A Batalha do Crematório é realizada desde 2019, numa ação composta por 8, 16 ou por até 32 MC's, dependendo da forma de batalha, se de dupla, trio ou solo. A votação para o vencedor é feita pelo público ou por dois jurados selecionados pelos organizadores do projeto. E sempre que finaliza o "duelo de sangue", o campeão e o vice ganham prêmios dados por patrocinadores ou pessoas que se simpatizam com o movimento.
O tema é Dalcídio Jurandir, escrito nascido em 10 de janeiro de 1909, em Ponta de Pedras, no Marajó, filho de Alfredo Pereira e Margarida Ramos, criado em um chalé à beira do rio. Em 1910, mudou-se para Vila de Cachoeira, onde passou sua infância, aprendendo com sua mãe as primeiras letras. Em 50 anos de literatura, ele escreveu dez romances amazônicos, e teve um livro de poemas publicados post mortem, o 'Poemas Impetuosos' (Belém, 2011), organizado pelo professor Paulo Nunes para a editora Paka-Tatu em convênio com a Casa de Cultura Dalcídio Jurandir.
Além do tema Dalcidio Jurandir, o projeto terá edição especial de Trap Funk (drill), Mc's sorteados, mas dando preferência as minas e monas e premiações de $150 para o campeão e $50 para o vice, além de surpresas que os organizadores ainda não querem revelar, ou não seria surpresa, afinal! Antes e durante as batalhas também haverá pockts shows. Na programação também haverá uma oficina circense com Luan Alex, e de dança, com Lo Ojura, arte educadora do bairro da Terra Firme.
Batalha mostra outras alternativas à jovem da periferia
“Inicialmente criei as batalhas para que eu mesmo fugisse da vida de drogas e criminalidade, e eu também queria mostrar aos jovens, que há outras alternativas”, diz Vinicius de Novaes Moraes, conhecido como "O_Mestrekakuzu", um dos idealizadores do projeto Batalha do Crematório, que ocorre toda quarta-feira na Praça Dalcidio Jurandir (praça do antigo forno crematório).
E tudo isso ocorre em um espaço muito simbólico e importante para da Cremação, o único local de lazer e cultura do bairro, a Praça Dalcídio Jurandir, construída na primeira gestão do atual prefeito Edmilson Rodrigues, após 20 anos de descaso, desde o fechamento da usina crematória de lixo da cidade, nos anos 1980.
A falta de iluminação adequada tem aumentado a prática de assaltos e agressões diversas. Não à toa, a reforma e revitalização Histórica e Cultural da Praça Dalcídio Jurandir é uma das reivindicações da população no Tá Selado.
A plataforma em 2021 reuniu inúmeras outras necessidades de melhorias sociais, culturais, de saúde e segurança, além de inovações por parte do poder público, propostas colocadas em debates realizados de forma virtual e também presencial, já em 2022.
Batalha do Cremtório
Programação - Quarta-feira, 25 de maio
Início do evento: 18h00
Inscrições da Battle: 18h30
Início da Battle: 19h15
Mestre de Cerimônia: Naiara Ester (Sereia 🧜♀️💙)
Créditos/Foto: Arte by Luishard
Acompanhem:
FB: https://www.facebook.com/batalhadocrematorio
IG: https://www.instagram.com/bdocrematorio/
Sigam também o perfil do Holofote Virtual:
IG:
https://www.instagram.com/holofotevirtual/
https://www.instagram.com/holofote_virtual/
FB:
Nenhum comentário:
Postar um comentário