21.12.15

Encerrando 2015 na telinha da Tv Cultura do Pará

A TV Cultura traz espetáculos e documentários produzidos pela emissora, além de registros de shows e outras atrações, de 22 de dezembro até 1º de janeiro de 2016, às 21h. A Cultura FM terá programas temáticos de 21 a 25 de dezembro, destacando nomes da música nacional e internacional, sempre às 17h, com reprise às 23h.

O mestre João Gilberto abre a programação especial de Natal da Cultura FM, no programa apresentado por Osvaldo Bellarmino, nesta segunda-feira, dia 21, às 17h.  Bellarmino promete mostrar aos ouvintes as várias facetas do compositor que tornou-se ícone da bossa nova, um dos mais importantes movimentos musicais brasileiros. “Serão 15 músicas, todas interpretadas por ele. João Gilberto tem fama de rabugento, mas ele pede apenas que o som seja impecável, como deve ser”, diz o apresentador.

A emissora segue com programação especial durante toda a semana: no dia 22, o tema será Orlando Silva, com apresentação de Léo Bitar; no dia 23, Canções de amor italianas, como Ana Clara; no dia 24, o Natal de Elvis Presley e Beach Boys, com Arthur Castro; e no dia 25, um recital natalino gravado no Estúdio Edgar Proença reunindo vários corais.     

Na TV Cultura (Canal 2), a programação especial começa nesta terça-feira, dia 22, às 21h, com a exibição da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet. A montagem teve direção cênica do cineasta Fernando Meirelles, integrando o XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz. O enredo é centrado em dois personagens: Zurga, interpretado pelo barítono Leonardo Neiva, e Nadir, interpretado pelo tenor Fernando Portari, que disputam o amor da bela sacerdotisa Leila, vivida pela soprano Camila Titinger. Completa o grupo de solistas o baixo barítono paraense Andrey Mira.

Na quarta-feira, dia 23, será exibido o documentário “Pau e Corda: Histórias de Carimbó”, de Robson Fonseca, que conta a história de quatro grupos de carimbó de quatro cidades paraenses: Sancari (Belém), Os Quentes da Madrugada (Santarém Novo), O Uirapuru (Marapanim) e Sabiá (Curuçá). O documentário é centrado nos relatos pessoais dos integrantes, apresentando o processo de criação de cada grupo que representa a cultura tradicional paraense.  

No dia 24, quinta-feira, a emissora leva ao ar um dos mais belos espetáculos de Natal, “O Quebra-Nozes”, gravado com exclusividade pela TV Cultura de São Paulo. A obra-prima de Tchaikovsky, que retrata a fantástica história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho, o mago Drosselmeyer, e sua viagem encantada do Reino das Neves até o Reino dos Doces, é um dos três balés do compositor russo.

No dia 25, sexta-feira, será a vez do documentário “Beneditos”, de Lygia Maria, que mostra a diversidade e a riqueza cultural da Marujada de São Benedito, desde os rituais da Esmolação, eventos que refletem a devoção do povo bragantino a São Benedito. No dia 26, será exibido o concerto da Amazônia Jazz Band apresentado em frente à Igreja São João Batista, em Icoaraci, dentro da programação “Natal com Arte em Toda Parte”, da Secretaria de Cultura (Secult).

No dia 27, sábado, será reprisado o “Conexão Especial 30 Anos de Rádio”, com apresentação de Adelaide Oliveira, presidente da Cultura Rede de Comunicação. O programa marcou o lançamento do álbum duplo do guitarrista Pio Lobato, um dos mais importantes artistas da música contemporânea paraense. No dia 28, domingo, a TV Cultura exibe o documentário “Mosqueiro: Ilha dos Sabores”, de Roger Paes, que faz um passeio pela bucólica Ilha de Mosqueiro, apresentando as preciosidades gastronômicas do local.

No dia 29, segunda-feira, entra em cena outro documentário produzido pela emissora, com direção de Roger Paes: “Cametá: Histórias para Ouvir e Contar” mostra a riqueza cultural do município localizado na Região do Baixo Tocantins, registrando histórias repassadas de geração a geração. 

No dia 30, roqueiros de todas as tribos se reúnem para conferir o documentário “Balanço do Rock: A mais tribal de todas as festas”, com direção de Robson Fonseca, que conta a história do programa que ajudou a fomentar o cenário do rock paraense. Encerrando a programação, no dia 1º de janeiro de 2016, será exibido o show “Balanço do Rock”, gravado no Teatro Waldemar Henrique, que reuniu alguns dos principais integrantes das bandas de rock do Estado.  

(Texto enviado pela assessoria de impresa da Rede Cultura de Comunicação)

Nenhum comentário: