20.2.16

Lucas Estrela faz show de lançamento do 1º disco

Fotos: Gustavo Aguiar
“Sal ou Moscou” será ouvido, ao vivo, hoje (20), a partir das 20h, na Sala Mestre Laurentino, na loja Na Figueredo (Gentil - entrada franca). Além da apresentação, o lançamento também é on line, nas principais plataformas digitais, incluindo iTunes, Spotify e Deezer.

O álbum é instrumental. Traz nove faixas, em que Lucas experimenta guitarrada e tecnobrega, ritmos que remetem a visualidade de praias populares do Pará e pintam experiências urbanas da cidade de Belém, como a vida na feira do Ver-o-Peso entre outras cenas do cotidiano paraense.

As matérias primas do álbum independente recebem influências do músico Pio Lobato, ídolo e parceiro de trabalho, e imprimem as visões sensoriais, referências e linguagem próprias de Lucas, deixando o ritmo mais pop, apontando em direção à consolidação de uma nova leitura para a guitarra paraense.

Duas músicas que introduzem o disco, “Sal ou Moscou” e “Te Abicora” foram resgatadas de produções já existentes. A terceira faixa, “Atalaia 2000” é uma homenagem à popular praia de Salinópolis, um dos balneários paraenses mais visitados nas férias. “Eletrocarimbó”, “Saudades de Belém” e “Esquina do Veropa” são as faixas que consagram o disco como um produto paraense. 

Da parceria com Pio Lobato há registro também na música “2x2”, em que ambos assinam a composição, lançada no disco homônimo de Pio, em 2015. A mesma música fecha o disco com releitura produzida pela dupla de rappers ingleses Mixtape Brothers. 

A parceria entre os dois, fruto de uma amizade iniciada em São Paulo, rendeu ainda uma música cantada, com letras que falam de belezas brasileiras. O disco homenageia os tecnobregas românticos com “Brega da Babi”, completando o álbum de estreia de Lucas Estrela.

As guitarras foram gravadas em seu home estúdio, ainda em São Paulo, e deram corpo à textura de Sal ou Moscou, que ganhou corpo a partir de experimentações com os sintetizadores de computador, já anunciando a estética final do trabalho. A outra metade da produção foi feita em Belém, tendo finalização do engenheiro de som paraense Assis Figueiredo.

Sobre o artista - Lucas Estrela tem apenas 23 anos, mas já desenvolve um dos trabalhos mais curiosos da cena contemporânea de música paraense. Experimentando a música instrumental, o músico também é apaixonado por audiovisual, produzindo em 2015 o cine-concerto “Arboreal”, que apresenta imagens de diversas cidades brasileiras e de Buenos Aires, com música ao vivo, sendo composta para traduzir os lugares em “paisagens sonoras”. 

Para chegar até alguns desses sons, o músico desenvolveu instrumentos próprios, que são usados no show/exibição do longa, que integrou a programação do 10º Festival Se Rasgum, também no ano passado. Residindo em Belém, Lucas integra a banda do parceiro Pio Lobato e da cantora Liège, com a qual divide composições que complementam o trabalho da artista.

Serviço
Show "Sal ou Moscou". Neste sábado, 20 de fevereiro, a partir de 20h. Na Figueredo – Av. Gentil Bittencourt, 449, entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Dr. Moraes – Nazaré. Entrada gratuita.

(Holofote Virtual com informações da assessoria de Imprensa - Gustavo Aguiar)

Nenhum comentário: