11.2.16

AF exibe animação e drama do cinema francês

Em fevereiro, o Cine Club AF Belém exibe a animação “O Rei e o pássaro” (Le Roi et l'oiseau), de Paul Grimault e o drama Renoir, de Gilles Bourdos. Sessões, respectivamente, no dia 14, às 10h, no Sesc Boulevard e no dia 21,  às 15h, no Cine Líbero Luxardo. Entrada Franca.

A programação é promovida na cidade pela Aliança Francesa de Belém em parceria com o Centro Cultural Sesc Boulevard, o Governo do Estado do Pará por meio da Fundação Cultural do Estado do Pará, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français, que por meio da plataforma online IFcinéma disponibiliza ao público paraense clássicos e contemporâneos da produção cinematográfica francesa.

O Rei e o pássaro (França, 1980) - No mundo dos desenhos animados, há um reino chamado Taquicardia. Nele, o rei é muito vaidoso, caprichoso, um tanto quanto cruel e, mesmo tendo uma péssima pontaria, adora cometer a crueldade que é caçar passarinhos. Como todo rei, esse também tem súditos falsos que realizam todas as vontades de Sua Majestade. Tudo muda quando em uma noite as estátuas e os personagens dos retratos do Rei ganham vida e se divertem pelo castelo e pelo mundo em volta.

Renoir (França, 2012) - Ambientada em 1915, a produção retrata os últimos anos de vida do pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir, quando passa pelo tormento da perda da esposa, as dores de artrite e velhice, e a terrível notícia de que o filho Jean foi ferido em batalha. 

Neste triste cenário, uma jovem entra no mundo de Renoir, que é preenchido com uma energia nova e totalmente inesperada. 

Em chamas com a vida e beleza radiante, Andrée vai se tornar sua última modelo, além da fonte de um rejuvenescimento notável. De volta à casa da família para convalescer, o filho Jean também cai sob o feitiço da nova estrela ruiva do pintor. Mesmo com a forte oposição do pai, o jovem se apaixona pela moça. Enquanto isso, dentro de um Jean de vontade fraca, ainda abalado pela batalha, um cineasta começa a crescer.

  • O Rei e o pássaro

Data: 14 de fevereiro
Hora: 10h
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard (Blvd. Castilhos França, 522)
Em francês com legendas em português
Entrada franca.

  • Renoir

Data: 21 de fevereiro
Hora: 15h
Local: Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bitencourt, 650)
Em francês com legendas em português
Entrada franca.

Nenhum comentário: