13.5.22

Web-doc aborda a arte e a cidadania na periferia

Ordep fazendo grafitagem no Jurunas
Foto: Deco Barros
Já está no ar o primeiro episódio do webdocumentário “Arte e Cidadania: Caminhos que se cruzam em Belém do Pará”, que conta a história e apresenta o trabalho de seis artistas de bairros periféricos da capital paraense: Carol Magno, Ordep e Samu Periférico, do Jurunas; e Laura Sena, Awazônia e Núcleo Sociocultural e Ambiental São Joaquim, representado pelo músico Manoel Fonseca, do Barreiro. O webdoc é uma produção da ONG Rádio Margarida, com o patrocínio da Equatorial Pará, por meio da Lei Semear, do Governo do Pará. A cada semana, deverá ser lançado um novo episódio.

Para os/as artistas, esta é uma oportunidade de dar mais visibilidade para seus trabalhos, que fazem a diferença na realidade dos seus bairros, e trazer uma outra visão sobre o que é produzido nessas comunidades. 

“Achei uma ideia brilhante difundir a cultura que existe na periferia paraense e seus artistas, o povo que faz de fato a cultura e que transforma a vida e os olhares da sociedade como um todo”, comenta Laura Sena, uma das artistas participantes do webdoc.

Para José Arnaud, diretor geral do webdocumentário, a produção tem sido uma experiência rica que permite uma aproximação com pessoas e realidades que muitas vezes não possuem visibilidade e não chegam ao conhecimento da população de Belém. “Só a arte para propiciar isso para a gente, esse diálogo entre as periferias e os artistas de Belém”, comenta.

Múltiplas linguagens para diversas realidades

Carol Magno
Foto: Deco Barros

O webdoc mostra como a produção dos artistas está entrelaçada à história e à cultura dos seus bairros, e como suas iniciativas promovem um exercício de cidadania com a população. Tudo isso mostrado através de múltiplas linguagens: fotos, textos e vídeos compõem juntos toda essa narrativa. 

“A linguagem do webdocumentário está nos proporcionando a liberdade de criar por várias frentes. Assim a gente consegue ter uma profundidade maior na abordagem de cada subtema”, explica José Arnaud. 

O diretor também conta que cada episódio do webdoc aborda um subtema, totalizando seis: A Arte e seus/suas artistas; Barreiro e Jurunas: o chão por onde andamos; Porque produzir arte na periferia de Belém?; O percurso artístico e sua relação com a periferia; Atravessamentos cotidianos: a vida em comunidade; e De sonho em sonho se transforma a realidade.

Visibilidade e valorização 

Manoel Fonseca no Núcleo São Joaquim
Foto: Deco Barros
Segundo José Arnaud, essa produção traz ganhos não apenas para os artistas que participam do webdoc, mas também para toda a cidade, porque abre a possibilidade de um debate sobre quem são as pessoas que estão nas periferias de Belém. 

“Abre um debate sobre o fato de que o centro urbano da cidade não é o único espaço onde tem produção artística, onde tem pessoas comprometidas com mudanças sociais, e a gente vai entender que dentro das periferias existem pessoas que estão no dia a dia lutando pela melhoria da cidade”, comenta.

O diretor também ressalta a possibilidade que o webdoc traz de debater sobre o cenário da arte e da cultura na cidade. “A partir desse webdocumentário a gente espera propiciar debates em vários espaços públicos, como escolas e espaços culturais, acerca dessa produção artística que é feita na periferia de Belém e as suas potências de transformação social”, avalia. 

Para Michelle Miranda, Analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, que patrocina o webdoc por meio da Lei Semear, essa é uma forma de apoiar e valorizar os artistas de Belém, especialmente nesse período que estamos vivendo, em que diversas atividades deixaram de ser realizadas. “É uma forma de gerar novas oportunidades para que os artistas possam ser reconhecidos. Além disso, gera perspectiva e esperança a outros jovens da comunidade por meio da arte, afinal, a arte também transforma vidas”, comenta.

Samu Periférico
Foto: Deco Barros

O webdocumentário é uma ação do Projeto "Artecidad(e)ania - Web em Movimento", realizado pela ONG Rádio Margarida. A iniciativa já realizou oficinas de produção multimídia com jovens de 16 a 21 anos, também dos bairros Jurunas e Barreiro.  

O projeto, que tem o patrocínio da Equatorial, por meio da Lei Semear, tem como objetivo promover a cultura, a cidadania e o protagonismo de jovens de bairros da periferia da capital paraense.

A Lei Semear (Lei 6.572 de 2003) é uma política de fomento à cultura que visa estimular a pesquisa e produção no campo cultural através da concessão de incentivo fiscal às empresas que patrocinam a realização de projetos culturais no Estado do Pará, como é o caso da Equatorial Energia, patrocinadora do projeto Artecidad(e)ania – Web em Movimento, produzido pela Rádio Margarida.

Pela lei, o estado concede abatimento sobre ICMS às pessoas jurídicas (empresas) no Pará que patrocinam os projetos aprovados em seleção pública realizada pela Fundação Cultural do Estado do Pará.

Link para o webdoc

http://radiomargarida.org.br/webdoc/

Serviço

Rádio Margarida lança webdocumentário “Arte e cidadania: caminhos que se cruzam em Belém do Pará”, que mostra a história e a vida de 6 artistas do Jurunas e do Barreiro. 

(Holofote Virtual com assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: