Os 12 integrantes do Grupo Galpão, que vem de Minas Gerais Foto: Mateus Lustosa |
A trajetória, de 40 anos, é diversa. Passa por diferentes estilos e épocas teatrais. Desde as tragédias gregas, passando pela época medieval, os “autos” medievais, Moliére, (William) Shakespeare, a comédia clássica, (Nicolai) Gogol, (Anton) Chekov, o teatro realista, o teatro épico de(Bertold) Bretch, (Luigi) Pirandelo, a revolução do Pirandelo, o teatro contemporâneo, a performance. É uma diversidade.
Em turnê pelo Brasil, já se apresentou em São Luís do Maranhão e da capital paraense, segue para Marabá, também no Pará, mas chegar aqui, não é tão fácil. O grupo já esteve em Belém, mas apenas uma vez, em 2014, apresentando “Gigante da Montanha”.
"Acho que é super importante voltar à Belém com esses 2 espetáculos muito significativos do grupo Galpão, mas existe uma certa dificuldade de transporte de cenário, a distância é muito grande, a região é muito grande, e isso tudo cria dificuldades, principalmente e termos de custos, mas estamos conseguindo realizar", diz Eduardo Moreira.
Till, a saga de um anti herói Foto: Ed Nunes |
"Till nasce na miséria e passa a vida em busca da sua sobrevivência. O espetáculo trata com muito humor de questões muito pertinentes hoje em dia, como a fome, a desigualdade social e a sobrevivência em um mundo cada vez mais individualista e desigual. O público pode esperar um espetáculo com muito humor e música, feito para todas as idades, mas acompanhado de uma profunda crítica social sobre a justiça, religião e o poder.Além de uma discussão sobre o valor das utopias e busca de consciência social nos tempos atuais”, diz Júlio Maciel, diretor do espetáculo.
O Galpão também vai celebrar o encontro do teatro com a música, num dia e local especiais, em Belém. Na quinta-feira, 17 de agosto, quando se celebra o Dia doPatrimônio Histórico Nacional, o grupo ocupa, a partir das 19h30, a Praça doCarmo, na Cidade Velha, bairro histórico da cidade.
“De Tempo Somos” é um sarau musical com direção de Lydia Del Picchia e de Simone Ordones. Estreou em 2014 e reúne no palco 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops - além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística.
De Tempo Somos Foto: Guto Muniz |
Os espetáculos “Till, a Saga de um Herói Torto” e o “De Tempo Somos” que chegam à capital paraense são espetáculos de 2009 e 2014. Têm uma trajetória longa no repertório do grupo e que estão sempre passando por atualizações, e assim vão atravessando os tempos.
“O Teatro exige sempre esse processo de atualização. O Galpão é muito acostumado com isso porque trabalha com teatro de repertório, então os espetáculos têm uma permanência bastante longa, a gente fica apresentando por muitos anos, são espetáculos que tem muitas apresentações, e em locais muito variados, teatros, ruas, etc, e eles se atualizam, com o momento que a gente está vivendo”, comenta o ator.
ESPETÁCULOS -AGENDA
Till, A saga deum Herói Torto
Direção: JúlioMaciel
Classificação: livre
Data:16 de agosto (quarta)
Hora: 20h
Duração: 90 minutos
Local: Theatro da Paz (Av. da Paz, Praça da República, S/N - Campina)
Acesso Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h do dia da apresentação. Sujeito à lotação do espaço.
De Tempo Somos: Um Sarau do Grupo Galpão
Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones
Classificação livre
Data: 17 de agosto (quinta)
Hora: 19h30
Local: Praça do Carmo
Acesso Gratuito
Serviço
Grupo Galpão em Belém com os espetáculos “Till - a saga de um herói torto”, dia 16 deagosto, às 20h, no Theatro da Paz, e “De Tempo Somos”, no dia 17, às 19h30, naPraça do Carmo, todos com entrada gratuita. Realização pela Lei Federal de Incentivo à Cultura | Mantenedor: Instituto Cultural Vale |Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. Apoio Cultural: Secult-Pa, Governo do Estado e Prefeitura de Belém, Fumbel. Mais informações: www.grupogalpao.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário