18.6.20

Websérie Pretas divulga chamada emergencial

Veja a chamada aqui!
O projeto surge há 4 anos, de forma colaborativa, já lançou 9 episódios premiados e agora vai abordar as vivências da mulher negra no contexto da pandemia. A nova temporada contará com participação da ativista Zélia Amador de Deus e novas atrizes. As inscrições para a seleção vão de 19 de junho a 1o de julho.

Zélia é Coordenadora Geral e vai estrelar a produção em sua primeira obra audiovisual como atriz. A nova edição será coordenada por ela,  que é professora emérita da Universidade Federal do Pará, por meio da aprovação do Edital Prêmio Proex de Arte e Cultura/2019. Ela fala da importância de abordar essa temática na atualidade "É um espaço necessário, para que a sociedade volte seus olhos para a mulher negra, que está na base da pirâmide, ela que é o segmento mais esmagado da sociedade, e quando essa mulher se ergue, ela é capaz de mexer com toda pirâmide", diz.

A produção da obra será realizada pela Negritar Filmes e Produções da jovem cineasta Joyce Cursino (@joycecursino), que participou como atriz e roteirista da primeira temporada realizada pela Invisível Filmes, com direção de Lucas Moraga. Ela agora é quem assume a direção geral da obra que intitula de Edição Emergencial.

"Estamos vivendo uma das maiores crises de saúde mundial e mais uma vez há uma tentativa de apagamento das nossas denúncias, das nossas histórias e do nosso protagonismo enquanto mulheres negras da Amazônia. Essa série é sobre isso", diz a cineasta. Ela afirma que o cinema é um espaço de poder e conhecimento que precisa ser pensado e construído por pessoas negras e por isso escalou uma equipe 100% de mulheres negras.

A websérie contará com 5 episódios e será gravada de forma inovadora e virtual, atendendo os protocolos de segurança da OMS. Para participar, basta se inscrever no formulário, ter no mínimo 18 anos, se identificar como mulher negra, não precisa ter experiência em frente às câmeras, a seleção vai ocorrer por vídeo chamada com a diretora de elenco, de no máximo 3 minutos com uma cena pré-determinada.

Nestes novos episódios, Zélia vai atuar como atriz e será ela quem vai conversa com as mulheres negras, contando sua história, por vídeo chamada. "São mulheres negras, ouvindo mulheres negras, falando sobre mulheres negras, pra um público de mulheres negras. É tipo tudo em casa. ...é tipo um espaço de respiro", diz a Design, Gabriela Monteiro.

Trabalho audiovisual premiado e de resistência 

Zélia e Joyce, em foto de Victor Peixe
As narrativas criadas pelo machismo e racismo ao longo da história universal foram dispositivos disparadores para a construção da websérie Pretas, produção já super premiada. A direção da primeira temporada foi assinada por Lucas Moraga, com roteiros de Joyce Cursino e Priscilla Silva.

Os episódios trouxeram vivências de mulheres negras, discutindo sexualidade, solidão e intolerância religiosa, que trouxeram à tona questões invisibilizadas em nossa sociedade pretensamente branca. Em 2016, o episódio piloto venceu o Festival Osga de Vídeos Universitários, organizado pela Universidade da Amazônia, nas categorias Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Produção, Melhor Figurino e Melhor Edição.

Em 2017, venceu o Festival da Freguesia do Ó, em São Paulo, na categoria Melhor Episódio Piloto. E também foi selecionada para o 39º Festival du Court métrage de Clermont-Ferrand, na França, um dos maiores festivais de cinema do mundo. Em 2018, a produção foi premiada como a Melhor Série de Diversidade no Rio Web Fest 2018, importante festival internacional de webséries.

Lucas Moraga, idealizador da Websérie, decidiu seguir outros caminhos, e Joyce Cursino, já mais  engajada com o cinema, decidiu continuar com o projeto e reformulou a equipe, pela Negritar, a mais nova produtora paraense que chega para fortalecer os diversos trabalhos de artistas negros e amazônidas. A produtora nasceu em novembro de 2019 e já realizou o Telas em Movimento - 1º Festival de Cinema das Periferia.

Inscrições 

A seguir deixo todos os links para você saber mais e, a quem interessar, fazer a inscrição. Fiquem ligadas, meninas, porque estas ficarão abertas a partir desta sexta-feira,  19 de junho, fazendo alusão ao Dia do Cinema Brasileiro, e encerrando no dia 1º de julho.

Para quem ainda não conhece, a websérie, indico que assistam a primeira temporada, disponibilizada  no Youtube, em domínio público.

https://www.youtube.com/channel/UCIA69bSnCTIMxOXAkj_3L9g

Confira a chamada:

https://youtu.be/rirTQWOjbr4

Formulário de inscrição: 

https://bityli.com/13PMY

Código QR Formulário:



Nenhum comentário: