integrantes agora deixa o grupo. Em nota de esclarecimento publicada nesta segunda-feira, 30 de novembro, em sua página no Facebook, Alonso Nugoli  disse que está iniciando uma nova fase. 

“Venho, através desta, esclarecer que estou oficialmente saindo dos Cronistas da Rua por estar atravessando uma nova fase em minha vida, preciso de dedicação total, e por escolha própria resolvi não interferir nos compromissos da banda. Espero compreensão de todos”, escreveu o artista.

A saída dele do grupo foi lamentada por  fãs, produtores e músicos, inclusive pelo parceiro Dime França. “Ele é super talentoso, mas foi preciso isso, eu estava muito sobrecarregado”, disse o rap referindo-se a falta de tempo do amigo. 

“Os motivos da minha saída foram escolha própria, não tenho muito a dizer”, explica Nugoli. "Estou fora de qualquer atividade ligada ao grupo, pois tenho dois empregos para me manter e o grupo não tava suprindo minhas necessidades”, complementa.

O Beat Box, porém, afirma não desistiu da carreira artistas. “Não to desistindo, pelo contrário, quero continuar a fazer arte honesta. Estou focado num trabalho com um grupo instrumental, o Quinteto de Sax do Conservatório Carlos Gomes”, supreende Nugoli.

É uma pena mesmo a saída de Nugoli, mas como o show não pode acabar, “logo menos vamos apresentar um novo membro. O projeto continua, foram ritmos diferentes de trabalho”, explica Dime França, que já conta oficialmente no grupo, com a experiência do DJ e produtor Pro.efx, que acompanha o "Cronistas da Rua" desde o inicio da carreira. .

Rap paraense em programa nacional

Com dois CDs lançados (“Tekoha” – 2014/ DDD91 – 2015), produção de clipes e uma distribuição musical orgânica pela web, o grupo tem feito apresentações próprias e atraído a parceria de diversos coletivos artisticos. Vem se destacando  na cena rap paraense e nacional, participando de eventos de música, como o Meeting of Favela (maior evento de grafite da América Latina); Planet Rap, Festival de Sound System Dubatak (RJ), entre outros.  

Já participou do Terruá Pará 2013 e recebeu uma das mais importantes premiações da cultura brasileira “Melhor Projeto Especial”, na categoria Música Popular, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. 

A entrevista no Estúdio Show Livre da Tv Cultura da São Paulo pode ser a bola dentro para o grupo se fortalecer no cenário nacional. O novo trabalho “Discagem Direta a Distância (DDD 91)” e a carreira crescente do grupo atraiu o interesse dos produtores do Estúdio Livre. “Recebemos um retorno bem legal da produção por conta do disco novo, por isso precisamos desse financiamento”, explica Dime. 

Para colaborar na campanha, até dia 30 de janeiro de 2016, acesse o link AQUI.

DDD 91 - Contemplado pelo Prêmio Projetos Artísticos do Programa de Incentivo e Fomento à Arte e à Cultura – Seiva, da Fundação Cultural do Pará (FCP), o CD “DDD91”saiu pelo selo Na Music e produção de Bruno Habib, com participações especiais dos músicos Márcio Jardim, Nazaco, Rafael Azevedo, Xareú, Pedro Villanueva, Ed Guerreiro, Léo Chermont, Marcel Barreto, Roguesi, Nanna Reis, Adriana Cavalcante, Ramonzin, Príamo Brandão, WcBeats, Mr. Break e Dário.

Gravado no Studio Oca, em Belém, o disco traz dez canções de Dime Cronista (vocal) e Alonso Nugoli (beat box), num diálogo entre o rap, funk, reggae, dub e rock. Entre elas: “Batom Vermelho”, “Família” - que conta com participação do rapper carioca Ramonzin e do cantor paraense Roguesi, e “Falador parte II”.

É mais um trabalho bem produzido. Traz capa ilustrada pelo artista visual Bruno Smoky, residente no Canadá e integrante da crew ClanDestinos, integante da geração que ganhou o mundo através do grafite.

Show Livre - da web para TV aberta

O programa Show Livre iniciou, em 2000, pelo canal de música na web "showlivre.com". Pioneiro na internet, descobridor e responsável pela revelação e divulgação de talentos artísticos de vários estilos, ele é uma das melhores atrações musicais atualmente na TV. desde que estreou em agosto deste ano na TV Cultura de São Paulo.

A sua missão agora é levar para a televisão aberta a sua própria produção, popularizando seu rico acervo, e também dar voz a produtores talentosos e a vários olhares diferentes sobre a música, capazes de evidenciar tanto estrelas musicais já consagradas como outras ainda muitas vezes aplaudidas apenas em rincões brasileiros (fonte: http://cmais.com.br/imprensa/noticias/showlivre-estreia-programa-semanal-na-tv-cultura).

Nenhum comentário: