26.5.22

Luar traz história social e cultural de Igarapé-Miri

Escrita pelas professoras  Crisálida Pantoja e Cesarina Lobato (em memória), a obra que está sendo lançado hoje soma 15 anos de  pesquisas, com uma imersão na terra natal das autoras, dando seguimento às pesquisas relacionadas às transformações sociais no município de Igarapé-Miri (PA), cidade natal de ambas. O lançamento é hoje em Belém, para convidados, e no dia 26 de julho, será realizado um evento também na Casa de Cultura de Igarapé-Miri. 

O livro traz um resgate histórico de Igarapé-Miri, que tem suas origens no ano de 1714, e aborda, entre outros assuntos, os ciclos da borracha, da cana-de-açúcar e do açaí, bem como, registra a cultura, vivências e impressões de quem nasceu e morou no município na época em que as tradições orais eram fortes e as pessoas “podiam sentar na calçada para conversar”. O livro traz histórias de “amor, religião, educação, política, assombração e muita magia”, como destaca a professora Edna Heloísa Dias de Souza, quem prefaciou o livro.

A autora Crisálida comenta que os leitores encontrarão assuntos como o Festival do Açaí, a trajetória da educação no município, o comércio realizado por meio das embarcações, o curandeirismo, o importante trabalho das parteiras, os ilustres artistas mirienses como o Rei do Carimbó, Pinduca e a Rainha do Carimbó Chamegado, Dona Onete. O livro também aborda as estórias de personagens como boto, matintaperera, cobra-grande, yara e lobisomem; manifestações populares como as festas juninas e as pastorinhas, além de relatos fortes e comoventes como a Cabanagem em seu viés local e o registro do primeiro feminicídio na cidade. 

O título do livro remete à influência do satélite da Terra, que faz parte do cenário místico de Igarapé-Miri. As fases da Lua são fenômenos que influenciam os mais variados acontecimentos naturais e sobrenaturais, conforme texto escrito por Cesarina. Trata-se de um tempo em que havia poucas lâmpadas públicas das 18h às 23h, e ainda assim forneciam uma qualidade baixa de iluminação. Dessa maneira, o luar fazia muita diferença, permitindo ver melhor as coisas, pessoas, lugares, caminhos, ajudando também os comerciantes a navegarem em segurança pelos rios Tocantins e Amazonas, de acordo com “Noite de Luar”, um dos textos integrantes do livro. 

15 anos de pesquisa e coleta de dados

O “Luar” é resultado de 15 anos de trabalho intermitente, em que as autoras se encontravam para trocar ideias, entrevistar pessoas de Igarapé-Miri e coletar documentos e informações para suas pesquisas. Munidas de caneta, papel, um gravador manual e muita vontade de registrar os fatos, encantos e curiosidades da amada cidadezinha, reuniram um vasto material que resultou nesta obra, que finalmente chega ao público.

Na elaboração do “Luar”, as autoras priorizaram talentos de seus conterrâneos, como o ilustrador e desenhista Rubens Portilho; a fotógrafa Giselle Pureza, a nutricionista Ana Carolina Martini, que traz um informativo sobre as qualidades nutricionais do açaí, entre outros. 

Sobre as autoras - Crisálida Pantoja Soares formou-se em Letras pela Universidade Federal do Pará e sempre esteve a serviço da educação em Igarapé-Miri. Cesarina Lobato tem formação em Pedagogia e especialização em Planejamento Educacional, ambos pela UFPA – Universidade Federal do Pará.  As duas autoras fizeram a estreia na literatura em 2001 com o livro Prismas Sobre Educação e Cultura em Igarapé-Miri no Século XX. São referências como educadoras e conhecedoras das raízes socioculturais do município; responsáveis pela implantação do Ginásio Aristóteles Emiliano de Castro e do Projeto SOME – Sistema de Organização Modular de Ensino.

O livro foi contemplado pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Semear, obteve patrocínio do Grupo Líder e está sendo publicado pela Editora Paka-Tatu. O valor arrecadado com a venda dos exemplares será destinado a projetos sociais de Igarapé-Miri, um desejo das autoras.

Serviço

Lançamento do Livro “LUAR”. Data: 26 de maio, quinta-feira Hora: 18h30min. Local: Escritório Central do Grupo Líder – Auditório Jerônimo Rodrigues Endereço: Rua dos Pariquis, n. 1056, Jurunas – Belém/PA

Mais informações 

Site: https://livroluar.com.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/livroluar/ 

Facebook: https://www.facebook.com/livroluar

Nenhum comentário: