15.8.23

Galpão encena um anti herói e faz sarau ao tempo

Os 12 integrantes do Grupo Galpão, que vem 
de Minas Gerais
Foto: Mateus Lustosa

O grupo iniciou as ações em Belém, com oficinas, cujas vagas esgotaram, e apresenta na quarta, 16, “Till - a saga de um herói torto”,  às 20h, no Theatro da Paz, e “De Tempo Somos - um sarau do Grupo Galpão”, na quinta, 17, às 19h30, na Praça do Carmo. Gratuito. 

A trajetória, de 40 anos, é diversa. Passa por diferentes estilos e épocas teatrais. Desde as tragédias gregas, passando pela época medieval, os “autos” medievais, Moliére, (William) Shakespeare, a comédia clássica, (Nicolai) Gogol, (Anton) Chekov, o teatro realista, o teatro épico de(Bertold) Bretch, (Luigi) Pirandelo, a revolução do Pirandelo, o teatro  contemporâneo, a performance. É uma diversidade.

Em turnê pelo Brasil, já se apresentou em São Luís do Maranhão e da capital paraense, segue para Marabá, também no Pará, mas chegar aqui, não é tão fácil. O grupo já esteve em Belém, mas apenas uma vez, em 2014, apresentando “Gigante da Montanha”.

"Acho que é super importante voltar à Belém com esses 2 espetáculos muito significativos do grupo Galpão, mas existe uma certa dificuldade de transporte de cenário, a distância é muito grande, a região é muito grande, e isso tudo cria dificuldades, principalmente e termos de custos, mas estamos conseguindo realizar", diz Eduardo Moreira.

Till, a saga de um anti herói
Foto: Ed Nunes
A tragicomédia “Till - a saga de um herói torto”, de 2009, com direção de Júlio Maciel, traz um personagem protagonista escrito pelo dramaturgo Luiz Alberto de Abreu, mas que nasceu de uma lenda medieval Alemã e conta o nascimento, vida e morte desse anti herói cheio de esperteza e malandragem. 

"Till nasce na miséria e passa a vida em busca da sua sobrevivência. O espetáculo trata com muito humor de questões muito pertinentes hoje em dia, como a fome, a desigualdade social e a sobrevivência em um mundo cada vez mais individualista e desigual. O público pode esperar um espetáculo com muito humor e música, feito para todas as idades, mas acompanhado de uma profunda crítica social sobre a justiça, religião e o poder.Além de uma discussão sobre o valor das utopias e busca de consciência social nos tempos atuais”, diz Júlio Maciel, diretor do espetáculo.

O Galpão também vai celebrar o encontro do teatro com a música, num dia e local especiais, em Belém. Na quinta-feira, 17 de agosto, quando se celebra o Dia doPatrimônio Histórico Nacional, o grupo ocupa, a partir das 19h30, a Praça doCarmo, na Cidade Velha, bairro histórico da cidade. 

“De Tempo Somos” é um sarau musical com direção de Lydia Del Picchia e de Simone Ordones. Estreou em 2014 e reúne no palco 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops - além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. 

De Tempo Somos
Foto: Guto Muniz
“Esse espetáculo fala da passagem do tempo, uma companhia que tem 40 anos de atividades ininterruptas, e um elenco que está junto a 30 anos pelo menos, é um grupo que está envelhecendo juntos, o tempo está passando por nós. Mas quando fizemos a seleção das músicas, não pensamos em momento nenhum, em ser nostálgico, ficar lembrando de quando o grupo começou, mas trazer a nossa história pra nos ajudara pensar o presente e o futuro do grupo, pra onde a gente vai, pra onde a gente quer ir, né?”, diz Lygia Del Picchia. 

Os espetáculos “Till, a Saga de um Herói Torto” e o “De Tempo Somos” que chegam à capital paraense são espetáculos de 2009 e 2014. Têm uma trajetória longa no repertório do grupo e que estão sempre passando por atualizações, e assim vão atravessando os tempos.

“O Teatro exige sempre esse processo de atualização. O Galpão é muito acostumado com isso porque trabalha com teatro de repertório, então os espetáculos têm uma permanência bastante longa, a gente fica apresentando por muitos anos, são espetáculos que tem muitas apresentações, e em locais muito variados, teatros, ruas, etc, e eles se atualizam, com o momento que a gente está vivendo”, comenta o ator.

ESPETÁCULOS -AGENDA

Till, A saga deum Herói Torto

Direção: JúlioMaciel

Classificação: livre

Data:16 de agosto (quarta)

Hora: 20h

Duração: 90 minutos

Local: Theatro da Paz (Av. da Paz, Praça da República, S/N - Campina)

Acesso Gratuito. Distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h do dia da apresentação. Sujeito à lotação do espaço.

De Tempo Somos: Um Sarau do Grupo Galpão 

Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones

Classificação livre 

Data: 17 de agosto (quinta)

Hora: 19h30

Local: Praça do Carmo

Acesso Gratuito

Serviço

Grupo Galpão em Belém com os espetáculos “Till - a saga de um herói torto”, dia 16 deagosto, às 20h, no Theatro da Paz, e “De Tempo Somos”, no dia 17, às 19h30, naPraça do Carmo, todos com entrada gratuita. Realização pela Lei Federal de Incentivo à Cultura | Mantenedor: Instituto Cultural Vale |Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. Apoio Cultural: Secult-Pa, Governo do Estado e Prefeitura de Belém, Fumbel. Mais informações: www.grupogalpao.com.br. 

Nenhum comentário: