31.7.18

Revista Circular lança 4a edição na versão digital

Foto de capa: menino Warao, por Cláudio Ferreira
Há duas semanas que lançamos, mas só agora estou encontrando um tempo para esta postagem. Neste finalzinho de julho, chegou a sua plataforma digital, a revista numero 3, a quarta edição da Revista Circular. Em suas páginas estão conteúdos pertinentes ao território de atuação do Circular Campina Cidade Velha, projeto que chega neste próximo domingo, dia 5 de agosto, a sua 23a edição, com uma programação emocionante, já está disponível no site (www.projetocircular,com.br). 

A primeira edição da revista, que chamamos de número zero, surgiu em 2016, como um projeto piloto, que ganhou continuidade. Em 2017 lançamos outros dois números (1 e 2), ainda sem nenhum recurso, apenas pela certeza de ser este um veículo de voz para as pessoas e as questões do centro histórico de Belém. Evoluímos e em 2018, finalmente o planejamento da revista também entrou no orçamento do projeto, aprovado pela Lei Rouanet e patrocinado com recursos do edital do Banco da Amazônia. Como não foi integral o sonho da edição impressa segue adiante, mas já foi possível trabalhar de forma mais aprofundada. 

A edição de número 3 da Revista Circular  traz novidades no tratamento visual, assinadas pelo designer gráfico Márcio Alvarenga. Incluímos novas sessões que facilitam a compreensão dos leitores, além de reportagens, entrevista e artigo, que contaram com o luxuoso talento da jornalista Camila Barros, do diretor de arte e produtor cultural Marco Tuma e ainda da pesquisadora e professora de arte Renata Aguiar. Não posso esquecer também de agradecer às revisoras de plantão Yorranna Oliveira e Makiko Akao, companheiras do Circular Campina Cidade Velha, e a todos que deram e viabilizaram as entrevistas, ou facilitaram acesso a informações.

Reitor Emmanuel Tourinho com a equipe do Lacore/UFPA
Foto: Otávio Henriques
Na capa, destacamos a imagem que traduz em parte, a situação dos indígenas da etnia Warao que estão presentes, há um ano, no cotidiano dos bairros da Campina e Cidade Velha. A jornalista Camila Barros, convidada a escrever sobre a questão, topou o desafio. Uma das gestoras do Colab – Espaço Autoral, situado na mesma rua que o abrigo dos Warao, na Trav. Campos Sales, ela convive com a situação sem passar indiferente a eles no dia a dia. São mulheres, homens, crianças e adolescentes, que não pensam em voltar para seu país, a Venezuela, mesmo que as dificuldades sejam enormes por aqui. 

Outro assunto da publicação é o 1º Fórum Circular, que será realizado em setembro. A ideia é reunir moradores e representantes da administração pública municipal, estadual e federal, sociedade civil e empresariado, dispostos a colocar na mesa problemas e propostas de soluções para questões urgentes e diretamente ao centro histórico de Belém. As inscrições abrem em agosto, com vagas limitadas.

Nas páginas seguintes trazemos uma ampla reportagem sobre o processo de instalação da UFPA no monumental prédio Convento dos Mercedários. Na entrevista especial, o reitor Emmanuel Tourinho conta os detalhes sobre a implantação dos cursos de preservação e restauro que aproximarão a universidade da comunidade e realidade do centro histórico. 

Abel Lins, estreia do Perfil Circular - Foto: Otávio Henriques
As pesquisadoras Thais Sanjad, Roseane Norat e Flávia Palácios, que coordenam o Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (Lacore), dizem que neste segundo semestre já iniciam a mudança do campus para o bairro da Campina. O prédio dos Mercedários é ainda o tema do Ensaio Fotográfico desta edição, assinado por Paula Sampaio, que nos leva por viagem no tempo. 

Na sessão Perfil, uma conversa franca com Abel Lins, integrante da Rede Sereia, formada por moradores da Cidade Velha. A missão de decifrá-lo coube a Marco Tuma, diretor de arte e gestor da Casa Velha 226, situada no mesmo bairro. Convidado a escrever para esta edição da revista, Tuma também narrou num estilo literário próprio, o estado de descaso e beleza na história do Palacete Pinho, tema da sessão Crônica da Cidade. 

Na sessão Memórias, Arquitetura e História destacamos um sobrado azul do séc. XIX redescoberto por causa de uma pesquisa histórica realizada pela prefeitura de Belém, a fim de compor o documento de “Identificação e Conhecimento do Bem”, estregue ao IPHAN, e necessário para que se aprove o projeto de execução de restauro do prédio, que tem recursos do Programa de Aceleração das Cidades históricas, anunciados ainda em 2013.

A sede da Fumbel, a espera do restauro (Foto: Cláudio Ferreira)
O Coletivo BEC Bloco, que atua no campo da cultura interagindo com pessoas em situações de sócio vulnerabilidade, é o tema da sessão Iniciativas. A pesquisadora e professora de arte, Renata Aguiar aborda em seu artigo as iniciativas culturais independentes, que estão na contramão do discurso midiático. E para fechar mais este número, trazemos uma galeria de fotografias de momentos vividos nas edições de circulação do Projeto Circular. Os flagrantes são dos fotógrafos Otávio Henriques e Cláudio Ferreira.

Espero que vocês curtam a leitura, mandem sugestões e críticas porque a gente quer melhorar. O próximo número muito provavelmente eu me arrisco a dar esta noticia aqui, sairá também impresso, tendo como conteúdo os principais eixos temáticos do Fórum Circular, onde será feito, na abertura,o lançamento. Ano passado beiramos à primeira edição impressa, mas o patrocinador em potencial, acabou declinando da ideia. Tudo bem, cada coisa a sua hora.

REVISTA CIRCULAR

EDIÇÃO
Luciana Medeiros

DESIGN
Márcio Alvarenga

FOTOGRAFIA
Cláudio Ferreira
Otávio Henriques

REVISÃO
Yorranna Oliveira
Makiko Akao (colaboração)

TEXTOS
Camila Barros
Luciana Medeiros
Marco Tuma
Renata Aguiar

CONSELHO EDITORIAL
Alberto Bitar
Makiko Akao
Maria Dorotéa de Lima
Regina Alves
Tamara Saré

CIRCULAR

Revista Circular 
https://issuu.com/projetocircular/docs
Site
www.projetocircular.com.br
E-mail
circular.comunica@gmail.com
Facebook
https://www.facebook.com/ocircular/
Instagram
@circularcampinacidadevelha
Hashtag
#vemcircularbelem

Nenhum comentário: