18.2.16

Clei Souza de volta às origens "À plenos pulmões"

O lançamento será neste sábado, 20, no bar Sabor Gentil, abrindo com um sarau de poesia, seguido das apresentações das bandas Folha de Concreto, Khoan e Muitos Séculos de uma Vez, além da participação de Josi dos Santos - voz e violão.

Não é só um livro. "Ã Plenos Pulmões" vem acompanhado de um CD, com as canções, cujas letras de autoria de Clei de Souza alimentaram trabalhos das bandas Coisa de Ninguém, Folha de Concreto e Kem Pariu Eutanásio. O livro-musical, digamos assim, reune uma produção que se encontrava até então dispersa. "É um diálogo com as minhas origens poéticas, pois o primeiro contato com a poesia se deu por meio de algumas letras de canções, inicialmente no rock, depois na MPB", diz Clei. 

"Em grande parte, foi o contato com essa produção que me levou a buscar conhecer mais profundamente a poesia nos livros. Isso também influenciou na minha decisão de fazer meus livros artesanais e vendê-los na cidade, e de aceitar o convite para ser letrista de banda”, revela.

Embora se trate do mesmo letrista, as composições se diferenciam, ao se adequarem às propostas dos grupos. As letras para a banda Coisa de Ninguém são as mais antigas e mais conhecidas, em que a dicção poética é mais ácida. Em seguida temos as letras feitas para a banda de blues Kem Pariu Eutanásio? -  com uma atmosfera mais boêmia e maldita.

As letras mais recentes são para a banda Folha de Concreto, criada em 2012 pelo autor em parceira com Jeová Ferreira, do Coisa de Ninguém. Clei diz que há uma forte tradição brasileira no que diz respeito à poesia cantada. O Escritor afirma que no Pará, essa tradição já era forte desde Waldemar Henrique.

Sobre o autor - Clei Souza é poeta, Mestre em Estudos Literários. Autor de contos, poesias e poemas publicados em livros autorais e antologias. O primeiro o livro de poemas "Úmido", foi lançado pela Fundação Tancredo Neves, resultado do prêmio literário Dalcídio Jurandir, em 2012.

Em 2009, premiado pelo edital Literatura da Escola de Governo do Pará na categoria de poesia visual. No ano de 2010, recebeu menção honrosa no prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura e o prêmio Inglês de Souza de Literatura, da UFPA, na categoria poesia.

Em 2011, gravou o álbum Folha de Concreto e no ano seguinte, ganhou o concurso de Literatura de Castanhal. Em 2013, menção honrosa no prêmio de poesia Belém do Grão Pará e realizou a Mostra Universitária da Canção Paraense. Em 2014 organizou o ciclo literário Conversa com Versos, com diversos poetas e também a II Mostra Universitária da Canção Paraense, em Marabá. Ano passado, lançou "Asa Que-Brada", seu segundo livro de poemas.

Serviço
Lançamento do Livro Música de Clei Souza. Neste sábado, 20 de fevereiro, a partir das 20h, no bar Sabor Gentil - Av. Gentil Bittencourt, entre as ruas Alcindo Cacela e 14 de Março (próximo ao bar Botequim. O livro estará disponível para venda: R$ 15,00.

Nenhum comentário: