19.11.19

Dand M. celebra chegada do novo livro de poemas

“Poezia Graal ou 33 doses de vinho” será lançado nesta quinta-feira, 21 de novembro, trazendo, além da palavra, a música, com o próprio poeta no vocal acompanhado por Vinícius Leite, no violão, Val Fonseca, na gaita, e Moriel Prado, na percussão (cajon). Também intérprete e compositor, Dand M. declamará poemas e apresentará repertório autoral, entre outras canções. Tudo a partir das 17h, no Espaço Gastronômico-Cultural Pimenta na Cuia.

O 7o livro do autor traz 33 poemas escritos em caligrama, poema visual nomeado e popularizado nos primórdios das vanguardas do século XX, expressado através de uma disposição gráfica do texto, em “Poezia Graal” veremos o formato de diversos cálices. 

A poesia de Dand M. nos convida a usar todos os sentidos. Não são poemas apenas para ler, ouvir, mas também são para ver e tocar. “Poezia Graal ou 33 doses de vinho” é um convite a degustação da beleza. É um ato de entrega, sentimentos, memórias e sentidos de uma longa jornada. 

Dand M. iniciou sua trajetória na escrita nos anos 1980, mas nos conta que se envolveu com a poesia ainda na pré-adolescência. “Céu aberto de Marituba, minha mãe com amor infinito pelos filhos e livros que chegavam a mim trazidos pelas mãos de minha irmã, Tina – e amigos com os quais, na biblioteca escolar, me viciei em ler. Em consequência disto, comecei a escrever poemas com intenção de construir uma ponte sobre a qual queria atravessar o mundo”, conta o autor. 

Do Nu ao Infinito foi o primeiro livro, lançado em 1986. Em seguida, em 1990, veio A Rosa Louca, pela Semec junto com o poeta Jorge Andrade. Em 1998, o Grupo Experiência – dirigido por Geraldo Sales – adaptou poema seu no aclamado espetáculo Verde Ver-o-Peso. 

Em 2002 e 2006, pelo Prêmio IAP de Literatura, lança Flores da Campina e Branco ou 33 Poemas Diluídos. Em 2009, Dand M. lança Possuído ou a Diluição de Lorena publicado pela Editora Amazônia e, em 2013, com o Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará, sai o livro Antmor ou a Morte de Maio.

E ele vai além da poesia. Inúmeros poemas seus já foram musicados e/ou gravados por compositores como Arthur Nogueira, Paulo Lobo, Felipe Cordeiro, Vinícius Leite, Renato Torres, Vital Lima, Pedrinho Callado, Marcos Campelo, Paulo Moura e Pedro Vianna. E também tem músicas suas gravadas por Olivar Barreto (com participação de Andrea Pinheiro), Clepsydra, Juliana Sinimbú e Karina Ninni. A música Preciso Cantar (parceria com Arthur Nogueira) há pouco foi gravada por Cida Moreira e também fez parte do recente show da cantora Ana Carolina. 

“Isso também foi transfusão sanguínea de minha irmã Nazaré, que muito cedo me serviu a nata da música brasileira e mundial. E para completar a fórmula, fui induzido por pessoas de todas as cores, idades ou sexo para noites plenas de música e poesia”, diz o poeta e compositor que conta com cerca de 40 composições em parceria e 15 individuais.

Poeta e escritor premiado, Dand M. , cantor e compositor, ele também se arrisca pelo universo da gastronomia, no qual ao lado da companheira Selma Mota administra um espaço cultural gastronômico no bairro da Cidade Velha. 

Iguarias da terra regadas a tucupi e outras invenções de uma chef intuitiva, criada e aprimorada no dia a dia da cultura paraense. Fica a dica para não passar batido, mas nesta semana, o prato principal será a poesia.

Serviço
Lançamento do livro “Poezia Graal – ou 33 doses de vinho”, de Dand. M. Nesta quinta-feira, 21, a partir das 17h, no Espaço Gastronômico-Cultural Pimenta na Cuia - Rua Dr. Rodrigues dos Santos 186 entre Trav. Gurupá e Rua Pedro Albuquerque.

Nenhum comentário: