17.11.19

Festival leva cinema, oficinas e debates à periferia

Foto: Carolyne Matos
Democratizar o acesso ao cinema é o principal objetivo do projeto Telas em Movimento, o 1° Festival de Cinema das Periferias que será realizado entre os dias 20 de novembro e 1o. de dezembro, nos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Cabanagem, Icoaraci e na Ilha do Combu. A abertura do festival será nesta próxima quarta, 20, no dia Da Consciência Negra, com exibição da Mostra Negra Toró no Telas, na Praça Olavo Billac, na Terra Firme, elaborada em parceira com o curso de cinema da Universidade Federal do Pará (UFPA) e agentes do bairro.

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), em 2016 mais de 97% dos filmes de longa-metragem foram dirigidos por pessoas brancas, restando apenas 2,1% de homens negros. Nesse período, nenhum filme foi dirigido ou roteirizado por uma mulher negra. A falta de representatividade na construção dos filmes e dinâmica excludente de distribuição das obras brasileiras impulsionou a atriz e realizadora audiovisual, Joyce Cursino, a idealizar o Telas em Movimento.  

“A ideia do telas é subverter essa lógica e levar as telonas para as praças por meio de exibições públicas, fomentar a capacitação audiovisual por meio de oficinas em escolas, em parceria com os realizadores do próprio território, além de reconhecer e valorizar o trabalho dos cineclubes já existentes que  levam a sétima arte para quem não tem condições nem se quer de pagar um ônibus para ir ao cinema”.

Foto: Carolyne Matos
Nessa edição o Telas pretende ainda inaugurar um cineclube na Ilha do Combu, como resultado prático da oficina de cineclube que ocorrerá na comunidade durante o período do festival. O festival também tem o intuito de provocar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à sétima arte nas periferias que contribuam para o desenvolvimento profissional e econômico desses realizadores. 

“A nossa população já está atuando nessa área há anos, mas não consegue acessar recursos para trabalhar com dignidade. Há um sequestro das nossas narrativas, inclusive amazônidas, por quem detém mais acesso as estruturas técnicas e informacionais da cadeia do cinema”. 

Diante disso, o festival pretende proporcionar uma troca de saberes entre instituições de ensino, produtoras renomadas, realizadores independentes e comunidades periféricas. O 1º Festival de Cinema das Periferias será realizado pela Negritar Filmes e Produções, Central Única das Favelas de Belém (CUFA- Belém) em parceria com o Coletivo dos Realizadores Independentes do Audiovisual da Amazônia (CRIA), e conta com apoio do Curso de Cinema da UFPA, Faculdade Pitágoras, Faculdade Estácio do Pará, Inteceleri, Stock Music, Secult - Secretaria de Cultura do Estado do Pará, MM Produções, ÊÊ Manas, Tela Firme, Mazô Filmes, Na Cuia Produtora Cultural, Cineclube TF, Treme Filmes e Melé Produções.

PROGRAMÇÃO

20.11 - MOSTRA NEGRA TORÓ NO TELAS
Local: Praça Olavo Billac, Terra firme.
Hora: 20h

21.11MESA SOBRE A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO PARÁ
Lucas Domires, Gustavo Godinho, Zienhe Castro, Carlos Raiol, Andrei Miralha e Roger Elarrat. Mediação: Lorenna Montenegro 
Local: Faculdade Estácio do Pará - R. Municipalidade, 839 - Reduto Hora: 19h

21 a 24.11 - EXIBIÇÕES E DEBATES EM CINECLUBES DA CIDADE
Serão divulgadas nas redes do Telas em Movimento

23.11 MOSTRA TELAS NO PALCO NEGRO AUTORAL
Local: Estação São João de Pinheiro, Icoaraci.
Hora: 9h30

25 a 28.11 VIVÊNCIA NO FURO DA PACIÊNCIA – ILHA DO COMBU
Facilitadores: Melé produções, Treme Filmes e Negritar

25 a 29.11 - VIVÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
Local: Guamá / Facilitadores: Na Cuia e Cyn Produções
Local: Jurunas / Facilitadores: Negritar e Inteceleri
Local: Terra Firme/ Facilitadores: EÊ, Mana, Tela Firme e CineClube TF 
Local: Cabanagem / Facilitadores: Mazô Filmes

MARATONA ENTROCAMENTO/ANANINDEUA: 
Local: Faculdade Pitágoras, Almirante Barroso, 5569 – Entrocamento

Oficinas
27, 28 e 29.11: As formas do cinema documentário e sua história
Ministrante: Michel Ribeiro 
Hora: 9h

28 e 29.11 – Roteiro de Cinema
Ministrante: Rodrigo Rodrigues das Neves
Hora: 8h

27 a 29.11 - Produção de vídeo com smartphone
Ministrante: Felipe Cortez
Hora: 8h

Seminário
29.11 Cineclubismo em ação - filmes para engajar, empoderar e ampliar o olhar".
Hora: 14h às 18h

Mesa 1
Experiências de curadoria e formação de plateia: cine TF , cine Diáspora (Rafael Ferreira), Cinefem (Carol Abreu), Cineanálise, Sessão Maldita.

Mesa 2
Itinerância, circulação e memória dos cineclubes:
João Cirilo (programador CLL), John Fletcher (professor e cineclubista ICA/UFPA), Januário Guedes (MIS-PA), Marco Moreira (ACCPA), Wilson Paz - coordenador do gt interiorização do CRIA

30.11 - MOSTRA FINAL DAS OBRAS PRODUZIDAS NAS ESCOLAS
Local: Cine Olympia.
Hora: 17h

1. 12 - INAUGURAÇÃO DO CINECLUBE NO FURO DA PACIÊNCIA – ILHA DO COMBU
Produtores: Melé Produções e Treme Filmes
Local: Bar do Boá
Hora: 17h

Mais informações:
Facebook: https://www.facebook.com/telas.emmovimento/
Instagram: https://www.instagram.com/telas_emmovimento/
e-mail: telasemmovimento@gmail.com

(Texto enviado pela assessoria de imprensa do festival)

Nenhum comentário: