Integrando a sua programação paralela, a exposição “Catarse de Devoção”, de Paula Giordano, recebe o bate papo "Poesia e fotografia: uma transa", com o poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro, no dia 28 (sábado), às 10h, na Galeria Benedito Nunes, da FCP.
“Catarse de Devoção” traz imagens em preto e branco e vídeo em tom documental, com influência do poético e pesquisa imagética da corda, elemento marcante do Círio. A mostra foi contemplada com o Prêmio Branco de Melo 2023. “Existe uma poética dramática que se descortina quando o homem através destes sacrifícios crê estar purificando a sua alma”, analisa Paula Giordano que incorporou à mostra o poema “A Corda”, de autoria de Paes Loureiro.
Paraense, a artista visual e médica Paula Giordano realiza pesquisas e projetos fotográficos autorais que buscam um diálogo com a expressão de sentimentos e emoções, relacionados aos dilemas existenciais do ser humano, bem como trabalhos com um viés documental que transitam no campo da antropologia ao investigar as relações do homem com o meio e a religiosidade. Atualmente, opera na fotografia e videoarte, com enfoque nas relações corpo, imagem e luz.
A artista possui obras nos acervos do Museu im Spital Grunberg - Alemanha, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO, Museu de Arte Sacra de Belém/PA e Galeria Theodoro Braga, Belém/PA. É uma das vencedoras do Prêmio Portfólio FotoDoc 2023, o principal festival de fotografia documental do Brasil.
Paes Loureiro é poeta, romancista, pesquisador da arte, professor voluntário da Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UFPA) e da Faculdades de Dança (UFPA), é Mestre em Teoria Literária e Semiologia pela PUC/Campinas e Doutor em Sociologia da Cultura, pela Universidade Sorbonne, Paris.Suas obras são publicadas no Brasil, Portugal, França, Japão, Itália e Alemanha. “A relação entre poesia e fotografia ou fotografia e poesia é uma transacionalidade. Há equivalência, independência e integração, em um jogo estético pelo qual uma arte fecunda, outra por quem é fecundada”, afirmou o poeta que apresentará no bate-papo elementos que demonstram essa relação tão profunda entre as práticas artísticas.
Serviço
Mostra Catarse de Devoção promove bate-papo com Paes Loureiro. Data: 28/10/2023. Horário: 10h. Local: Galeria Benedito Nunes (subsolo do CENTUR). Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré. Entrada franca. Contatos: galeriatheodorobraga@gmail.com (CENTUR) e (91) 9999-17101 e contato.debbcabral@gmail.com (ASCOM). Projeto contemplado com o Prêmio Branco de Melo 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário