16.6.20

Funarte abre inscrições para o Prêmio RespirArte

As obras inscritas devem ser inéditas,  registradas em vídeo, nas áreas das Artes Visuais, Dança, Teatro, Circo, Música e Artes Integradas. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas. As inscrições são gratuitas e estarão abertas por 45 (quarenta e cinco) dias, contados a partir desta quarta-feira, 17 de junho. O preenchimento do formulário é feito online e deve ser feito por meio de link disponível no site da Funarte.

Cada categoria recebe 270 prêmios, com exceção de Artes Integradas, para a qual há  250. Ao todo serão selecionados 1.600 trabalhos artísticos. O prêmio individual é de R$ 2.500,00, dos quais serão deduzidos os impostos. O recurso é de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais). Os vídeos devem estar finalizados para difusão em plataformas digitais de hospedagem aberta.

Em Artes Visuais, estão aptas a concorrer as produções artísticas em Artes Visuais, registradas em vídeo, nas diferentes práticas contemporâneas como: performance, vídeo de artistas, videomapping, arte sonora, entre outras, bem como nas demais práticas convencionais e suas interfaces para veiculação em plataformas digitais, como pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia.

Em Dança, o edital aceita todas produções registradas em vídeo, em seus diversos segmentos. Para Teatro, serão aceitos registros de contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de fantoches, teatro de sombras, monólogos, leituras dramáticas, drama, humor, entre outras, para veiculação em plataformas digitais. E em Circo, as suas diversas modalidades circenses, para veiculação em plataformas digitais. Na categoria música, o edital abraça performances musicais de artistas ou grupos, sem restrição quanto a estilo ou gênero musical, para veiculação em plataformas digitais. Em Artes Integradas, compreende-se registros audiovisuais que misturem as linguagens de artes visuais, circo, dança, teatro e música. 

Cada proponente pode inscrever apenas um projeto. E há vedações a proponentes que possuam vínculo com os poderes executivo, legislativo ou judiciário, do Ministério Público ou do Tribunal de Contas da União. Também é vedada, como de praxe, a inscrição de servidores, terceirizados ou quaisquer outros profissionais que tenham vínculo de trabalho com a Funarte, com o Ministério do Turismo ou suas vinculadas.

Atenção aos formatos e detalhes na inscrição

Para se inscrever, prepare um currículo que se comprove sua atuação na linguagem artística na qual se inscreveu. Atentos: o vídeo deverá ser disponibilizado na forma de arquivo online, por meio de link com compartilhamento aberto, inserido no respectivo campo do formulário de inscrição. A Funarte sugere a utilização de plataformas de armazenamento de arquivos online ou armazenamento em nuvem, como 4Shared, Google Drive, Dropbox, OneDrive ou outro serviço de preferência do proponente. O link enviado deverá ser mantido ativo e em compartilhamento aberto até o fim do processo de seleção, sob pena de desclassificação do proponente. Caso seja selecionado, deverá permanecer assim por um ano.

Mais atenção aqui: o vídeo deverá conter apresentação no formato HD -1920 x 1080, resolução mínima de 720p, formato Wide, e se filmado com o celular, a imagem no sentido horizontal. A duração dos vídeos, incluindo os créditos obrigatórios, deverá atender a seguinte minutagem: de 01 a 30 minutos para as produções de Artes Visuais, Circo, Música e Artes Integradas; e de 05 a 30 minutos para as produções de Dança e Teatro. 

Acesse o edital, leia com muito cuidado, fiquem atentos aos detalhes e boa sorte!.

Nenhum comentário: