21.11.19

Fórum Circular chega a 2a edição ocupando o MAS

O 2º Fórum Circular: patrimônio, cidadania e sustentabilidade começa hoje (21), com cerimônia às 19h, na igreja de Santo Alexandre. Haverá falas, palestra e apresentação da Revista Circular, além da abertura da exposição “A pele que habito”. O credenciamento para quem se inscreveu pelo site será realizado das 16h às 18h30, no Museu de Arte Sacra – Complexo Feliz Lusitânia –, mas a entrada é gratuita a todos, com programação até dia 23 de novembro, trazendo mesas, mais palestra e oficinas. 

Refletir, propor e amadurecer coletivamente as propostas de requalificação da área central degradada, que integra o centro histórico de Belém, com tombamento nas esferas municipal e federal e com diversos monumentos e equipamentos culturais tombado e geridos pelo governo estadual. 

Criado em 2018, com objetivo de promover o compartilhamento de experiências, reflexões e elaboração de proposições participativas voltadas para a valorização, requalificação e potencialização de usos e possibilidades do centro histórico de Belém e imediações, a segunda edição do Fórum Circular foi construída a partir da consulta de interesses dos parceiros, moradores entre outros atores ligados ao patrimônio cultural. 

“O objetivo do fórum é marcar essa presença junto às instituições no sentido de que nós estamos aqui e queremos ser ouvidos. Queremos ser parte das decisões políticas que mexem diretamente com o centro histórico de Belém. Este ano estamos reunindo Prefeitura, Governo do Estado e União, numa tentativa de estabelecer diretrizes de um projeto casado, com todas estas instituições”, diz Maria Dorotea de Lima, coordenadora do Circular.

“E  também vamos atender uma demanda que sempre nos solicitam, que é compartilhar as experiências do Circular Campina Cidade Velha e do Roteiros Geo-Turistico, projeto de extensão da UFPA, parceiro do Circular, a fim de serem levadas para outros bairros da cidade e municípios paraenses”, complementa a arquiteta urbanista e ex-superintendente do IPHAN – PA.

Imagem da exposição A Pele que Habito
Foto: Úrsula Bahia
Na noite de abertura haverá mesa com participação dos representantes das instituições patrocinadoras e da rede parceiros do projeto, além da equipe gestora do Circular. E a palestra “Atuação e perspectivas do Projeto Circular no período 2018-2019”, que será proferida por Tamara Saré – Coordenadora do Circular. Ela abordará os avanços, novas experiências e futuro do projeto.

“Hoje o projeto Circular tem uma potência de relacionamento político com a sociedade muito forte, sendo um projeto de representação desse segmento todo. O nosso maior desafio é trazer e fazer funcionar as políticas públicas nessa área que é de todos, de quem vem de outros bairros da cidade e principalmente dos moradores e trabalhadores que estão neste território. Esses anos de Circular foram anos de muita escuta, pois é através disso que saem as ações do projeto. O Fórum é um exemplo”, diz Tamara Saré.

Também na abertura estará em foco a revista digital do projeto Circular, criada com objetivo de abordar temas referentes ao centro histórico. Na ocasião será lançada campanha para escolher um nome para a publicação. A revista chegará ao sétimo número em dezembro e, a partir de 2020, ganhará novos contornos, abrindo espaço para colaboradores.

Desde que foi lançada, como um projeto piloto, em 2017, a publicação ficou conhecida como Revista Digital. Durante o fórum o público vai ajudar a escolher um nome para a revista, que também passará a receber colaborações. Haverá um período curto para submissão de artigos, entre os quais dois serão selecionados para compor a próxima edição que será lançada em dezembro. 

Exposição, Debates e oficinas

Imagem da exposição A Pele que Habito
Foto: Otávio Henriques
A exposição “A Pele que Habito” traz fotografias de Otávio Henriques e Cláudio Ferreira, responsáveis pelos registros das edições, oficinas e outras atividades ligadas ao projeto, além da cobertura fotográfica para a revista circular. A mostra conta também com imagens da fotógrafa Ursula Bahia, moradora da Cidade Velha e convidada para realizar a pesquisa fotográfica para o Mapa Afetivo da Cidade Velha, que também será lançado em dezembro.

A programação do fórum segue na sexta-feira, 22, tendo pela manhã a mesa redonda “Problemas e soluções para a regularização das edificações da área tombada” e  a roda de conversa sobre “Projetos integrados para o patrimônio de Belém”. De tarde será realizada a palestra  “Projeto Natal Desenhada” e será formado o Grupo de Trabalho  que discutirá “Diretrizes para projetos e propostas de reabilitação do centro histórico e áreas de entorno”. O segundo dia do evento encerra com a apresentação cultural do Grupo de Música Antiga da Fundação Carlos Gomes, no âmbito do Projeto Música nos Museus.

No sábado,23, será realizada a oficina “A experiência Circular e a potencialização de novas Redes Socioculturais locais”, pela manhã, contando com a participação da equipe gestora do projeto, formada por Tamara Saré, coordenação, Luciana Medeiros, coordenação de comunicação e Yorranna Oliveira, da produção executiva, além da participação de Makiko Akao, idealizadora do projeto Circular. 

E pela parte da tarde, outra oficina “Roteiro Geo-Turístico: fundamentos teóricos e metodológicos – como construir e implementar?”, também será mais um momento de compartilhar as expertises para se construir um roteiro em seu bairro ou cidade. A ação conta com a Profa. Dra. Maria Goretti da Costa Tavares, Magaly Caldas Barros – Mestranda PPGEO/UFPA, Vivian Larissa Monteiro Albuquerque – Mestranda PPGEO/UFPA e Sabrina Forte e Silva Gonçalves – Doutoranda PPGEO/UFPA. 

O encerramento do Fórum, a partir das 17h, contará com apresentação de resultados do grupo de trabalho e apresentação artística no pátio interno do Museu do Arte Sacra. O 2º Fórum Circular conta com patrocínio do Banco da Amazônia, Alubar e Fundo Casa, por meio da Lei Rouanet, e apoio de Milton Kanashiro, IOEPA – Imprensa Oficial do Estado -, Maxcolor, IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico Nacional - PA, Fórum Landi - UFPA, Sol Informática, Sesc, AMPEP, Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Sistema Integrado de Museus – SIM – por meio da Secult – Governo do Estado e Co-Produção da Cultura – Rede de Comunicação. A realização é do Projeto Circular e Associação Amigos de Belém, Secretaria Especial de Cultura – Ministério da Cidadania - Governo Federal.

O Projeto Circular

Imagem da exposição A Pele que Habito
Foto: Cláudio Ferreira
Em seis anos de projeto, a rede Circular Campina Cidade Velha já conta com 54 parceiros, entre ações, projetos e espaços culturais e colaborativos situados nos bairros históricos de Belém, a rede de parceiros pretende fortalecer e consolidar-se como um corpo social representativo a fim de demandar aos poderes executivo e legislativo ações efetivas de preservação e potencialização desse patrimônio cultural.

Por meio de ação compartilhada e democrática, a expectativa é gerar desenvolvimento com programas de moradia, financiamentos para recuperação das edificações e pequenos negócios que possam também gerar renda, empregos e tributos de forma associada a ações de fomento, promoção e divulgação das atividades e ofertas, além de ações de capacitação e qualificação educativas.

Mobilizando e articulando projetos, proposições e iniciativas diversas que já acontecem na área tombada, o Circular a partir das deliberações do primeiro Fórum Circular/2018 e dos resultados do Grupo de Trabalho Ações Emergenciais, vem estabelecendo canais de diálogo com os entes federativos, na perspectiva de ampliar o alcance dessas diversas ações e contribuir para a recuperação dos bairros Campina, Cidade Velha e imediações. 

Partindo do entendimento comum de que essas novas atividades que vem sendo implementadas na área nos últimos anos contribuem para atrair novos moradores, empreendedores e consumidores, agregando novas perspectivas econômicas, inclusive incrementando o turismo cultural com a implementação de roteiros temáticos para moradores e visitantes.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 21 de novembro
16h às 18h30 - Credenciamento aos que se inscreveram pelo site

19h Abertura – Igreja de Santo Alexandre

Cerimonial - Mesa de abertura

19h30 Palestra “Atuação e perspectivas do Projeto Circular no período 2018-2019”
Tamara Saré – Coordenadora do Projeto Circular
20h A Revista Digital do Circular
Luciana Medeiros – Coordenação de Comunicação

20h30 Inauguração da exposição “Pele que Habito”- Galeria Fidanza (Museu de Arte Sacra)
Cláudio Ferreira
Otávio Henriques
Ursula Bahia

Sexta-feira, 22 de novembro

9h    Mesa redonda “Problemas e soluções para a regularização das edificações da área tombada”
Myriam Silvana Cardoso Ataíde dos Santos – FAESA/ITEC/ UFPA
Paulo Gilberto Murta da Costa – Superintendente SPU
Danilo Soares – presidente CODEM
Wellington Moreira Cardoso – Coordenador CEAT-IPVA e ITCD/SEFA
Bruno Soeiro – IBDU
Mediador: Maria Cláudia Bentes – Comissão de Direito Urbanístico e Planejamento/OAB

10h30 Debates

11h00 Intervalo

11h10 Roda de conversa “Projetos integrados para o patrimônio de Belém”
  Rebeca Ferreira Ribeiro – Superintendente IPHAN
  Ursula Vidal – Secretária de Cultura/PA
  Fábio Atanásio – Presidente da FUMBEL
  Mediador:  Maria Dorotéa de Lima – Projeto Circular

12h10 Debates

12h40 Intervalo almoço

14h00 Palestra “Projeto Natal Desenhada”
   Eunádia Cavalcanti – arquiteta e profª. /UFRN
   José Clewton do Nascimento – arquiteto e prof./UFRN

15h00 Debates

15h30 às 17h00 Grupo de trabalho 
“Diretrizes para projetos e propostas de reabilitação do centro histórico e áreas de entorno”
Coordenação – IPHAN, FUMBEL, SECULT, Circular

19h30 Apresentação cultural “Projeto Música nos Museus – Grupo de Música Antiga da Fundação Carlos Gomes”

Sábado, 23 de novembro

09h30 às 12h30 - Oficina “A experiência Circular e a potencialização de novas Redes Socioculturais locais” - Equipe Circular 
Tamara Saré – Coordenação do projeto
Luciana Medeiros – Coordenação de Comunicação
Yorranna Oliveira – Produção Executiva

14h00 às 17h00 - Oficina “Roteiro Geo-Turístico: fundamentos teóricos e metodológicos – como construir e implementar?”
Profa. Dra. Maria Goretti da Costa Tavares
Magaly Caldas Barros – Mestranda PPGEO/UFPA
Vivian Larissa Monteiro Albuquerque – Mestranda PPGEO/UFPA
Sabrina Forte e Silva Gonçalves – Doutoranda PPGEO/UFPA

17h Encerramento
Apresentação de resultados do grupo de trabalho
Apresentação artística no pátio interno do Museu do Arte Sacra

Serviço
2º Fórum Circular – Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade. De 21 a 23 de novembro, no Museu de Arte Sacra. Programação completa e inscrições no site www.projetocircular.com.br / 91 98134.7719 (WhatsApp).

Nenhum comentário: