29.2.16

IPHAN e Terreiros no mapeamento no Ver-o-Peso

Fotos: Lucivaldo Sena
Detentores dos conhecimentos das tradições de matriz africana e técnicos do IPHAN farão, nesta terça-feira, 01, às 9h, uma visita ao Ver-o-Peso para realizar levantamento dos lugares de rituais e de comércio de ervas, animais e outros produtos necessários para a manutenção das tradições de matriz africana na Amazônia. 

A intenção é realizar um mapeamento dos lugares de culto e do comercio de produtos utilizados pelos membros de comunidades de terreiros e também dos usos do espaço da feira e dos mercados para cada uma das matrizes de tradições oriundas da África Negra. 

A visita foi acertada durante reunião no IPHAN realizada na semana passada quando pais e mães de santo foram conhecer o projeto que a Prefeitura de Belém pretende realizar no Ver-o-Peso, preocupados com a possível perda de referências culturais após a reforma. 

O trabalho inicia pelo setor de ervas, espaço que melhor agrega a identidade da Cultura Amazônica, construída ao longo de gerações: o saber e o fazer sobre os recursos das matas e floresta, entrelaçados com crenças e costumes que carregam a mistura das ancestralidades de matrizes indígenas e africanas. 

“Vamos realizar esta visita para demarcação de espaços estratégicos para sobrevivência de nossa cultura. Para que com esta reforma esses espaços não sejam extintos, garantindo a permanência da circulação de nosso povo lá. E assegurar nosso costume de ir até o Ver-o-Peso fazer nossas compras mantendo assim, nossas tradições e relações com o local”, completa Denilson de Oxalá, do grupo de Juventude de Terreiros.

Serviço
01 de março (terça) - 9h - Visita técnica ao Ver-o-Peso a partir das 9h. Ponto de encontro Setor das Erveiras (ao lado do Solar da Beira). Mais informações: 91 98806 7351.

Nenhum comentário: