28.5.22

Os parabéns de 80 anos de Adamor do Bandolim

A festa vai ser do do jeito que ele gosta, ao lado dos amigos, familiares e na Casa do Gilson, espaço de cultura e resistência do Choro em Belém. Tudo a partir das 13h, neste domingo, dia 29, quando também se comemora o Dia Municipal do Choro, em sua homenagem.   

Adamor é um guerreiro, venceu as adversidades da vida, gravou cinco CDs e um LP, e se orgulha de ter ajudado gerações depois dele a continuarem o ofício de ser músico. São mais de 60 anos de contribuição para a música brasileira. Marajoara de Anajás, é um autodidata, iniciou sua trajetória musical em 1958, participando de um programa de calouros na Rádio Difusora de Macapá (AP), quando ainda cursava o 3° ano do antigo curso ginasial.

Em 1962, ingressou nos correios (antigo DCT) indo para Anajás, onde permaneceu até junho de 1970. Porém, neste espaço de 08 anos, sempre vinha à capital paraense, e nestas vindas, conheceu os velhos chorões de Belém daquela época como: Delival Nobre, Edir Proença, Vaíco, Tota, Catiá, entre muitos outros.  Em 1979, quando da inauguração da Casa do Choro, sob o comando de Aldemir Ferreira da Silva, ingressou no Grupo Gente de Choro, atuando sempre aos finais de semana na própria Casa do Choro.  Com o falecimento de Aldemir, em 1983, o Grupo Gente de Choro dispersou-se e Adamor passa a integrar os grupos musicais, como o Novo Som, Sol Nascente, Manga Verde, Oficina e no folclórico grupo Urubu do Ver-o-Peso. 

Em 1993 lançou seu primeiro disco (em vinil) intitulado Chora Marajó, o qual também teve divulgação nos estados do Maranhão, Piauí e Amapá.  Em 1999, como compositor e intérprete, fez parte do CD Choro Paraense (série Pará instrumental volume IV).  Sempre cultuando o Choro e sempre ao lado do Grupo Gente de Choro, participou de vários projetos culturais como: Música na Praça, Preamar, Seresta do Carmo e etc.  

E em 2004, com o patrocínio da SECULT/PA, gravou o CD Adamor Ribeiro (Projeto Uirapuru volume VII) e em 2007, o segundo, de nome Choro Amazônico. Em maio de 2014 iniciou as gravações de “Lagrimas da Minha Ilha", aprovado pela Lei Semear com o patrocínio da Natura, e o seu lançamento ocorreu no primeiro semestre de 2015 . Em 2019 gravou mais um álbum com o título “Vertentes”, que em breve será lançado. 

A Casa do Gilson fica na Tv. Padre Eutíquio, 3172 - Bairro da Condor.

Discografia

1983 - LP Chora Marajó , disco vinil.

1999 - CD Choro Paraense (participação).

2004 - CD Adamor Ribeiro, projeto Uirapuru Vol. VII.

2007 - CD Choro Amazônico, patrocinado pela Petrobrás.

2015 - CD Lágrimas da Minha Ilha, edital Natura, via lei semear.

2017 – CD Minha Lavra, edital Rumos Itaú cultural 2015/2016.

2019 – CD Vertentes, via emenda parlamentar do deputado federal Edmilson Rodrigues

Parabéns, querido Adamor do Bandolim!  

Nenhum comentário: