14.7.18

Lamugem discute práticas e memórias da cerâmica

O chamado “barro limpo” ou ainda “lama limpa”, oriunda da limpeza do excesso de barro nas mãos dos oleiros que trabalham com cerâmica, é o que se chama de Lamugem. O material, carregado de significados, deu origem ao projeto que pretende produzir, expor e difundir as memórias e vivências do cotidiano da cultura ceramista de Icoaraci. De 14 de julho a 26 de agosto serão realizados encontros, rodas de conversa, oficinas e exposição sobre a cultura ceramista de Icoaraci.

O projeto “Lamugem, memórias vividas na palma da mão”, contemplado pelo programa SEIVA – Edital de Produção e Difusão da Fundação Cultural do Pará, é coordenado pela designer de interiores Milene Guedes, que mora em Icoaraci e traz em sua trajetória a vivência das olarias de cerâmica, e pela artesã Val Genú, que vem há mais de um ano experimentando e produzindo com a Lamugem da Olaria do Espanhol, espaço escolhido como sede para as rodas de conversa, oficinas e exposição que serão realizadas ao longo de julho e agosto.

“Pretendemos estimular a participação e reflexão desse público em conservar e preservar hábitos, costumes e tradições da cultura ceramista de Icoaraci. As rodas de conversas e oficinas são ferramentas de interação com o público alvo do entorno da Olaria do Espanhol, e difusão das vivências e dos saberes desta cultura ceramista, que pretende estimular a participação e reflexão desse público em conservar e preservar hábitos, costumes e tradições da cultura ceramista de Icoaraci”, explica Milene Guedes.

Na essência do processo criativo, o projeto Lamugem se propõe demonstrar como a arte na sua dimensão social, cultural e ambiental, estabelece vínculos não somente materiais, mas energéticos, no sentido da troca entre as energias passadas de mão em mão. A entrada em qualquer programação do projeto é gratuita. Para participar das oficinas é preciso se inscrever por telefone e whatsApp (98859.0203 e 98932.8636)

Programação encerra com exposição de ecojoias

Val Genú
A programação será realizada na Olaria do Espanhol, em Icoaraci, com abertura neste sábado, dia 14 de julho, às 10h, quando haverá inauguração da área de convívio “José Croelhas”, implantada pelo projeto Lamugem. Na sequencia, a primeira roda de conversa será sobre “Cultura e Meio ambiente, o homem se transforma ao transformar natureza em arte”, que será conduzida por Walciclea Cruz, pedagoga especializada em Educação Ambiental, Mestra em Educação pela UFPA, residente em Icoaraci. 

A analista ambiental é ex- servidora do IBAMA, atuando hoje no ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), onde desenvolve atividades socioeducativas e de gestão participativa com comunidades rurais e tradicionais residentes em unidades de conservação federais do Pará.

Também neste sábado, 14, haverá oficina  “Modelagem de ecojoias”, com  Val Genu. A artesã vem trabalhando com o barro (argila) há alguns anos em seu atelier, o Art Genuína, focando na pesquisa e produção de eco joias em cerâmica artística (argila/barro). Agregando elementos da natureza, como sementes, madeiras e fios naturais, as peças resultam num misto de rusticidade e sofisticação.  
Rodas de conversa seguem até agosto

A programação do Lamugem segue no dia 4 de agosto, com a turismóloga Auda Piani, que falará sobre “O saber ceramista como patrimônio”. Mestra em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável- PLADES/NAEA/UFPA e Pesquisa na área de Patrimônio Imaterial e Saberes Tradicionais, Auda já foi Premiada pelo IPHAN pelo projeto “A Memória na Fala dos Mestres de Cultura de Icoaraci".

O projeto resultou no livro Mestres da Cultura e os documentários: Arte de Mestre(Cerâmica), Brincadeira de Mestre(folguedos), Música de Mestre(Carimbó) e Festa de Mestre (festas religiosas populares). Com vários artigos publicados, Auda atualmente trabalha como produtora do espaço Na Casa do Artista e desenvolve o projeto “Entre Panelas, Memórias e Sentidos”.

A última roda de conversa, no dia 18 de agosto, terá como tema “Valorização cultural e os flexos projectuais do design paraense”, com Viviana Fonseca, Design de Interiores, graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFPA, 2012), pós-graduada em Gestão e Docência no Ensino Superior e Legislação Acadêmica (FACI, 2016) e especialista em Design de Interiores, Iluminação e Paisagismo (Estácio, 2018). Sua trajetória permeia sobre arquitetura de interiores residenciais com o intuito de promover qualidade de vida para seus clientes e valorização da funcionalidade e cultura familiar dos usuários.

Vivência na Olaria do Espanhol

Ciro Croelhas, Val Genú e Milene Guedes
A Olaria do Espanhol foi escolhida como sede do Lamugem, por se tratar de um espaço simbólico, um empreendimento familiar que teve início com a chegada de Antônio Croelhas e João Croelhas, vindos da Espanha para Belém, em 1903. Os dois são respectivamente, bisavô e avô de Ciro Croelhas, que hoje administra a olaria.  

“Eles deram início à Olaria do Espanhol, trazendo na bagagem muitos conhecimentos e técnicas europeias, tais como, o torno de bancada e o forno caieira, conhecimentos estes que contribuíram para a melhoria dos processos de produção existentes em Icoaraci”, conta Ciro, que ministrará a oficina “Vivência e os processos da produção ceramista”, no dia 11 de agosto.

Ciro vai abordar os conhecimentos adquiridos dentro desta tradição familiar, que vem sendo repassados de modo espontâneo através do contato direto com clientes, visitantes e pessoas interessadas na vivência com esses costumes. Ele também vai falar sobre os encontros realizados dentro da Olaria do Espanhol com este objetivo de manter viva a tradição.

“Vou falar sobre a olaria que desde o início de sua fundação vem difundindo junto a comunidade, as técnicas trazidas na bagagem por meu avô João Croelhas, que contribuíram para a formação de novos oleiros (quem trabalha no torno), que por sua vez transmitiam esses aprendizados à suas famílias dando início à criação de novas olarias e a formação do Polo ceramista do Paracuri”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

OLARIA DO ESPANHOL - Rua Sta. Isabel n° 2010 (entre Andradas e Soledade), Bairro: Paracuri – Icoaraci – Belém - PA. Informações e inscrições para as oficinas: 98859.0203 e 98932.8636

RODAS DE CONVERSA - 10h
14/07 - Cultura e Meio ambiente, o homem se transforma ao transformar natureza em arte. Walciclea Cruz. 
04/08 - “O saber ceramista como patrimônio”. Com Auda Piani.
18/08 - A valorização cultural e os flexos projectuais do design paraenses. Viviana Fonseca.

OFICINAS (inscrições)
14/07 - Modelagem de ecojoias - Val Genu -14h às 18h
11/08 - Vivência e os processos da produção ceramista - Ciro Croelhas- 14h às 18h

EXPOSIÇÃO
26/08 – Mostra "Lamugem, memórias vividas na palma da mão" – A partir das 10h30

Nenhum comentário: