25.5.22

Batalha de MC`s de volta à Praça Dalcídio Jurandir

A Batalha do Crematório ganha uma edição especial, nesta quarta-feira, 25 de maio, a partir das 18h. Parcerias, premiação, planejamento e estrutura marcam a reestreia do projeto, que traz como tema, desta vez, Dalcídio Jurandir, o escritor e romancista paraense que nomeia a Praça do Crematório, como também é  conhecida pela população. Tudo a partir desta quarta-feira, 25 de maio, às 18h. 

A Batalha do Crematório é realizada desde 2019, numa ação composta por 8, 16 ou por até 32 MC's, dependendo da forma de batalha, se de dupla, trio ou solo. A votação para o vencedor é feita pelo público ou por dois jurados selecionados pelos organizadores do projeto. E sempre que finaliza o "duelo de sangue", o campeão e o vice ganham prêmios dados por patrocinadores ou pessoas que se simpatizam com o movimento.

O tema é Dalcídio Jurandir, escrito nascido em 10 de janeiro de 1909, em Ponta de Pedras, no Marajó, filho de Alfredo Pereira e Margarida Ramos, criado em um chalé à beira do rio. Em 1910, mudou-se para Vila de Cachoeira, onde passou sua infância, aprendendo com sua mãe as primeiras letras. Em 50 anos de literatura, ele escreveu dez romances amazônicos, e teve um livro de poemas publicados post mortem, o 'Poemas Impetuosos' (Belém, 2011), organizado pelo professor Paulo Nunes para a editora Paka-Tatu em convênio com a Casa de Cultura Dalcídio Jurandir. 

Além do tema Dalcidio Jurandir, o projeto terá edição especial de Trap Funk (drill), Mc's sorteados, mas dando preferência as minas e monas e premiações de $150 para o campeão e $50 para o vice, além de surpresas que os organizadores ainda não querem revelar, ou não seria surpresa, afinal! Antes e durante as batalhas também haverá pockts shows. Na programação também haverá uma oficina circense com Luan Alex, e de dança, com Lo Ojura, arte educadora do bairro da Terra Firme.

Batalha mostra outras alternativas à jovem da periferia

O projeto Batalha do Crematório teve início na pré-crise da Pandemia Covid-19, com intuito de mostrar para os jovens das periferias que através da cultura Hip-Hop e outras culturas, é possível fugir da marginalização que vem sendo passada de geração em geração e buscar, através da arte, um futuro melhor.

“Inicialmente criei as batalhas para que eu mesmo fugisse da vida de drogas e criminalidade, e eu também queria mostrar aos jovens, que há outras alternativas”, diz Vinicius de Novaes Moraes, conhecido como "O_Mestrekakuzu", um dos idealizadores do projeto Batalha do Crematório, que ocorre toda quarta-feira na Praça Dalcidio Jurandir (praça do antigo forno crematório).

E tudo isso ocorre em um espaço muito simbólico e importante para da Cremação, o único local de lazer e cultura do bairro, a Praça Dalcídio Jurandir, construída na primeira gestão do atual prefeito Edmilson Rodrigues, após 20 anos de descaso, desde o fechamento da usina crematória de lixo da cidade, nos anos 1980. 

O praça surge no espaço em que existia a antiga usina de Cremação de Lixo de Belém (Forno Crematório), construída em 1901, na administração do intendente Antônio Lemos, por questões sanitárias, com instalações edificadas ao final da Avenida 22 de Junho (atual Avenida Alcindo Cacela), ainda despovoada e que marcava o limite da expansão sul da cidade.

Uma história de abandono e perspectivas de renovação

Alguns anos após sua inauguração a Praça Dalcídio Jurandir, amargou novo abandono, desta vez, de 16 anos e atualmente carece de novos cuidados e segurança que permita sua ocupação com ações para a juventude que vive no entorno. 

A falta de iluminação adequada tem aumentado a prática de assaltos e agressões diversas. Não à toa, a reforma e revitalização Histórica e Cultural da Praça Dalcídio Jurandir é uma das reivindicações da população no Tá Selado.

A plataforma em 2021 reuniu inúmeras outras necessidades de melhorias sociais, culturais, de saúde e segurança, além de inovações por parte do poder público, propostas colocadas em debates realizados de forma virtual e também presencial, já em 2022.  

Batalha do Cremtório

Programação - Quarta-feira, 25 de maio

Início do evento: 18h00

Inscrições da Battle: 18h30

Início da Battle: 19h15

Mestre de Cerimônia: Naiara Ester (Sereia 🧜‍♀️💙)

Créditos/Foto: Arte by Luishard

Acompanhem: 

FB: https://www.facebook.com/batalhadocrematorio

IGhttps://www.instagram.com/bdocrematorio/

Sigam também o perfil do Holofote Virtual:

IG: 

https://www.instagram.com/holofotevirtual/

https://www.instagram.com/holofote_virtual/

FB:

https://www.facebook.com/groups/holofotevirtual

https://www.facebook.com/HolofoteVirtual

Nenhum comentário: